Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Torcida do Corinthians derrama champanhe e intimida Ronaldo no CT

Ronaldo apareceu no estacionamento do CT Joaquim Grava, onde alguns automóveis danificados por torcedores do Corinthians ainda estavam estacionados, sem as suas roupas de treinos no final da tarde desta sexta-feira - o restante do elenco treinava no gramado e na academia. Mas logo precisou retardar o seu retorno para casa.

Naquele momento, um grupo de mais de 20 torcedores organizados se penduravam nas grades do CT para protestar - principalmente contra Ronaldo. Derramavam garrafas de champanhe na grama para ironizar o astro. "É disso que você gosta, seu safado!", gritou um dos manifestantes.

Orientado pelos seguranças do Corinthians, que ganharam o reforço do batalhão de choque da Polícia Militar (PM) para evitar confusões, Ronaldo desistiu de sair do CT naquele momento. Precisou se recolher, sob foguetório e os gritos inflamados dos torcedores: "Ronaldo, c..., fora do Timão!".

O atacante não foi o único alvo do protesto. O lateral esquerdo Roberto Carlos acabou chamado de "pipoqueiro". O técnico Tite também foi ofendido. A principal queixa dos torcedores, de um modo geral, é contra a falta de disposição do Corinthians na vexatória eliminação na pré-Libertadores, contra o Tolima, na Colômbia. "Ai, que saudade, do tempo em que o Timão jogava com vontade!", rimaram. "Timão é tradição! Não pode ter c...!", acrescentaram, em coro.

A diretoria do Corinthians, presidida por Andrés Sanchez, também não foi perdoada. Membros de torcidas organizadas não aceitam o excesso de atenção dado ao departamento de marketing, em oposição ao futebol. "Doutor, eu não me engano, planejamento é roubar corintiano!", cantaram os revoltados.

A manifestação atraiu a atenção da imprensa, que deixou de registrar imagens do treinamento do Corinthians para fotografar e filmar a ação da torcida. Quando os profissionais foram afastados por um cordão humano feito por seguranças do clube, os manifestantes berraram ainda mais alto.

Superesportes

Maior reservatório do RN alcança 70% e Defesa Civil emite alerta

De Alex Costa, especial para o Diário de Natal

As barragens Armando Ribeiro Gonçalves, no município do Assú, e Santa Cruz, localizada em Apodi, atingiram 70% da capacidade de armazenamento, faltando 4,5 metros para atingirem o primeiro sangradouro. A avaliação é da Defesa Civil do Rio Grande do Norte. A situação é de alerta, uma vez que as duas barragens poderão transbordar caso haja a ocorrência de mais 700 milímetros de chuva.

Nas demais regiões visitadas por representantes da Comissão de Defesa Civil (Codec) foram constatados outros problemas que também podem contribuir para possíveis inundações. Para corrigí-los, o Governo do Estado está notificando as autoridades responsáveis, prefeituras, órgãos da União e do próprio Estado.

Só em Apodi, é preciso desassorear os rios Apodi e Umari, retirar entulhos, sedimentos, lixo e outros detritos para repor a capacidade de vazão, uma vez que a Defesa Civil relatou que havia risco de inundação no caso de transbordamento da barragem em mais de 13 distritos que a circundam, somando mais de 12 mil pessoas morando em áreas de risco, segundo a Codec.

No município de Ipanguaçu, a Defesa Civil constatou erosão na parede externa da barragem do Pataxó, acompanhado de defeito nas comportas, impossibilitando sua abertura para dar vazão às águas, concentrando um elevado nível das águas.

Em Assú, a erosão na parede externa da barragem Armando Ribeiro Gonçalves mostra a falta de manutenção, possibilitando riscos de inundação. A Defesa Civil também constatou riscos em cidades que margeiam o rio Piranhas, como Carnaubais, Pendências, Itajá, Alto do Rodrigues, Macau e Porto do Mangue.

Reparos

Com a constatação da Defesa Civil sobre a situação de risco em açudes no estado, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) foi notificado pelo Governo do Estado e determinou providências para sanar os problemas. O superintendente do órgão, Elias Fernandes, afirmou que o Dnocs irá executar um trabalho conjunto e sequenciado para evitar dificuldades maiores à população. "Precisamos da atuação detodos", reforçou.

A Defesa Civil continua fazendo notificações para correção dos problemas. Exemplo é o caso da ponte Felipe Guerra, no município de Assu, que ainda apresenta problemas no pilar 14. A barragem de Jucurutu também permanece com avarias no sistema de bombas, porém as comportas já voltaram a funcionar.

Em Tangará a situação é de normalidade. A barragem Guarita continua recebendo consertos preventivos e já não há mais preocupação. "Antes o Corpo de Bombeiros vigiava constantemente o local, nas embarcações. Hoje, as visitas são periódicas e não há mais alarme", garante o tenente Couceiro.

Além da situação da ponte, também serão tratadas com o Dnocs as medidas que estão sendo tomadas em relação à barragem Armando Ribeiro e outros açudes. O manancial é o maior do RN, com 2,4 bilhões de metros cúbicos. Na última quinta-feira, a água alcançou 69% do volume máximo, segundo o site do Dnocs. Para os gestores, o nível já é preocupante, visto que, se as chuvas persistirem, em pouco tempo o açude poderá transbordar, deixando várias cidades alagadas, causando prejuízos diversos.


"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama