Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

INSS vai realizar concurso público

A presidenta Dilma Rousseff, atendendo a pedido apresentado na tarde de ontem pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, autorizou, em caráter excepcional, a realização de concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O concurso deverá ser realizado ainda este ano.

Todas as vagas serão abertas nas novas agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Nos próximos dias, técnicos dos dois ministérios (Previdência e Planejamento) se reunirão para definir a quantidade de vagas e os cargos para os quais será realizado o concurso público. A ministra Miriam Belchior também participou da audiência no Palácio do Planalto.

O Plano de Expansão, iniciado em 2009, prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência Social em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas prestando todos os serviços previdenciários. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014 as 649 unidades restantes deverão ser entregues à população. Segundo o ministro Garibaldi Alves, ao autorizar o concurso a presidenta Dilma Rousseff destacou que é prioridade do seu governo expandir e melhorar o atendimento prestado aos beneficiários da Previdência Social.

Todas as agências possuem equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. As novas agências reduzirão a necessidade de deslocamento do cidadão entre municípios para serem atendidos pela Previdência.

Prefeitura do RN anuncia concurso com 147 vagas e todos os níveis

A prefeitura municipal de Canguaretama, situada a 67 km de Natal, abrirá inscrições para concurso público, onde serão oferecidas 147 vagas para o cargo efetivo. São vagas em todos os níveis de escolaridade.

As inscrições acontecerão entre os dias 25/07 e 26/08 (de forma presencial) e de 25/07 a 28/08 (internet) no site www.acaplam.com.br. As provas acontecerão no dia 09/10/2011.

IFRN encerra inscrições para dois editais neste domingo

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Instituto Federal do Rio grande do Norte (IFRN) encerra neste domingo (24), dois editais de concurso público para cargos da carreira de Técnicos-Administrativos em Educação. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente via internet, até às 23h59min do dia 24 de julho de 2011

Os dois concursos serão executados pela COMPERVE, que disponibilizará os formulários de inscrição e demais documentos relativos ao concurso em sua página www.comperve.ufrn.br

Festa de Sant'Ana de Caicó recebe título de Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil

De Francisco Francerle para a redação do Diário de Natal

A tradicional Festa de Sant'Ana, que começa hoje (21) e encerra no dia 31, tem um componente a mais este ano para incrementar os festejos, atrair turistas e encher o povo seridoense de orgulho de sua terra. O bispo da Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, e o prefeito da cidade, Bibi Costa, além de outras instituições que promovem o evento vão receber no último dia de comemorações, das mãos de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o título de reconhecimento da Festa de Sant'Ana como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.

Esta é a primeira edição da festa após a inscrição no Livro de Registro das Celebrações que aconteceu no dia 10 de dezembro de 2010. Apenas as festas religiosas do Círio de Nazaré, na cidade Belém do Pará, e a Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis (Goiás), têm o mesmo título.

Para o prefeito de Caicó, Bibi Costa, o reconhecimento é um verdadeiro atestado do patrimônio que jáexiste e motiva não apenas as autoridades a trabalharem mais, como o próprio seridoense a entender a grandeza deste evento. "Isso nos enche não apenas de orgulho, mas sobretudo de responsabilidade para mover todos os meios de preservar essa cultura e possibilitar aos visitantes um evento de qualidade", disse o prefeito.

O bispo da Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, também exaltou o reconhecimento. Para ele, a festa ganha um valor enorme com esse título aumentando mais ainda o peso cultural, religioso e social que o evento já congrega. "Como igreja sentimos uma grande satisfação por esse título, não apenas porque são poucas festas religiosas no país que o detém, mas porque sabemos do efeito simbólico e devoção que é muito grande para todas as famílias do Seridó", ressaltou o bispo.

Segundo explica o arqueólogo do Iphan, Onésimo Santos, o principal efeito deste reconhecimento é que, a partir de agora, o Iphan poderá trabalhar na elaboração de projetos que visem a preservação da festa. Nos dois dias seguintes à cerimônia de entrega acontecerão as primeiras reuniões sobre o Plano de Salvaguarda da festa. Entre as diretrizes estabelecidas durante a instrução do processo de registro para sua salvaguarda estão: a implantação de ações que incentivem e garantam a transmissão dos saberes das mestras de chouriço e do ofício das bordadeiras; a implementação de um Programa de Educação Patrimonial em escolas da rede pública para difundir o conhecimento a respeito do patrimônio cultural nacional e local; e a criação de um Memorial de Sant'Ana e de um roteiro histórico da festa para que visitantes e moradores de Caicó tenham contato com os principais monumentos e lugares importantes dessa localidade.

Uma história de 260 anos

Os estudos do Iphan começaram em 2007 com o levantamento das referências culturais do Serido, em que participaram antropólogos, sociólogos e historiadores, sobressaindo-se a Festa de Sant'Ana como cultura massiva do Seridó. "O estudo detectou uma cultura muito marcada por características próprias em relação ao sertão de outros estados", disse Onésimo, explicando que outro estudo foi realizado sobre a festa que culminou com a produção de um dossiê com a riqueza cultural do evento. A festa de Sant'ana é uma celebração que ocorre há mais de 260 anos e reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais da região do Seridó.

Além de uma celebração representativa para este município, ela permite também vislumbrar a diversidade das manifestações culturais e possibilita a compreensão abrangente do Seridó potiguar. Fora do aspecto religioso, 19 outras festas no Brasil têm o mesmo título. O primeiro reconhecimento foi o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo outras manifestações são ligadas à cultura, como a Feira de Caruaru, o Ofício das Baianas de Acarajé e o toque dos Sinos em Minas Gerais.

Lendas

O culto a Sant'Ana, que na tradição católica é a mãe de Maria e avó de Jesus, foi formalizado pela Igreja Católica no século XIV e teve sua data fixada em 26 de julho no século XVI. Em Caicó, que tem a santa como padroeira, o culto está vinculado à fundação da cidade, no século XVII. A construção da primitiva capela de Sant'Ana, em 1695, e a história de alguns milagres da santa motivaram a devoção do seridoense por Sant'Ana. Conta a lenda que a construção da capela foi um gesto de gratidão. Um vaqueiro, ameaçado por um touro bravo, pediu ajuda a Sant'Ana.

Durante a construção da capela, mais uma vez a comunidade pediu auxílio à santa para impedir a seca do poço de água no leito do rio Seridó. Sant'Ana ajudou e o poço nunca mais secou, tendo sido possível terminar a construção da igreja. O Poço de Sant'Ana existe até hoje e faz parte de todas as narrativas sobre a origem da cidade.Atualmente, os eventos religiosos concentram-se ao redor da Catedral de Sant'Ana, mas envolve o unicípio com procissões, carreatas e cavalgadas.

Grupo de idosos é preso por estuprar meninas no Sertão há três anos

Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil de Alagoas a descobrir um grupo de doze homens acusado de estuprar três meninas, com idades entre seis e onze anos, na cidade de Água Branca, no Sertão alagoano. Dez integrantes do grupo são idosos, com idades de até 90 anos. Segundo a polícia, eles praticam abuso sexual em crianças da cidade há cerca de três anos.

A operação desencadeada na manhã desta quinta-feira (21) mobilizou policiais de cinco cidades do Sertão. A polícia foi acionada após a denúncia de que um grupo da terceira idade estuprava as crianças em locais como banheiros públicos e até nas dependências de uma sorveteria da cidade. Uma das vítimas, com apenas 11 anos, chegou a contrair gonorreia.

As investigações comandadas pelo delegado regional de Delmiro Gouveia, Manoel Wanderley, confirmaram que os acusados abusavam das três meninas há, pelo menos, três anos.

Vinte mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da comarca de Água Branca , Kléber Rocha, mas alguns dos acusados já tinham morrido. Até o fim da manhã 12 pessoas haviam sido presas.

As vítimas foram ouvidas pelo juiz e contaram detalhes do que sofreram durante os anos em que foram abusadas. Elas foram encaminhadas para o Conselho Tutelar municipal, que também acompanha o caso.

Foram presos doze pessoas: Alvino Sandes Lima, de 90 anos; Francisco Xavier Neto, de 73, conhecido como “Chico de Izadias”; José Euclides de Souza, de 82, o “Pernambuco”; Jovileu Ferreira Batista, de 65 anos, o “Leu”; Marevaldo Manoel da Silva, de 50, “Mareval”; Manoel Messias Vieira da Silva, de 71, “Mané Macedo”; Luiz Francisco dos Santos, de 50, “Luquinha”; José Cardeal, “Zé do Piolho”, de 76; Cícero Luiz da Silva, de 31; José Cláudio Lima da Silva, “Cacau”, com idade ainda desconhecida; Severino João dos Santos, 70, o “Major”, e Manoel Francisco dos Santos, de 61 anos, conhecido como “Lila”.

Com Cícero Luiz da Silva, os policiais civis apreenderam um revólver, calibre 38.

Os presos serão conduzidos, ainda hoje ao IML de Maceió e, onde farão exames de corpo de delito.

Fonte: Portal UOL

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama