Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

domingo, 18 de outubro de 2009

Aviões do Forró é citada na Folha como fenômeno ao distribuir CDs de graça

O jornal Folha de S. Paulo cita em reportagem na edição deste domingo (18) o fenômeno que tem representado o grupo de forró cearense Aviões do Forró. O texto fala sobre o que transformou a banda numa das mais populares do país.

O produtor da banda, Savyo Maia, afirmou ao jornal que não se pode esperar que a venda de discos alavanque um grupo e que a estratégia melhor é a divulgação em massa, distribuindo CDs.

Outra característica do Aviões do Forró citada na reportagem é propriedade de um grupo de empresários. A A3 Entretenimento, com sede em Fortaleza, é dona de duas emissoras de rádio, seis casas de shows e, além do Aviões, controla os grupos Forró do Muído, Solteirões do Forró, Forró dos Plays e Forró Real.

Os músicos, segundo apurou a Folha, assinam um contrato de trabalho com a empresa: possuem carteira de trabalho, recebem salário mensal, férias e 13º salário.

Todo mês, a A3 fabrica 50 mil CDs do Aviões do Forró. Esses discos são entregues gratuitamente aos fãs nos shows ou nas ruas --a banda tem dois divulgadores que percorrem diariamente as ruas de Fortaleza e de outras cidades com centenas de CDs no porta-malas.

O investimento nos CDs (o grupo tem sete discos, além de um DVD) é revertido com a receita obtida com a venda de ingressos nos cerca de 20 shows que a banda faz, em média, por mês (em junho, época das festas juninas, não é incomum estrelarem 40 apresentações).

Em cada show, de acordo com a reportagem, o Aviões recebe por volta de 15 mil pessoas --o grupo já reuniu 100 mil pessoas em São Luiz (MA). Já tocaram em todos os Estados do país e foram escalados para o próximo Réveillon da Paulista, em São Paulo. No ano que vem, adicionam aos EUA países como Portugal, Espanha e Suíça na agenda internacional.

Casal de vocalistas

O vocalista Xandy, que é natural de Apodi (RN) diz que "o Aviões toca forró e ponto". Ele afirmou à Folha que, independente de ser chamado de forró eletrônico ou forró moderno, os grupos atuais devem tudo a "Gonzagão", a "Jackson e seu pandeiro" e a "todos os que trabalharam para chegarmos até aqui".

A companheira de Xandy nos vocais do Aviões é Solange Almeida, que cantava profissionalmente em outros grupos. O nome do grupo foi criado com a pretensão de remeter a algo grande, "que está por cima", de acordo com os empresários.

A equipe do Aviões do Forró é formada por 42 pessoas, entre músicos, dançarinas e técnicos. Viajam pelo país em dois ônibus customizados.

Fonte: Folha Online

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama