Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Transexuais e travestis vão poder usar nome social em órgãos do MEC

Está na edição de hoje (21) do Diário Oficial da União a Portaria Nº 1.612 que assegura aos transexuais e travestis o direito de escolher o nome pelo qual querem ser tratados em atos e procedimentos promovidos no âmbito do Ministério da Educação.

Estão incluídos na norma o crachá e o e-mail. A norma prevê 90 dias para que o nome social passe a ser usado em todas as situações previstas.

Entende-se por nome social o modo como travestis e transexuais são reconhecidos, identificados e denominados em sua comunidade e meio social. Os direitos assegurados abrangem os agentes públicos do Ministério da Educação, cabendo às autarquias vinculadas a regulamentação da matéria dentro de sua esfera de competência.

Da Agência Brasil

Prevenção ao HIV vai priorizar diagnóstico precoce e fim do preconceito

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que os desafios brasileiros para conter o HIV/aids incluem o combate ao preconceito e a ampliação do diagnóstico precoce, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. “Precisamos de novas atitudes, sobretudo entre o público mais jovem”, destacou. Uma campanha será lançada em 1º de dezembro.

Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal

Este ano é comemorada a 258ª festa com o tema: "Com Maria e José, a Igreja de Natal.

A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, tem apenas um registro oral e de fé, não há documentos que registrem a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi.

Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. A sua festividade se lhe celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória".

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes dirigiu-se ao local e conduziu a imagem para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário.

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Vale salientar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571. Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.

Este ano é comemorada a 258ª festa com o tema: "Com Maria e José, a Igreja de Natal transborda Jesus".

Por Gerlane Lima/nominuto.com

Acidente com ônibus na BR-226 deixa várias pessoas feridas

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21), um ônibus particular da empresa Grimaldi TUR de placas MZG 0457 de Campo Redondo-RN, perdeu o controle após quebrar a barra de direção do veículo, bater em um carro de passeio que vinha no sentido contrário e capotar várias vezes na BR-226, entre as cidades de Currais Novos e Campo Redondo.

Ao todo, o ônibus transportava cerca de 13 pessoas. Equipes do Corpo de Bombeiros de outras cidades foram acionadas para prestar socorro às vítimas. Além dos dois funcionários da empresa Grimaldi Tur, pelo menos outras 11 pessoas tiveram escoriações de grau leve e não ficaram presas nas ferragens.

O Tenente Miranda do Corpo de Bombeiros de Caicó, afirmou que o acidente desta segunda-feira (21) vitimou fatalmente apenas uma pessoa.Trata-se do motorista do ônibus e dono da pequena frota, Grimaldi Medeiros, de 43 anos, que foi arremessado do interior do seu ônibus para o matagal. O cobrador da empresa, identificado até o momento como “Acizinho”, ficou gravemente ferido e foi transferido para a capital do estado com possibilidades de amputação de um membro.

Outro veículo envolvido

Duas vítimas estavam no carro Fiat tipo pálio de cor azul com placas de Natal vinham com destino à Caicó. O motorista do Pálio disse que ao tentar ultrapassar o ônibus, foi atingido por ele e desceu uma ribanceira. Além do motorista que teve apenas escoriações leves, no carro, também estava outro homem que teve sua clavícula quebrada.

Fonte: DN Online

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama