Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pílula também para os homens

Os dias em que só as mulheres precisam tomar pílula anticoncepcional podem estar no fim. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional da Saúde da Criança e do Desenvolvimento Humano em Washington, nos Estados Unidos, está prestes a desenvolver uma pílula que reduza tanto a contagem de espermatozóides no esperma que seja absolutamente impossível para o homem engravidar uma mulher.

Servindo como uma alternativa ao uso de camisinhas - bastante rejeitado nos EUA - e o da vasectomia - o único outro método preventivo possível em um homem, mas que acaba com suas chances de procriar para sempre -, a pílula masculina faz com que o corpo “produza esperma não-funcional”, segundo Gregory S. Kopf, da Universidade Médica do Kansas.

“A contracepção masculina é uma área crítica. Não faz sentido não incluirmos todo mundo nesta discussão”, afirmou uma porta-voz do Instituto Nacional da Saúda da Criança, Jenny Sorensen, ao jornal The New York Times.

Até o momento, a maioria dos estudos desenvolvidos têm usado remédios com altas doses de progesterona ou testosterona para controlar a fertilidade, mas nem sempre essas pílulas têm mostrado resultado. Um dos remédios, porém, chamado gamendazole, mostrou resultado. Feita com base em uma pílula contra o câncer, a nova droga foi testada com sucesso em cobaias animais, e agora depende de aprovação do governo americano para ser testada em pacientes humanos.

Outro remédio, testado pelo doutor John K. Amory, da Universidade de Washington, conseguiu inibir a produção de ácido retinoico, essencial para a produção do esperma, mas ele não pode ser usado junto com bebidas alcoólicas se não pode causar graves problemas ao paciente. Debra J. Wolgemuth, da Universidade de Columbia, também testa uma droga que coiba a produção do ácido retinoico.

Além dessas, outras duas pílulas foram pensadas para evitar a ejaculação durante o orgasmo masculino. Uma delas é um remédio para hipertensão e o outro um antipsicótico, mas os pesquisadores ainda tentam reverter seus efeitos apenas para os fins contraceptivos.

Fonte: Revista Época

Brasil sem Miséria quer incluir mais 800 mil famílias pobres no Bolsa Família

O governo federal quer identificar e retirar da "exclusão” cerca de 800 mil famílias pobres que ainda não recebem o programa Bolsa Família no país. O anúncio foi feito pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, durante lançamento do programa “Brasil sem Miséria” no Nordeste, nesta segunda-feira (25), em Arapiraca (AL).

Segundo estimativas do governo, além dessas famílias que estão excluídas do cadastro único de assistência social, outras 145 mil pessoas idosas ou deficientes não recebem benefícios de prestação continuada do governo e também serão buscadas pelas autoridades.

O pontapé inicial para busca dessas famílias foi dada nesta segunda-feira, quando os governadores do Nordeste assinaram um pacto para erradicar a miséria na região até 2014. O Nordeste concentra 9,6 milhões dos 16 milhões das pessoas em pobreza extrema .

Ao contrário de planos anteriores contra a pobreza, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil sem Miséria terá diferentes atuações nas regiões, e por isso haverá planos regionais. Para ela, essa é a receita do sucesso do programa lançado.

SEJUC avalia tornozeleiras para monitorar presos 24 horas

Cinco empresas de acompanhamento de custódia 24 horas apresentaram seus sistemas de monitoramento de apenados nesta segunda-feira (25) ao titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez, e representantes do poder judiciário durante uma exposição de mais de duas horas, no auditório da Governadoria.

Com uma tecnologia bastante similar a utilizada nos Estados Unidos e países da Europa, os sistemas apresentam características comuns no monitoramento. Uma tornozeleira é fixada no preso e emite informações em tempo real do exato posicionamento dele através do sistema de GPRS (via telefonia móvel).

Para o secretário Thiago Cortez, os equipamentos não impedirão fugas, mas reduzirá o custo com os presos confinados nos presídios. “Hoje um preso custa, em média, três mil reais ao Estado e o equipamento deverá custar no máximo seiscentos reais”, informou. Segundo ele, devem ser visto como um prêmio àqueles apenados que se mostrarem disciplinados para o sistema semi-aberto.

O secretário explicou o funcionamento das tornozeleiras e informou que a Secretaria iniciará os testes com os equipamentos a partir de 1º de agosto. A Sejuc pretende implantar as tornozeleiras inicialmente nos presos do sistema semi-aberto, mas há a possibilidade de utilizá-las nos presos provisórios e naqueles enquadrados na Lei Maria da Penha.

O Corregedor Geral de Justiça do Estado, desembargador Claudio Santos, elogiou a iniciativa da Secretaria e apoiou a implantação das tonozeleiras. “Acho de grande valia e de muita utilidade pública, pois conseguiremos monitorar melhor nossos apenasdos”, disse.

Fabricado em peça única ou em dois módulos, a tornozeleira emite para a central de monitoramento o posicionamento exato do apenado além de dados de velocidade de deslocamento e se o equipamento foi danificado ou está com a bateria próxima de encerrar. Modelos mais modernos possibilitam a interação entre o preso e a central por viva-voz e resistem à água e ao choque.

No Brasil outros dois estados já implantaram o sistema de acompanhamento de custódia 24 horas. Em São Paulo o percentual de apenados que usavam a tornozeleira e retornaram aos presídios após o período de um indulto foi 30% maior do que aqueles que não utilizavam o equipamento.

Inscrições para vestibular da UFRN começam hoje

As inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já podem ser feitas a partir de hoje (25/07) e se estendem até às 23h59min do dia 28 de agosto. A inscrição é feita exclusivamente via Internet no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais) para os candidatos pagantes.

Segundo o professor de Línguas Estrangeiras do Lógico Cursos Aliados, Frederico Lima, o aluno deve se inscrever o quanto antes. "Fazer sua inscrição o mais rápido possível evita transtornos como o congestionamento do site nos últimos dias, o esquecimento e deixa o aluno mais tranquilo", orienta.

Para inscrever-se o aluno deve acessar o site da Comperve, no qual estarão disponíveis o Edital do Vestibular 2012 e o Formulário de Inscrição; preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 29 de agosto de 2011, no local indicado na GRU.

Para efeito de inscrição, são considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares, pelos Institutos de Identificação, pelos Corpos de Bombeiros Militares e por órgãos fiscalizadores (ordens, conselhos; Passaporte; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, contendo foto e Carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público que, por lei federal, tenham validade como identidade.

Cinco municípios do RN tem restrições na venda de bebidas alcoolicas

De Lamonier Araújo especial para o Diário de Natal

Cinco municípios do interior do Rio grande do Norte terão que ter maior atenção na venda de bebidas alcoólicas. A medida trata-se de uma recomendação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (23), que recomenda aos comerciantes a proibição da venda de bebidas alcoolicas, a pessoas que estejam em estado de embriaguez, proibidas de frequentar locais que as comercializem ou menores de idade.

De acordo com a proposição feita pelo Promotor de Justiça Flávio Nunes da Silva, os municípios de Tangará, Serra Caiada, Sítio Novo, Boa Saúde e Senador Elói de Souza apresentam um alto índice de alcoolismo entre seus moradores e incidência de venda ilegal de bebidas alcoólicas entre os menores. Desta maneira, a população deverá denunciar os casos existentes e os comerciantes que tentarem vender.

Segundo a publicação, a Policia Militar deverá realizar diligências periódicas nos municípios citados, visando autuar os comerciantes que vendam bebidas para pessoas em estado de embriaguez. Além disso, os comércios deveram colocar anúncios informando sobre a recomendação

O chefe de gabinete de Serra Caiada Gilvan Gomes, informou que até o momento a cidade não foi notificada sobre os casos descritos. Ele assegurou que a Policia Militar da região realiza rondas periódicas para evitar que jovens consumam bebidas alcoólicas. Após as 22h, a responsabilidade fica por conta da família, mas quando os policiais registram a presença de menores, os casos são encaminhados ao conselho tutelar.

Já em Senador Elói de Souza, a medida surpreendeu o poder público. O secretário de administração do município Gilberto Lorenzo relatou que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a recomendação do MP, nem sobre a existência de casos com menores nos bares da cidade. “O conselho tutelar da cidade age de forma efetiva, evitando que os jovens entre no mundo do alcoolismo”, assegurou.

MEC adia divulgação da terceira chamada do Prouni; resultado sai no dia 28

O MEC (Ministério da Educação) adiou a divulgação da terceira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos), inicialmente prevista para esta segunda-feira (25), para quinta (28). Segundo o órgão, o adiamento aconteceu a pedido das universidades, que teriam pedido mais tempo para fazer o lançamento dos inscritos em segunda chamada.

As datas seguintes também foram alteradas. O período de matrícula, com comprovação de informações nas instituições de ensino, começa no mesmo dia da divulgação do resultado e vai até 3 de agosto. A manifestação de interesse pela lista de espera foi adiada para 8 de agosto.

Neste semestre, haverá somente uma etapa com três chamadas e a lista de espera. Serão ofertadas bolsas de 25%, 50% e 100% em instituições particulares de ensino superior.

Mais detalhes aqui no Portal UOL

Botijão explode e deixa 23 feridos em feira livre no RN

A explosão de um botijão de gás usado em uma barraca de tapioca de uma feira em Natal (RN) deixou 23 pessoas feridas. O acidente ocorreu por volta das 10h de domingo (24), no bairro Cidade da Esperança.

Nesta segunda, pelo menos 11 pessoas ainda estavam internadas no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na capital. Destas, quatro estão em estado grave, mas não correm risco de morte.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, com a explosão, uma panela de óleo quente foi arremessada em direção às pessoas que estavam no local. Uma das feirantes chegou a ter o rosto totalmente queimado. Pedaços de ferro das barracas e outros objetos também foram arremessados.

Uma perícia será realizada no botijão para investigar as causas do acidente. De acordo com o tenente Cristhiano Couceiro, do Corpo de Bombeiros, o material, do tipo P-2 (de 2 kg), apresentava sinais de ferrugem e tinha problemas de manutenção.

Couceiro afirma que o uso de botijões em feiras não é proibido. Segundo ele, a responsabilidade por fiscalizar as feiras e avisar sobre a necessidade de troca dos botijões é da prefeitura.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama