Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UERN divulga lista de aprovados no vestibular 2011; confira

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), divulgou nesta segunda-feira a lista de aprovados no vestibular 2011 da instituição. A previsão inicial de divulgação era o dia 31 de janeiro, mas foi antecipado para possibilitar que os candidatos aprovados tenham mais tempo para providenciar a documentação.

As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 10 e 11 de fevereiro. As provas do PSV 2011 foram realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2010, ofertando um total de 2.346 vagas.

Fonte: Tribuna do Norte Online

INSS começa amanhã pagamento da folha de benefícios de janeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira (25) o pagamento dos benefícios dos segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para os beneficiários da Previdência Social que ganham acima do mínimo o pagamento começa dia 1º de fevereiro.

O calendário de pagamentos de 2011 está disponível no site da Previdência Social. Para isso, basta acessar o link Agência Eletrônica: Segurado. Cartazes com o cronograma também foram distribuídos à rede bancária.

Os segurados da Previdência também podem se informar sobre as datas do pagamento com os operadores da Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local quando feita de celular.

Preparador físico do Santa Cruz fratura costela após ser arrastado em enxurrada

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da repórter Fernanda Zauli


O preparador físico do Santa Cruz, Edson José de Barros Filho, 43 anos, foi transferido para o Hospital Promater, no início da tarde desta segunda-feira (24). Ele sofreu fratura em uma das costelas, um corte na cabeça e alguns arranhões após ser arrastado na BR-226, próximo às cidades de Tangará e Santa Cruz, entre os quilômetros 92 e 106.

Segundo contou o cunhado de Edson, Osório Jácome, mesmo sem saber nadar e sendo levado pela correnteza, Edson conseguiu se manter boiando na água, até o momento em que firmou o pé no chão e saiu da correnteza. O preparador físico saiu em busca de ajuda nas casas próximas durante a madrugada, mas só conseguiu socorro por volta das 9h desta segunda-feira.

Após ser socorrido em Tangará, Edson Barros foi encaminhado para atendimento no Hospital Walfredo Gurgel. Ele foi transferido para a Promater, após passar por um ultrassom abdominal. O vice-presidente do clube, João Cavalcanti, informou que Edson passa bem e está com a família.

Susto

Na madrugada desta segunda-feira(24), por volta de 00h30, o veículo Fiat Uno preto, placas NNK-5528, onde estavam o preparador físico do clube Edson José de Barros Filho e o fisioterapeuta, Pablo Miranda da Silva Canela, foi arrastado por uma enxurrada na BR-226, próximo às cidades de Tangará e Santa Cruz, entre os quilômetros 92 e 106. Além dos dois integrantes da comissão técnica, o técnico Wassil Mendes, que estava em outro veículo, um Ford Ka branco, escapou das águas por ter optado por não atravessar o local.

Edson Barros, foi arrastado por quase 15 km até a zona rural de Tangará, onde foi resgatado somente por volta das 9h por um agricultor. O homem, identificado como Ágape, tangia o gado na Fazenda Guarita, quando visualizou o preparador físico pedindo socorro na beira do rio. Logo após a solicitação do serviço de emergência, ele foi encaminhado para o hospital de Santa Cruz.Edson chegou ao hospital com dois cortes na cabeça e uma suspeita de fratura na costela.

Prazo para pedir ressarcimento das perdas do Plano Collor 2 acaba no fim de janeiro

Os correntistas que tinham caderneta de poupança em janeiro e fevereiro de 1991 e foram prejudicados pelo Plano Collor 2 têm alguns dias para entrar na Justiça. Acaba no fim do mês de janeiro o prazo para pedir a correção de quase 22% do saldo da época.

Em 31 de janeiro, dia em que o Plano Collor 2 completa 20 anos, prescreve o prazo para dar entrada em ações individuais. Na ocasião, o governo substituiu como indexador da poupança o Bônus do Tesouro Nacional Fiscal (BTN-F), que pagava 21,87%, pela Taxa Referencial Diária (TRD), que pagava 7,76%. A diferença – 14,11 pontos percentuais – representa a perda dos poupadores.

Para entrar com ação individual, os correntistas precisam de cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e dos extratos da caderneta de poupança em janeiro e fevereiro de 1991. Os bancos costumam cobrar pelo extrato, que pode demorar alguns dias para ser emitido. Caso a instituição financeira não envie o documento antes do dia 31, o poupador pode iniciar o processo apenas com o protocolo do pedido de emissão do extrato.

Para tentar reaver o dinheiro, o correntista deve processar o banco onde tinha caderneta de poupança na época. Se o valor da perda for de até 40 salários mínimos, é possível ingressar no Juizado Especial Cível. Caso a perda seja menor que 20 salários mínimos, o correntista nem precisa contratar advogado.

Quem tinha poupança na Caixa Econômica Federal pode ingressar com a ação no Juizado Especial Federal. Nesse caso, o correntista só deverá contratar advogado se a perda for maior que 60 salários mínimos.

Em agosto do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou os bancos a pagar a correção de todos os planos econômicos, mas reduziu de 20 para cinco anos o prazo para que os poupadores entrassem com ações coletivas, o que derrubou 1.015 das 1.030 ações coletivas que ocorrem na Justiça. Para as ações individuais, foi mantido o prazo de 20 anos.

Dias depois da decisão do STJ, o ministro José Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a tramitação de todas as ações de poupadores que pedem o ressarcimento da correção da poupança nos Planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 1 (1990). Até que o plenário tome uma decisão final sobre o assunto, os recursos estão parados na Justiça. As perdas do Plano Collor 2 ficaram fora da decisão de Toffoli.

No Plano Collor 1, os poupadores também sofreram perdas porque o governo não corrigiu o saldo da caderneta de poupança em março, abril e maio de 1990. No entanto, o prazo para entrar com ações individuais acabou em maio do ano passado.

Da Agência Brasil

UFRN fará convocação para as vagas remanescentes a partir desta segunda

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz a partir hoje, 24, 18h, as chamadas para preenchimento de vagas remanescente e de remanejamentos de opção de cursos para os candidatos classificados no Vestibular 2011. A primeira chamada dos candidatos será feita nos quadros de avisos da COMPERVE e do Departamento de Administração Escolar (DAE), como também nos sites www.prograd.ufrn.br ou www.comperve.ufrn.br.

A programação das convocações e o cadastramento dos candidatos seguirá a seguinte ordem: 1ª chamada no dia 24, com cadastramento no dia 26 de janeiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h; 2ª chamada ocorre no dia 27, com cadastramento no dia 31, no mesmo horário; última chamada no dia primeiro de fevereiro, com o cadastramento dos candidatos no dia três de fevereiro, também a mesma hora.

Os classificados convocados dos Campi de Caicó e Currais Novos realizarão seus cadastramentos nos próprios centros, enquanto que para os candidatos do Campus Central e Campus Santa Cruz, o processo será realizado no Departamento de Administração Escolar da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Campus de Natal.

Os candidatos deverão, no ato do cadastramento, apresentar os seguintes documentos: diploma ou certificado ou certidão de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Histórico Escolar (uma cópia autenticada); RG e CPF (cópias autenticadas); certidão de quitação eleitoral fornecida por órgão da Justiça Eleitoral ou obtida pelo endereço eletrônico www.tse.gov.br e prova de estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino).

A matrícula dos alunos classificados e cadastrados será realizada nas coordenações dos respectivos cursos, nos horários de expediente, nas seguintes datas: para o 1º período letivo de 2011, a matrícula ocorrerá de três a nove de fevereiro; para o 2º período letivo 2011, será de 21 a 27 de julho.

UEPB oferece 150 vagas imediatas para área de apoio com salário de R$2.300

Do ONORTE.COM.BR

Os interessados em participar do concurso para técnico-administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm motivos para se alegrar: das 200 vagas que serão oferecidas, 150 são para contratação imediata. Anteriormente, a previsão era de que todas as oportunidades fossem destinadas ao cadastro de reservas, que foi reduzido para 50.

A distribuição das vagas também já está sendo estipulada e, a princípio, 120 exigirão apenas o nível médio, sendo 100 voltadas ao cargo de assistente administrativo e 20 ao de auxiliar de biblioteca. Haverá inda 20 oportunidades para técnicos em informática e em laboratório, sendo metade para cada, e 20 em áreas mais específicas que ainda serão definidas. Os vencimentos iniciais para o nível médio são de R$2.300. As demais 40 oportunidades serão destinadas ao nível superior e divididas entre as áreas de Biblioteconomia, Economia, Contabilidade, Administração, Nutrição, Pedagogia e Computação (analista de sistemas).

A Universidade oferecerá, além das 200 vagas já mencionadas, outras 200 voltadas ao cargo de professor, totalizando 400 oportunidades. As seleções serão regidas por meio de editais distintos, ambos previstos para serem divulgados ainda nesse semestre, após reunião do Conselho Universitário (Consuni) para homologação da proposta da distribuição das vagas de técnicos-administrativos. O encontro está previsto para fevereiro e, assim que ocorrer, a empresa organizadora será escolhida e os editais lançados o mais rápido possível.

No magistério, a expectativa é de que os primeiros 150 classificados serão contratados imediatamente, sendo os 50 restantes ao logo do ano. O salário inicial é de R$9 mil. Um estudo do quadro de pessoal está em andamento para definir a distribuição das vagas pelos departamentos da universidade, mas já é possível afirmar que todas as 42 áreas de formação existentes serão contempladas. Algumas delas são Direito, Ciências Humanas, Administração e Saúde. Os contratados serão lotados nos sete campi da UEPB, localizados em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos.

Com o objetivo de motivar os funcionários a buscarem por qualificação profissional, o Plano de Cargos e Carreira da instituição proporciona rendimentos àqueles que obtêm títulos acadêmicos e cursos de capacitação. Os servidores recebem adicionais de 15% sobre os vencimentos por cada especialização alcançada.

O último concurso para o cargo de assistente administrativo da universidade foi em 2007, organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa de São José do Rio Preto. Na ocasião, o processo seletivo constou de prova com 50 questões sobre as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, mas de lá para cá é provável que tenha aumentado a quantidade de assuntos que serão abordados no teste.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama