Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ministro da Saúde convoca população a aderir à campanha de vacinação

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, convocou as famílias a aderirem ao Dia D de vacinação contra a influenza A (H1N1) e gripe comum para idosos neste sábado (8). A ideia, segundo ele, é que as pessoas aproveitem a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe Comum para tomarem a vacina da influenza A (H1N1) – gripe suína, diante da constatação de que apenas 10 dos 27 estados da federação atingiram a meta de vacinar 80% de cada grupo.

A campanha de vacinação contra a nova gripe, que terminaria neste sábado (8) para doentes crônicos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e jovens de 20 a 29 anos, foi prorrogada até o dia 21 de maio nos estados que não conseguiram atingir a meta.

Temporão atribuiu a baixa adesão às dúvidas e desconfianças geradas sobre a eficácia da vacina, mas se mostrou otimista de que o Dia D, neste sábado, vai atrair milhares de pessoas aos postos, que funcionarão das 8h às 17h.

A partir da próxima segunda-feira (10), a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína estará disponível para adultos de 30 a 39 anos. A expectativa do ministério é vacinar 30 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Temporão informou que até agora foram aplicadas no país 47,5 milhões de doses contra a nova gripe, o que representa mais de 15% das doses da vacina aplicadas em todo o mundo.

Ele lembrou que a escolha dos grupos a serem vacinados (trabalhadores da área de saúde, gestantes, doentes crônicos e indígenas aldeados) foi uma determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que o acréscimo das crianças de seis meses a dois anos e de jovens de 20 a 39 anos foi feito no Brasil com base nos altos índices de registro da doença nestes grupos.

Este ano, o Ministério da Saúde registrou 50 mortes pela influenza A (H1N1) – gripe suína e 361 internações. Um em cada cinco doentes eram mulheres grávidas.

A campanha de vacinação do idoso contra a gripe comum lançada hoje (7) segue até o dia 21 de maio nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nas regiões Norte e Sul, a campanha começou no dia 24 de abril e termina neste fim de semana.

Segundo o Ministério da Saúde, a divisão do calendário ocorreu devido a um atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

Inscrições de concurso para professor da UERN começam dia 10

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) abriu concurso público para a contratação de quatro professores, três dos quais serão lotados no campus central de Mossoró e um no campus avançado de Pau dos Ferros. O período das inscrições vai desta segunda-feira, dia 10, até o dia 9 de junho de 2010.

De acordo com o edital do concurso, publicado na edição desta sexta-feira, dia 07, do “Diário Oficial do Estado”, duas vagas são para professores graduados em Física, um para Ciência da Computação e outra para graduados em Letras.

As inscrições podem ser feitas por procuração ou via Sedex dos Correios, observando-se que a data máxima para postagem nesse caso deverá ser o dia 4 de junho. No ato da inscrição, o candidato precisa comprovar o pagamento da taxa de R$ 200,00, feito em depósito na conta corrente 18.870-0, agência 0036-1, do Banco do Brasil e em favor da Uern.

Para ter direito à isenção da taxa de inscrição, o candidato tem de comprovar, também, que é doador regular de sangue.

As provas didáticas do concurso serão realizadas às 8 horas do dia 16 de junho, nas salas do campus central, no km 46 da rodovia federal BR-110, no bairro Costa e Silva, em Mossoró. Também ocorrerão provas de títulos, no dia 18 e de memorial, no dia 19.

Fonte: DN Online

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama