Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

domingo, 11 de setembro de 2011

Idoso de 70 anos é preso com menor em motel de MT e confessa o crime

Um idoso de 70 anos preso por suspeita de pedofilia foi solto em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, após pagar fiança. Ele foi detido em flagrante neste sábado (10) com uma adolescente em um motel no município.

A Polícia Civil informou que o suspeito era amigo da família da garota há cerca de 20 anos e com certa freqüência a presenteava. “Neste sábado (10), ele disse que daria um celular para a adolescente e a levou para um motel”, disse um investigador.

O flagrante foi feito após denúncia anônima. O idoso foi le-vado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do município, e confessou que mantinha relações sexuais com a menina há três meses. Ele ficou detido por aproximadamente 12 horas.

Fonte: G1

Índice de perda de água tratada no Brasil é elevado

O coordenador do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (Snis), do Ministério das Cidades, Ernani Ciríaco de Miranda, disse que a situação é grave no Brasil em relação às perdas de água tratada, porque os números, “com raras exceções, são sempre muito altos”.

Segundo ele, o país vem trabalhando há alguns anos com um patamar de perda de água entre 37% e 42%. “Esse fato é bom, porque mostra que [o patamar] está estabilizado. Só que em um patamar muito alto. Esse é o lado ruim da história”, ponderou.

Mais detalhes AQUI

Pesquisadores testam nova técnica para transplantar células do pâncreas e melhorar saúde dos diabéticos

Uma nova técnica para evitar a rejeição e aumentar a segurança nos transplantes de ilhotas de Langerhans - grupo de células do pâncreas responsável pela produção de insulina - está sendo estudada por pesquisadores do Núcleo de Terapia Celular Molecular (Nucel) da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do transplante é fazer com que os portadores de diabetes tipo 1 não precisem mais tomar injeções de insulina diariamente. Com a nova técnica, os médicos conseguem também evitar a rejeição às células transplantadas e eliminar a obrigação do paciente ter que tomar remédios imunossupressores (para reduzir a atividade ou a eficiência do sistema imunológico).

Segundo a coordenadora do Nucel, a bióloga Mari Sogayar, a administração dos remédios para evitar a rejeição é complicada porque, além de serem medicamentos caros, provocam efeitos colaterais indesejáveis. "Alguns deles são causadores de diabetes, outros derrubam a imunidade. Por isso, esse projeto só é usado em casos extremos, quando o paciente diabético tipo 1 não consegue controlar a glicemia só com insulina. Aí tem que fazer alguma coisa, porque esse paciente pode morrer”, explicou. No Brasil foram feitos transplantes desse tipo em cinco pacientes entre 2002 e 2006.

A intenção da nova técnica é “enganar” o organismo ao encapsular as ilhotas de Langerhans e torná-las invisíveis ao sistema imunológico, que assim não consegue atacá-las. O método é rápido e nada invasivo, já que consiste em introduzir uma cápsula com as ilhotas por meio de uma agulha e um cateter na região próxima ao fígado.

“A cápsula é feita de um material extraído de algas, com uma estrutura que permite que o oxigênio entre nas células e que a insulina ultrapasse a barreira. O tecido impede ainda que o sistema imunológico destrua as ilhotas”, explicou.

Por enquanto a técnica foi testada apenas em camundongos tornados diabéticos, que, de acordo com a bióloga, reverteram a doença depois de receberem as cápsulas. Os animais permaneceram normais por um período longo, de 200 dias - mais da metade da vida. “Após 200 dias removemos as cápsulas e o animal voltou a ficar diabético”.

A bióloga explicou que o desejo da equipe agora é partir para uma fase de testes em animais maiores, como porcos ou cães e depois, tendo sucesso, pleitear a autorização junto ao Comitê de Ética para passar para outra etapa: testes clínicos para avaliar a segurança e a eficácia do processo em seres humanos.

“Mas para isso vamos precisar de recursos e de apoio de agentes financiadores para que tenhamos material e pessoal capacitado para dar andamento ao projeto”. A expectativa da coordenadora do Nucel é conseguir finalizar o projeto em dois anos.

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

Ataques de abelhas no RN ultrapassam 900 atendimentos este ano

Crianças picadas, adultos que tentam controlar enxames: esse é o retrato das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Norte. De acordo com dados do setor de assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros o período de reprodução das abelhas – de agosto a fevereiro - aumenta o perigo de ataques por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais.

Os dados do Corpo de Bombeiros listam que no ano passado, as ocorrências contabilizaram 1.400 atendimentos na grande Natal. Este ano, de janeiro a agosto, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 900 atendimentos. Segundo o tenente Cristiano Couceiro, os números devem aumentar. “Nesse período do ano os índices devem subir ainda mais. Atualmente, recebemos mais de 50 chamadas para atendimento a enxames”, detalha o tenente.

O problema e que a capacidade de atendimentos da corporação é de 15 atendimentos diários e não há efetivo para o controle do aumento das abelhas. “Temos apenas uma equipe especializada com para atuar em todo o Rio Grande do Norte”, detalha. Couceiro.

Para tentar minimizar os efeitos negativos dos ataques, o Corpo de Bombeiros está priorizando os casos de emergência e atendendo os casos mais simples por agendamento. “O Corpo de Bombeiros está intensificando as ações contra os ataques de abelhas dentro de residências e em estabelecimentos comerciais, mas pedimos que os potiguares não tentem exterminar os enxames porque é perigoso”, justifica.

No último sábado (10), no turno da manhã, o Corpo de Bombeiros havia recebido 28 chamados para "capturar abelhas" somente em Natal.

Ataque em Riachuelo

Um caso grave de ataque de abelhas em foi registrado na cidade de Riachuelo, interior do Rio Grande do Norte, sem vítimas fatais, apenas pequenos animais como patos foram encontrados mortos com as picadas de abelhas.

Por Marília Rocha/nominuto.com

Melhora o desempenho dos alunos concluintes do ensino médio no Enem

O desempenho dos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 foi superior ao de 2009. Enquanto no ano anterior a média nacional das provas objetivas - matemática, língua portuguesa, ciências humanas e da natureza - foi 501,58 pontos, em 2010 a nota subiu para 511,21 pontos. Essas médias referem-se não a todos os participantes do Enem, mas apenas àqueles que estavam concluindo o ensino médio quando fizeram a prova.

Pela primeira vez desde que o exame foi criado, em 1998, é possível comparar os resultados de duas edições distintas. Isso porque em 2009 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) adotou uma nova metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite "calibrar" as provas para que elas tenham o mesmo nível de dificuldade de um ano para outro.

O Ministério da Educação (MEC) divulga na segunda-feira (12) os resultados de cada uma das 23.900 escolas que participaram da prova no ano passado. Na redação a média foi 596,25 pontos no ano passado contra 585,06 em 2009. Para o ministro Fernando Haddad, o crescimento da nota dos candidatos foi satisfatório e indica melhoria na qualidade do ensino médio.

Mais detalhes na Tribuna do Norte

Colisão entre moto e caminhonete deixa um morto no interior do RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do blog da 3ª Companhia de Polícia de Currais Novos

Um acidente grave envolvendo uma caminhonete de com placas MNB 4103, Campina Grande-PB e uma motocicleta Yamaha de placas DOE-2243, de Carnaúba dos Dantas (RN), foi registrado por volta das 19h30 desse sábado (10), no trajeto Carnaúba-Rajada, situado na RN 288. De acordo com a 3ª Companhia de Polícia Currais Novos, a colisão resultou na morte de Leonardo Júlio da Silva, 35 anos, condutor da moto.

Segundo a polícia, informações dão conta que a motocicleta colidiu em alta velocidade na caminhonete, e o motociclista morreu de forma instantânea. Na ocasião, o impacto foi tão violento que populares ficaram chocados ao presenciarem o corpo da vítima separado da cabeça.

A área foi isolada pela polícia até a chegada do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), que realizou o trabalho de remoção do corpo.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama