Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Suspeito de matar F. Gomes confessa crime após depoimento

João Francisco dos Santos, conhecido como “Dão” confessou a autoria do assassinato do jornalista F. Gomes, na noite dessa segunda-feira (18) em Caicó.

De acordo com informações do Coronel Cipriano, o suspeito confessou o crime durante depoimento na tarde desta terça-feira (19) na delegacia do município. Ele será levado para o presídio Pereirão em Caicó.

Fonte: DN Online

Projeto obriga motorista a ligar farol baixo de dia em rodovias

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7268/10, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que obriga os motoristas a trafegar com faróis baixos ligados durante o dia em rodovias federais. Se o projeto for aprovado, o valor da multa será definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O autor argumenta que as luzes ligadas ajudam a visualização do veículo e dão maior segurança ao motorista nas ultrapassagens. "Os veículos atuais têm cores e formatos que de certa forma dificultam a visibilidade segura para uma direção defensiva, mesmo em condições de boa iluminação", afirma.

Da Agência Câmara

Coronel Araújo dizponibiliza todo o efetivo da PM para investigação de assassinato de jornalista

O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, afirma ter disponibilizado todo o efetivo da PM para investigar o caso. Ele conta que até policias que estavam de folga se disponibilizaram a trabalhar, por terem uma relação de amizade com F.Gomes.

Estão mobilizados na investigação policiais do Batalhão da cidade, da Polícia Civil, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), e da inteligência da Polícia Militar.

Além do delegado Ronaldo Gomes, da Deicor, que preside o inquérito, Lenivaldo Pimentel, também da Deicor, e Célio Roberto, da inteligência da Polícia Civil, estão participando da investigação.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Advogado afirma que suspeito de matar F. Gomes não confessou o crime

O advogado Rivaldo Dantas de Faria, responsável pela defesa de João Francisco dos Santos, conhecido por “Dão” e acusado da morte do jornalista F. Gomes, afirmou que seu cliente não irá confessar o crime, já que em todo o interrogatório diante dos delgados que investigam o caso alegou inocência.

Segundo a defesa, João Francisco alegou que no horário entre às 20h e 23h da última segunda-feira esteve duas vezes, mas no momento do crime contra F. Gomes estaria na rua. “Ele foi informado que se confessasse teria benefícios num futuro julgamento, mas foi enfático em dizer que não iria confessar um crime que não fez”, afirmou o advogado.

Até o momento a principal suspeita sobre João Francisco, segundo a polícia é de que as testemunhas informaram que o criminoso estaria usando um capacete de cor prata. Apesar de João Francisco negar que tenha o equipamento desta cor, sua esposa confirmou a polícia que “Dão” tem um capacete com a mesma característica. O acusado continua sendo interrogado pelo delegado Ronaldo Gomes.

Segundo o advogado, João Francisco também se negou a realizar o exame residuográfico, para verificar se haveria vestígios de pólvora nas suas mãos, alegando que não é obrigado a fazer provas contra si mesmo. João Francisco dos Santos, já teve passagem pela polícia em 2007 quando cumpriu pena de 11 meses de detenção por assalto a mão armada. . O coronel Cipriano, comandante do policiamento de Caicó acredita que será pedida a prisão temporária do acusado para investigação do caso.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da repórter Maiara Felipe

Poderes Judiciário e Executivo se mobilizam para investigação do Caso F.Gomes

O promotor de Justiça criminal Geraldo Rufino pediu ao governador Iberê Ferreira, durante o velório de F.Gomes, para que o delegado que preside o inquérito do caso, Ronaldo Gomes, fique em exclusividade até a conclusão das investigações. Iberê atendeu ao pedido e reafirmou que o Estado vai atender, dentro do possível, às solicitações necessárias para o desdobramento do caso.

Manoel Onofre, Procurador Geral, afirmou por telefone ao promotor Rufino que formará uma comissão com no mínimo três procuradores criminais para ajudar a polícia nas investigações.

O juiz criminal de Caicó, Marcus Vinicius, diz que cabe agora ao Poder Judiciário afirmar que julgará o caso o mais rápido possível, assim que recebê-lo, pois, de acordo com ele, há uma necessidade de resposta à sociedade.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Ex-padre se casa com ex-freira no interior da Paraíba

O meio evangélico registrou na Paraíba uma cerimônia inédita no último final de semana, na igreja Assembléia de Deus da cidade de Sousa (PB): o casamento de um ex-padre e uma ex-freira. Mais de 800 pessoas se aglomeraram na congregação cristã para assistir o enlace de Lourival Luiz de Sousa e Maria de Fátima Fernandes da Silva.

O evento foi presidido pelo pastor da AD João Pessoa e Presidente da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus na Paraíba (COMADEP), José Carlos de Lima. Para o pastor da AD Sousa, Alexandre Duarte da Costa, o fato foi inédito na história da Igreja Assembléia de Deus no Brasil. Ele ressaltou que o evento atraiu pessoas de várias cidades da Paraíba e até de Brasília.

O religioso acredita que a conversão de Lourival e de Maria de Fátima foi resultado da força da evangelização da AD, a qual está buscando com mais ênfase a conscientização das pessoas. Ele explicou que o ex-padre foi alcançado pela AD através de um programa de rádio, na cidade de Sousa, intitulado "A Bíblia no Ar". Segundo Alexandre, o então padre depois de um ano de escuta e exame bíblico resolveu no final do ano passado deixar a batina e abraçar a causa evangélica.

Por sua vez, à ex-freira Maria de Fátima, converteu-se na cidade de Belém do Brejo do Cruz, também no Sertão paraibano. De acordo com o pastor, Fátima converteu-se primeiro que Lourival. Ela costumava visitar escondida algumass reuniões protestantes e aos poucos foi fazendo estudos bíblicos até que se dicidiu pela tirada do hábito (veste de freira). A adoração às imagens teria sido outro fator que levou a agora irmã Fátima a abandonar a fé católica.

O pastor ressaltou que Lourival e Fátima se conheceram antes da conversão ao protestantismo e depois da mudança de religião resolveram estreitar à amizade que acabou em namoro e, posteriormente, em casamento. "O interessante é que Lourival canta muito bem e tem um dom missionário, como também a irmã Maria de Fátima, o que tem alegrado a todos nós. As pessoas estavam ansiosas",afirmou.

Por Antônio Ribeiro, do DIARIODABORBOREMA.COM.BR

Prefeita Micarla publica nota de pesar pela morte de F. Gomes

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, divulgou nesta terça-feira (19), uma nota de pesar pelo assassinato do radialista F. Gomes, em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Confira a nota na íntegra:

É com pesar que a Prefeita do Natal, Micarla de Sousa, lamenta a morte do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, ao mesmo tempo que presta solidariedade a seus familiares e amigos neste momento de imensa dor.

É com a indignação dos justos que também lamentamos a forma como a vida de F. Gomes, como era mais conhecido na região Seridó, foi ceifada. Além das condolências, junto-me ao coro de justiça para que os culpados pelo crime sejam encontrados e punidos na forma da lei.

Micarla de Sousa

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Federação Nacional dos Jornalistas publica nota de repúdio pela morte de F. Gomes

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN divulgou nota de repúdio pela morte brutal do jornalista e radialista, Francisco Gomes, assassinado na noite dessa segunda-feira (19), em Caicó.

Confira a nota na íntegra:

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SINDJORN) vêm a público repudiar a falta de segurança em nosso estado e o brutal assassinato do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, ocorrido na noite desta segunda-feira, 18, na cidade de Caicó.

A notícia do assassinato de mais um jornalista em nosso país causa revolta e indignação, diante da barbaridade do crime contra um profissional que exercia diariamente a sua função com ética, competência e dedicação.


Está mais do que na hora das entidades de classe e à sociedade cobrar do Governo do Estado segurança e proteção para a população do Rio Grande do Norte. Está na hora da polícia sair dos gabinetes, parar de proteger quem está no poder ou quem tem dinheiro. Tem que proteger à população. Não podemos permitir que os bandidos continuem sendo o 1º poder, mandando, matando inocentes e fazendo justiça com as próprias mãos.

A orientação do SINDJORN é que todos os jornalistas adotem o luto nos seus postos de trabalho, como símbolo do repúdio ao assassinato de F. Gomes. Nesta quarta-feira, 20, a Audiência Pública, que será realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte para discutir os baixos salários da categoria o trágico assassinato de F. Gomes e a violência contra a classe jornalística serão colocados na pauta de discussão.

O assassinato de F. Gomes é um tiro certeiro no âmago de todos os jornalistas que não vão se intimidar, não vão se calar e vão continuar denunciando as barbáries que acontecem em nosso estado por causa da falta de segurança. Não podemos permitir esse ato terrorista contra a liberdade de imprensa que não pode ficar impune.

Federação Nacional dos Jornalistas

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Iberê diz que Estado não vai medir esforços para encontrar assassino de F.Gomes

Iberê afirma que já conversou com o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, o secretário de segurança do estado Cristóvam Praxedes e os delegados da polícia civil para pedir que o assassinato de F.Gomes não fique impune. O governador garante que o Estado dará total apoio às investigações.

Segundo ele, a população de Caicó tem reclamado bastante dos crimes que vem ocorrendo na cidade e acabam ser resolução. Além disso, Iberê diz ter recebido muitas reclamações também com relação ao aumento do tráfico de drogas no Seridó.

Iberê Ferreira afirma que tem tentado coibir as ações criminais na cidade e, para isto, até instalou a sede das delegacias regionais em Caicó.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Vox Populi aponta Dilma com 51%; Serra tem 39%

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 51% das intenções de voto, contra 39% de seu adversário, José Serra (PSDB), segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira pelo portal IG.

De acordo com o Vox Populi, 4% dos entrevistados se declararam indecisos e 6% disseram que votariam em branco ou nulo.

Na pesquisa anterior do instituto, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, Dilma tinha 48%, contra 40% de Serra. Os indecisos somavam 6% e os votos brancos e nulos, 6%.

Se considerados somente os votos válidos --que excluem os brancos, nulos e indecisos-- Dilma tem 57%, contra 43% de Serra. Na sondagem anterior, a petista aparecia com 54% dos válidos, ante 46% do tucano.

O levantamento do Vox Populi analisou ainda o voto religioso. Conforme o instituto, Serra tem 44% das intenções de voto entre o eleitorado evangélico, ante 42% de Dilma. Entre os entrevistados que se declararam ateus, Dilma tem 49%, ante 36% de Serra.

Dilma também aparece à frente de Serra entre os eleitores que se disseram católicos praticantes (54% contra 37%) e não praticantes (55% contra 37%).

O voto religioso foi apontado como um dos fatores que impediram a vitória de Dilma já no primeiro turno da eleição presidencial em 3 de outubro.

O motivo seria uma rejeição dessa classe do eleitorado à suposta posição de Dilma favorável à descriminalização do aborto. Pressionada por setores religiosos, Dilma assinou uma carta na semana passada se comprometendo a não alterar a legislação existente sobre o aborto.

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados declararam estarem decididos sobre em quem votarão no dia 31 de outubro, enquanto 9% afirmaram que ainda podem trocar de candidato. A consolidação é maior entre os eleitores de Dilma, 93%, enquanto entre os de Serra 89% estão decididos.

A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, tem margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto ouviu 3.000 pessoas para o levantamento.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 36193/2010.

Deicor irá investigar assassinato de jornalista F. Gomes

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte vai enviar para a cidade de Caicó uma equipe da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) para investigar o assassinato do jornalista F. Gomes.

Francisco Gomes, um dos mais conhecidos e respeitos jornalistas do estado, foi executado na noite desta segunda-feira (18), em frente à sua casa, em Caicó.

De acordo com a Delegacia Geral de Polícia Civil, a equipe da Deicor já está se organizando nesta noite para ir até a região Seridó.

Segundo o Coronel Cipriano, do 6º Batalhão da Polícia Militar em Caicó, o jornalista foi assassinado com vários tiros em frente à sua casa. "Ele estava sentado na calçada em frente à sua residência quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram vários tiros".

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Jornalista F. Gomes é assassinado a tiros em Caicó

O radialista e jornalista Francisco Gomes, mais conhecido como F.Gomes, foi executado na noite desta segunda-feira (18) no município de Caicó, onde morava, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

F. Gomes era um dos mais respeitados jornalistas policiais do estado e combatia o crime com textos publicados diariamente em seu blog. O radialista foi correspondente do Diário de Natal na região Seridó durante muitos anos.

De acordo com o Coronel Cipriano, do 6º Batalhão da Polícia Militar em Caicó, o jornalista foi assassinado com vários tiros em frente à sua casa, no bairro Paraíba. "Ele estava sentado na calçada em frente à sua residência quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram cerca de seis tiros".

Após ser baleado, Gomes ainda foi socorrido ao Hospital Regional do Seridó, mas não resistiu aos ferimentos. F. atualmente dirigia o departamento de radiojornalismo da Caicó AM. Em sua carreira, ainda atuou nas emissoras A Voz do Seridó e Rural AM.O coronel Cipriano informou que já têm várias equipes da PM em diligências em toda região Seridó a procura dos criminosos.


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama