Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Chico Anysio piora e volta a ter pneumonia

Da redação do UAI.COM.BR

O humorista Chico Anysio voltou a apresentar pneumonia na base do pulmão direito, conforme divulgou o Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado. Não há previsão de alta.

A medicação dos antibióticos para combater a pneumonia foi trocada. Segundo a unidade, Chico continua no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas não está sedado. O humorista também voltou a usar suporte mecânico para respirar.

Chico Anysio foi internado no dia 2 de dezembro do ano passado com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e ele foi submetido a uma angioplastia.

Durante o período pós-operatório, o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

OAB diz que vai entrar com ações contra aposentadoria a ex-governadores

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou nesta segunda-feira que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com ações contra todos os ex-governadores que requereram e passaram a ganhar pensões vitalícias dos estados após deixarem seus cargos. O benefício chega a custar R$ 24 mil por mês aos cofres estaduais.

A OAB diz, em nota, que o pagamento "atenta contra o princípio da moralidade pública, afrontando a Constituição Federal" e "a OAB pedirá a cassação desse benefício".

A edição desta segunda-feira do O GLOBO revelou que, de dezembro para cá, ao menos, três ex-governadores já garantiram o subsídio, apesar de haver uma decisão do STF, de 2007, contra a concessão de aposentadorias vitalícias a ex-chefes de estado. São eles: Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, Roberto Requião (PMDB), do Paraná, e Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina. Neste caso, o ex-governador administrou o estado por apenas nove meses e, mesmo assim, teve direito ao privilégio.

Cerca de 60 ex-governadores recebem esse tipo de subsídio no país. E essa lista deve aumentar. A ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB) aguarda a autorização da atual gestão para ter o pagamento liberado.

- A Ordem considera isso um privilégio. É algo que agride o princípio da moralidade e sobretudo a igualdade que tem de haver entre os cidadãos brasileiros _ afirmou o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante.

Para ingressar com as ações diretas de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo, o Conselho Federal da OAB precisa que suas seccionais encaminhem levantamentos sobre o caso em cada estado onde a concessão do privilégio vigora.

O conselho federal foi o autor da ação que, em 2007, colocou fim ao pagamento da aposentadoria no Mato Grosso do Sul ao ex-governador Orcírio dos Santos, o Zeca do PT.


Da Agência O Globo

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Vestibular 2011

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O cadastramento dos aprovados no Vestibular 2011 para o Campus de Natal começam nesta terça-feira (18). Os que passaram para os Campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz devem se cadastrar até o dia 20 de janeiro, seguindo um calendário estabelecido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

O cadastramento é para todos os candidatos aprovados, independentemente do período letivo de entrada (2011.1 ou 2011.2). Será necessária, no ato de se cadastrar, a apresentação dos seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar do ensino médio (uma cópia legível e autenticada); RG e CPF (cópias legíveis e autenticadas); certidão de quitação eleitoral fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou pelo sítio www.tse.gov.br (documento dispensado para candidatos que completaram 18 anos após o dia cinco de maio de 2010); provas de estar em dia com as obrigações militares para candidatos do sexo masculino.

O cadastramento poderá ser realizado mediante procuração do interessado, passada por instrumento público ou particular. Após o término do período destinado a isso, que ocorre até sexta-feira, dia 21, começa o preenchimento de vagas remanescentes e o remanejamento de períodos letivos.

No Campus Central, o cadastramento acontece na Escola de Ciência e Tecnologia, a partir desta terça-feira, 18, das 8h às 11h30, para os seguintes cursos: Ciências Atuariais, Engenharias Civil, Elétrica, de Alimentos e Química, além dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química e Química do Petróleo. No período vespertino, mais precisamente das 13h30 às 17h, acontece o cadastramento do curso Ciências e Tecnologia.

No dia 19 de janeiro, das 8h às 11h30, será iniciado o cadastramento para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Filosofia, Geografia, Gestão de Políticas Públicas e Letras. Das 13h30 às 17h, ocorrerá para os cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Design, História, Música, Pedagogia, Serviço Social e Teatro.

No dia 20, das 8h às 11h30, será a vez de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nutrição e Psicologia. E das 13h30 às 17h, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Os retardatários de todos os cursos de Natal poderão realizar o cadastramento na próxima sexta-feira, 21, das 8h às 17h.

A matrícula dos alunos classificados e cadastrados será realizada nas coordenações dos respectivos cursos, nos horários de expedientes, nas seguintes datas: para o 1º período letivo, de três a nove de fevereiro, e, para o 2º período, de 21 a 27 de julho de 2011.

Evangélicos querem impedir distribuição de cartilha anti-homofobia

A Frente Parlamentar Evangélica quer barrar a distribuição de cartilha elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para orientar alunos das escolas públicas sobre o preconceito contra homossexuais.

Segundo o presidente da frente parlamentar, deputado João Campos (PSDB-GO), sua assessoria vai analisar todo o conteúdo para emitir parecer sobre a possibilidade ou não de se propor uma ação no Judiciário e na Procuradoria-Geral da República com vistas ao recolhimento do material.

O deputado está preocupado porque considera que se trata de "uma cartilha que está muito mais fazendo a apologia do sexo entre crianças e adolescentes do que necessariamente orientando acerca da homofobia, do ponto de vista preventivo, para educar as pessoas".

Prazo para inscrição do Sisu será estendido até a próxima quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender de terça (18) para a próxima quinta-feira (20) o prazo para a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para universidades federais.

De acordo com a pasta, a medida foi tomada por dois motivos: as dificuldades de os alunos da região serrana do Rio se inscreverem devido às chuvas e a decisão judicial que mudou o processo seletivo na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), impedindo que parte das vagas fosse reservada a alunos do Estado. A universidade seleciona parte dos seus alunos pelo Sisu.

O sistema oferece mais de 83 mil vagas de ensino superior em 83 instituições, o que corresponde a um aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram oferecidas. A inscrição é feita a partir da nota do Enem.

Hoje, o MEC informou ainda que que os estudantes interessados em se inscreverem no Sisu terão um tempo limite para concretizar a inscrição no site do órgão. Serão apenas 20 minutos.

A medida ocorre para limitar a navegação excessiva na página do site e, assim, evitar congestionamento e problemas para concretizar a inscrição, como já foi registrado ontem. Caso a página fique apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos.

Apenas ontem, foram feitas 357 mil inscrições. Por conta do grande número de acessos, estudantes reclamaram de problemas no carregamento da página e no reconhecimento de senhas.

Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos --um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.

O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama