Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Campanha de vacinação da H1N1 para pessoas de 30 a 39 anos vai até 2 de junho

Até o dia 02 de junho, pessoas de 30 a 39 anos, gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de 2 anos e adultos de 20 a 29 anos poderão se vacinar na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1. A ampliação da campanha foi anunciada pelo Ministério da Saúde.

Foi ampliado ainda a vacinação das faixas etárias, incluindo agora crianças de 2 anos a menores de 5 anos.

O Ministério da Saúde (MS) anunciou que, para o novo grupo, serão utilizadas 10,8 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para eventualidades durante a campanha.

Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos. É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.

Fonte: AgênciaRN

Brasil confirma dois amistosos antes de estreia na Copa

A CBF praticamente confirmou nesta segunda-feira(24) os dois amistosos de preparação da seleção brasileira antes da estreia na Copa do Mundo de 2010. O time de Dunga vai enfrentar o Zimbábue e a Tanzânia, provavelmente nos dias 2 e 7 de junho. A entidade só aguarda os documentos das federações dos dois países para oficializar os jogos.

“É de praxe da CBF só anunciar os amistosos quando os documentos chegarem. Estamos aguardando isso”, explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF.

Os dois amistosos provavelmente seriam nos países africanos, e não, na África do Sul, onde a seleção brasileira começa a treinar a partir desta quinta-feira, 27. Zimbábue fica próximo de Joanesburgo e faz fronteira com o país-sede da Copa do Mundo, mas a Tanzânia está um pouco mais afastada, na costa leste do continente africano. O país, por sinal, é treinado pelo brasileiro Márcio Máximo.

Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, Juan afirmou não conhecer nenhum jogador das duas seleções. Mas acredita que os amistosos vão servir para dar mais ritmo aos jogadores antes da Copa.

“Não conheço ninguém, mas, se alguém aqui que saiba mais de futebol do que eu disser que conhece, vai ser mentira. Eu acho que esses dois amistosos servem para dar ritmo. O pessoal do Inter jogou neste fim de semana, mas, para a gente que jogou no dia 16, ficar até a estreia sem jogar seria muito ruim. Acho que a gente já enfrentou quase todas as seleções. Não tem muito mais o que testar”, afirmou Juan.

A escolha dos adversários segue a decisão da comissão técnica de não enfrentar países de tradição no futebol nesta preparação para a Copa do Mundo para evitar um grande desgaste dos jogadores. A CBF chegou a recusar um convite da África do Sul para um amistoso no início de junho. Os dois jogos servem para dar ritmo à seleção.

Nenhum dos dois países africanos figura entre os 100 primeiros do ranking da Fifa. A Tanzânia atualmente está na 108ª colocação e, em toda a história, só conseguiu atingir o 65º lugar em 1995. Já Zimbábue aparece na 113ª posição, mas chegou a ficar 40ª, também em 1995.

A estreia do Brasil na Copa do Mundo vai ser no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

Fonte: Globoesporte.com

Governo inicia construção do Sistema Adutora Seridó

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, já iniciou a execução da obra da Adutora do Seridó, projeto que garantirá o abastecimento d’água dos municípios de Acari, Currais Novos e mais quatro comunidades rurais.

O canteiro de obras já está instalado e um comboio com 15 caminhões carregados de canos chegou à Currais Novos nesta segunda-feira (24) com 10% da tubulação de todo o sistema adutor. "Faremos todos os esforços possíveis para que a obra seja concluída em oito meses", afirmou o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Lázaro Mangabeira.

O Sistema Adutor Seridó beneficiará cerca de 70 mil pessoas com água de qualidade em abundância. A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada no último 26 de abril pelo governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza. O investimento está avaliado em cerca de R$ 24 milhões.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Governo reinicia campanha para aumentar registro civil

A menos de um mês do início da Copa do Mundo da África do Sul, o craque Ronaldo – maior artilheiro brasileiro na história dos Mundiais – reestreia campanha nacional em rádio e TV pelo registro civil e pela documentação básica. Além do jogador, a cantora baiana Margareth Menezes participa da mobilização e canta o jingle da campanha da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Sem a certidão de nascimento, o cidadão não tem direito a outros documentos básicos, como carteira de identidade e o cadastro de pessoa física (CPF), além de não conseguir acesso a benefícios de aposentadoria e pensão (INSS) e a inscrição em programas sociais como o Bolsa Família.

Para combater o sub-registro, o governo federal e os governos estaduais fazem mutirões – principalmente no Nordeste e na Amazônia Legal – e trabalham com uma rede de informática que liga maternidades e cartórios de registro.

Segundo a secretaria, estão sendo promovidos 1.550 mutirões nas duas regiões (850 no Nordeste e 700 na Amazônia Legal); e até o final do ano 700 maternidades no Nordeste e mais 240 maternidades na Amazônia Legal estarão interligadas aos cartórios. Em Recife e Cuiabá, as redes já estão em funcionamento.

Os estados das duas regiões concentram elevados índices de sub-registro. Em 2007, três em cada dez pessoas nascidas em Alagoas, no Amapá e no Piauí não se registraram. Em Roraima, o percentual era de 40%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A meta do governo é que a média nacional de sub-registro fique abaixo de 5% até o final do ano. Esse é o índice aceito pela Organização das Nações Unidas. A média nacional é de 8,9%, de acordo com informações de 2008. Segundo a secretaria, de cada dez crianças nascidas apenas uma não é registrada. O sub-registro é contabilizado a partir de 1 ano e 3 meses de idade.

Da Agência Brasil

Adolescente é estuprada durante baile de debutante

Uma adolescente de 15 anos foi estuprada no interior de um clube, quando participava de um baile de debutantes, na madrugada de sábado (22), em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. A informação foi publicada no portal R7.

De acordo com o portal, a adolescente sofreu ferimentos em razão da violência e no mesmo dia foi submetida a uma cirurgia reparadora no Hospital Regional. A Polícia Civil já tem a identidade do rapaz apontado como o autor do estupro. Ele pode ter a prisão temporária decretada pela Justiça.

Ainda segundo o portal, o clube fica na região central da cidade. A adolescente era amiga da aniversariante e tinha sido convidada para dançar a valsa com outras 14 colegas. Ela contou aos policiais que perdeu o celular e, quando o procurava, foi agarrada por um rapaz que usava barba e foi levada para o vestiário masculino. A menina contou que tinha ingerido bebidas alcoólicas servidas na festa. Mesmo assim, reagiu e foi arrastada para dentro do banheiro. Ela gritou por socorro, mas ninguém ouviu.

O agressor a ameaçou e a violentou. Em seguida, a abandonou. A menina, que sangrava, não foi socorrida de imediato pelos responsáveis pela festa. Um integrante do cerimonial avisou a família. A mãe da menor foi ao local e pediu ajuda ao serviço de resgate do Corpo de Bombeiros. Depois da cirurgia, a adolescente recebeu alta.


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do R7

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama