Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Inscrições para o Sisu começam domingo

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2011 começam no próximo dia 16, às 6h. De acordo com edital publicado no Diário Oficial da União, a lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro e todo o processo será concluído até 10 de fevereiro.

Criado pelo Ministério da Educação em 2009, o sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes são selecionados com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em três chamadas subsequentes.

Nesta edição, serão 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Pode participar do processo de seleção quem fez o Enem 2010.

Da Agência Brasil

Luz acesa antes de dormir pode ter impacto na qualidade do sono e na pressão arterial

Luz acesa antes de dormir pode ter impacto na qualidade do sono, pressão arterial e no risco de diabetes, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

O estudo mostra que a iluminação artificial tem efeito supressor nos níveis de melatonina, hormônio produzido à noite pela glândula pineal. Além de regular os ciclos do sono, ajuda a baixar a pressão e já foi estudada como opção para tratamentos de insônia, hipertensão e câncer.

- Milhões de pessoas mantêm as luzes acesas antes de dormir e durante o sono. Nosso estudo mostra que esta exposição pode ter efeito não só no sono, mas na capacidade do corpo de regular níveis de temperatura, pressão e glicose - diz o autor do estudo, Joshua Gooley, do Hospital da Mulher da Harvard Medical School, em Boston.

Durante a pesquisa, 116 voluntários saudáveis, entre 18 e 30 anos, foram expostos à luz direta ou difusa oito horas antes de dormir, durante cinco dias consecutivos. Um cateter intravenoso foi colocado no braço dos participantes para coletar sangue a cada 30 e 60 minutos para analisar a melatonina. Os resultados mostraram que a exposição à luz diminuiu a produção de melatonina por 90 minutos quando comparada com a exposição à luz difusa. Além disso, dormir de luz acesa diminui a produção de melatonina em 50%.

Da Agência O Globo

Resultados do Enem 2010 já podem ser consultados na página do Inep

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As notas, que segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, só estariam disponíveis nesta sexta-feira (14/1), tiveram a divulgação adiantada e foram liberadas nesta quinta-feira (13/1).

Entre aqui para acessar os resultados.

Entenda como é calculada a nota do Enem:
A metodologia adotada no Enem é a da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos. Por exemplo: se um item teve alto índice de acertos, valerá menos pontos. Mas se poucos alunos marcaram a resposta correta, a questão valerá mais pontos para aqueles que tiveram acertado. Por essa razão, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias diferentes.

Ao contrário das provas tradicionais, na TRI não existe um valor pré-fixado para uma questão nem um escala com o máximo e o mínimo de pontos que o candidato pode obter no Enem. Para saber se foi bem ou mal, o candidato precisa comparar seus resultados em uma escala que varia em cada uma das provas. Ela é composta a partir da nota mais baixa e a mais alta obtidas pelos participantes em cada um dos testes (ciências da natureza, humanas, linguagens e matemática). Essas escala será divulgada pelo Inep.

Sisu
Após consultar seus resultados, os participantes do Enem 2010 podem se inscrever a partir de domingo (16/1) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição.

Da Agência Brasil

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama