Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Escolas públicas já podem escolher livros didáticos que vão receber em 2011

Professores de escolas públicas devem escolher, a partir de hoje (21) e até 4 de julho, os livros didáticos que serão usados por seus alunos em 2011. Neste ano, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), vai atender estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental com obras de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O primeiro passo é acessar o Guia do Livro Didático de 2011 no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do ministério que é responsável pelo programa. Lá, o professor encontra uma lista de livros, com a respectiva descrição e resenha de cada deles. A partir dela deve escolher qual obra se adapta melhor ao projeto pedagógico da escola.

As escolas que não escolherem seus livros receberão as obras que forem mais pedidas em seu município. Depois de fechar o total de de cada título solicitado pelas redes de ensino, o FNDE compra o material, que começa a ser distribuído para as escolas em novembro pelos Correios.

A partir deste ano, para participar do PNLD a secretaria estadual ou municipal de Educação precisa firmar um termo de adesão. Quem não assinar o documento e enviá-lo ao FNDE não receberá os livros em 2011. O prazo termina em 30 de junho. Mais informações no site do fundo.

Da Agência Brasil

Maradona diz que Brasil é grande favorito da Copa

O técnico da Argentina, Diego Armando Maradona, afirmou nesta segunda-feira je que apontou o Brasil como "grande favorito" para ganhar a Copa do Mundo porque, "embora digam que não está jogando bem, define quando tem que definir".

Maradona também falou que o futebol sul-americano tem mais qualidade que o europeu e que, por isso, está tendo melhores resultados no Mundial.

"As Eliminatórias (na América do Sul) são muito competitivas, mais que na Europa. O Equador poderia estar no Mundial sem dúvidas, e jogar contra as Ilhas Faroe", opinou o técnico da Argentina.

"Os sul-americanos estão fazendo o Mundial que realmente deveria ser jogado. Seria preciso colocar equipes que deem o perfil de um Mundial e nós, sul-americanos, estamos fazendo isso", acrescentou.

Da Agência EFE

Ministro do Planejamento cria grupo para ampliar segurança em concursos

Depois da descoberta de uma quadrilha que fraudava concursos públicos federais há pelo menos 16 anos, o governo federal decidiu reagir. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, determinou a criação de um grupo de trabalho para propor medidas de segurança para a realização de seleções públicas de órgãos do governo.

Em nota, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) informou que a proposta é “reforçar a transparência das seleções”. Instituído por meio de portaria interna do Ministério, o grupo será composto por representantes das secretarias de Gestão, Executiva, de Recursos Humanos e de Logística e Tecnologia da Informação. Os profissionais da pasta vão apresentar soluções em até 30 dias.

Operação Tormenta

A Polícia Federal desencadeou na última quarta-feira (16/6) a Operação Tormenta, que resultou na eliminação de seis aprovados no concurso para agente da própria corporação e na prisão de 12 integrantes de uma quadrilha. O grupo criminoso fraudava concursos públicos em todo o Brasil.

Além de acessar questões do concurso da PF, o grupo conseguiu as provas do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e do concurso da Receita Federal (Auditor-Fiscal/1994). A PF identificou pelo menos 53 candidatos que tiveram acesso à prova de Agente Federal e 26 à da OAB. Há indícios de que 41 concorrentes conseguiram os cadernos de provas da Receita Federal.

Outras tentativas

Mesmo após a descoberta do vazamento da prova da OAB, o grupo criminoso tentou, sem sucesso, fraudar os concursos da Caixa Econômica Federal, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Advocacia-Geral da União (AGU), da Santa Casa de Santos e da Defensoria Pública da União (DPU).

Do Blog Papo de Concurseiro, do Correioweb

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama