Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

domingo, 7 de novembro de 2010

Encontro

A cidade de Caicó vai sediar nos próximos dias 26, 27 e 28 deste mês de novembro, o II Encontro norte-rio-grandense de Genealogia. O evento promete reunir historiadores de quatro Estados nordestinos, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, no Centro Pastoral Dom Wagner.

Palestras, mesa-redonda, intercâmbios, confraternizações marcarão o encontro. De acordo com Arysson Soares, organizador do Encontro, este ano será homenageado a figura de Dom José Adelino Dantas, uma das maiores e expressivas figuras da região, que se vivo estivesse, completaria neste ano, o centenário de seu nascimento.

"Dom Adelino Dantas era um homem da fé e das letras, das artes e da cultura, historiador e conhecedor profundo das famílias do Seridó, um homem que amou intensamente o Seridó e sua genealogia", explicou Arysson. O prefeito Bibi Costa, anfitrião do encontro, dará todo o apoio necessário. Por sinal, Bibi é membro efetivo do Instituto Norte-rio-grandense de Genealogia, e um dos mais entusiastas do encontro.

Maiores informações nos telefones (84) 9946-6700 ou 9991-6516 ou pelo email: aryssonsoares@hotmail.com

Na foto: Arysson/Prefeito Bibi Costa

OAB orienta candidatos do Enem a procurar Ministério Público e não descarta pedir anulação da prova

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiverem sido prejudicados pelo erro de impressão da folha de respostas da prova desse sábado (6) devem procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. A recomendação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Uma das possibilidades, segundo ele, é que o exame seja anulado e aplicado novamente.

Nesse sábado, a folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame tinha 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o erro foi detectado logo que as provas começaram e todos os fiscais das 128 mil salas de prova teriam sido avisados para orientar os estudantes que seguissem a ordem numérica das questões. O Inep garantiu ontem que nenhum estudante será prejudicado, caso tenha sido mal orientado. O órgão vai disponibilizar nesta semana um site na internet para que os candidatos abram um requerimento e peçam a correção invertida da folha de marcação.

Para Cavalcante, a sinalização do Inep não é suficiente para que o direito dos inscritos esteja garantido. Segundo ele, o MP deve investigar se o erro pode “redundar em um comprometimento do rendimento dos alunos” e, caso não seja possível aproveitar a prova já feita, o caminho é a anulação e reaplicação do exame.

“Não se pode ter sobre o exame qualquer tipo de dúvida a respeito de sua credibilidade. A simples declaração de que vai ser feita uma correção diferente para quem foi prejudicado tem que ser tomada com certa reserva. É necessário que haja uma verificação por parte do MP de como isso vai ser feito, até porque milita contra o exame uma carga de incompetência e falta de cuidado na confecção da prova”, afirmou.

Da Agência Brasil

INSS começa este mês a pagar a 2ª parcela do 13º salário dos aposentados

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem, nos últimos cinco dias úteis deste mês e nos primeiros cinco dias úteis de dezembro, a metade que falta do 13º salário.

O valor a ser pago pela Previdência Social gira em torno de R$ 9 bilhões, praticamente o mesmo montante da parte do abono paga na folha de agosto. No caso dos trabalhadores em atividade, o pagamento da primeira parcela do 13º salário — que será realizado até o dia 30 — representará uma injeção de recursos no mercado da ordem de R$ 100 bilhões. A segunda deverá ser paga pelas empresas até o dia 20 de dezembro.

Uso do filtro solar é indispensável para brasileiros

Do Portal Uai


Você, ao sair da cama, lava o rosto, escova os dentes e toma banho. Mas será que não se esquece de algum cuidado essencial, desses que temos obrigação de fazer todos os dias? Se a sua resposta foi sim, então é provável que você engrosse a lista dos que ignoram o protetor solar.

De acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 70% dos brasileiros não utilizam o filtro solar diariamente, nem mesmo nos dias quentes de verão. Para piorar, a cultura brasileira valoriza de sobremaneira e enxerga o bronzeado marcado como um sinal de beleza e saúde.

O American Cancer Center indica que, atualmente, há um aumento de 10%

de casos de câncer de pele por ano no mundo. Só no Brasil, o Inca (Instituto do Câncer) aponta que sejam registrados até dezembro deste ano quase 120 mil diagnósticos positivos da doença.

Estatísticas mostram que é indispensável o uso do filtro diariamente para nos proteger dos raios emitidos pelas luzes que atingem a pele. Sim, porque o sol não é o único vilão nessa história.

A luz das lâmpadas e do computador, por exemplo, também tem sua parcela de culpa. A exposição desprotegida ao sol e às luzes é a responsável pelo aspecto envelhecido mais temido entre as pessoas: a pele manchada e marcada por rugas.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser lembrados para maximizar os efeitos desse importante produto. Independentemente do estado climático (dias ensolarados, chuvosos ou nublados), o uso do protetor solar deve ser o mesmo, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioletas.

Outro fato importante contradiz o que algumas marcas veiculam em suas propagandas: a maioria dos pesquisadores afirma que, após um mergulho em piscina ou no mar, cerca de 70% dos efeitos protetores são perdidos. Além do contato com a água, devemos nos atentar ao contato mecânico, que também remove o filtro solar da pele. Ou seja, quando a pessoa toma sol deitada na areia ou em outra superfície, grande parte do creme é removida da pele – quando isso acontece, uma nova aplicação deve ser feita sobre a região.

O último cuidado importante diz respeito à forma de passar o filtro solar. Geralmente não é possível passar o protetor de forma eficaz sobre as próprias costas em razão da dificuldade de alcançar algumas regiões. Nesses casos, e também em pessoas com reduzida mobilidade articular, o auxílio de uma pessoa próxima pode solucionar o problema.

Senado prestará homenagem ao cardeal Dom Eugênio Sales nesta terça

O Senado vai homenagear, no período do expediente que antecede a sessão plenária desta terça-feira (9), às 14h, o cardeal Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, pelos seus 90 anos de vida. O requerimento solicitando a homenagem é do senador João Faustino (PSDB-RN).

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama