Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Secretaria de Educação confirma proposta de novos notebooks para educadores no RN

A subsecretária de Educação do Estado, Cátia Lopes, confirmou nessa quarta feira (29), durante o 15º Encontro do PROLER no RN, a possibilidade de entrega de mais notebooks, na segunda etapa do projeto Professor Conectado. Na primeira etapa, o Governo do Estado fez a entrega de notebooks apenas para os professores que estão em sala de aula. Na próxima etapa, o governo deve contemplar articuladores pedagógicos, professores-regentes de bibliotecas, mediadores de leitura, coordenadores, entre outros educadores da rede estadual.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) lançou o Projeto Professor Conectado no último dia 17, nas 16 Diretorias Regionais de Educação do Estado, entregando 10.200 computadores aos docentes. A ação consiste em criar e socializar a utilização das novas tecnologias digitais nas escolas da rede estadual de educação com a disponibilização de softwares específicos ao trabalho pedagógico. O projeto também vai garantir o acesso a internet por meio de parceria com uma operadora de telefonia.

Sobre os softwares pedagógicos, eles já estão sendo utilizados pelos professores em salas de aula. De acordo com os professores, a informática está melhorando consideravelmente a metodologia de ensino. Valdinete Terezinha de Oliveira, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), em Currais Novos, considera os programas de informática “extremamente pedagógicos” e que a estão “ajudando muito” no trabalho de pesquisa sobre a disciplina que leciona - biologia.

“O nosso desempenho melhora muito, porque preparar uma aula requer conhecimento e com essa ferramenta nós temos mais opções de estudo, pesquisa e até didaticamente para o aluno porque a aula fica mais prazerosa e eles prestam mais atenção”, afirmou Valdinete.

Edna Maria dos Santos Oliveira, professora de língua portuguesa, da Escola Estadual Sete de Novembro, no município de Alexandria, afirmou que o computador está sendo muito bom para professores de todas as áreas. “Por meio da internet temos a disponibilidade de textos literários. Antes, tínhamos que pegar livros emprestados de um colega e fazer cópia”, comentou.


O projeto Professor Conectado foi lançado pelo Governo do Estado como um reconhecimento ao trabalho de quem repassa conhecimento diariamente. A intenção do governo, é fazer com que os nossos educadores se utilizem de uma ferramenta tecnológica facilitadora, que neste caso, é a internet, para ampliar seus conhecimentos e melhorar a aprendizagem”, destacou a subsecretária de Educação, Cátia Lopes.

Em Mossoró, a professora Maria Lúcia de Carvalho, da Escola Estadual Santa Terezinha, do Bairro de Santo Antônio, revelou que já estava se preparando para comprar um computador, “para mim foi um grande presente”, confessou.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Agência RN

Compra de votos em troca de crack em Caicó será investigada pelo MPE

O procurador regional eleitoral Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes encaminhou ao promotor eleitoral do município de Caicó, Geraldo Rufino, cópia de matéria jornalistica publicada no Diário de Natal que denuncia uma possível compra de votos, por parte de lideranças políticas da região, em troca de crack.

No ofício encaminhado ao promotor, o procurador solicita que seja averiguada a veracidade das informações, adotando-se as providências pertinentes. De acordo com Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, caso haja necessidade, o promotor eleitoral poderá reunir as provas de materialidade, autoria e prévio conhecimento do beneficiário, encaminhando os autos à Procuradoria Regional Eleitoral.

“O fato, caso confirmado, seria bastante grave e representa uma séria ameaça ao regime democrático, pois além da compra de voto por si só ser ilícita, estaríamos diante de um outra grave ilicitude que seria o tráfico de drogas”, destaca.

A compra de votos é irregularidade prevista no Artigo 41-A da lei eleitoral e tem como penalidade a cassação do registro ou diploma, além da aplicação de multa.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MPRN

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama