Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nasa comprova que um cochilinho à tarde pode melhorar a atenção, a memória e o humor

Sentir vontade de cochilar depois do almoço não é coisa de preguiçoso nem de glutão: especialistas explicam que é normal sentir sonolência no meio da tarde, devido à queda de temperatura que o nosso corpo sofre nessa hora do dia. O grande problema é que, justamente na hora em que muitos mamíferos se espreguiçam longamente em baixo de uma sombra, a maior parte dos trabalhadores tem que voltar para o batente.

– É normal e fisiológico sentir sono depois do almoço - explica Lia Rita Bittencourt, médica do Instituto de Sono, na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. – Nesse período, além da queda da temperatura corporal, o processo digestivo libera algumas substâncias que favorecem a vontade de dormir.

Cochilar cerca de meia hora, no meio da tarde, pode melhorar a atenção, a memória, as habilidades motoras, o humor e a capacidade de tomar decisões. Segundo um estudo da Nasa, agência espacial americana, 26 minutos de repouso, em média, aumentam a produtividade em até um terço a capacidade de atenção em 54%.

Jornal do Brasil/Luisa Bustamante

Falha em equipamento de segurança causou apagão, diz governo

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta segunda-feira que a causa definitiva da pane elétrica da última sexta-feira foi uma falha no cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia. Na ocasião, o blecaute atingiu sete Estados.

Segundo Zimermann, o equipamento, que se trata de um cartão eletrônico que compõe o sistema de segurança da estação, estava com a manutenção 'rigorosamente em dia'. A última manutenção, feita a cada quatro anos, aconteceu em outubro do ano passado.

Técnicos do setor estão reunidos em Brasília no âmbito do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) e no Rio de Janeiro para apurar as causas da pane no cartão.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) está responsável por elaborar o RAP (Relatório de Análise de Perturbação), documento definitivo sobre o incidente. Não há data ainda para a entrega do documento.

APAGÃO

Sete Estados do Nordeste foram atingidos pelo apagão: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O problema começou às 23h08 (0h08 em Brasília) de quinta, e o fornecimento só foi plenamente restabelecido às 3h (4h em Brasília) de sexta, quando a energia voltou em Natal (RN).

'Não houve um apagão, houve uma interrupção temporária de energia', disse na ocasião o ministro Edison Lobão . O ministro descartou defasagem e desgaste de equipamentos, tampouco sobrecarga de energia. Também não houve ocorrência de tempestades na região.


SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

Ministério da Justiça abre inscrições para bolsas na área de segurança pública

O Ministério da Justiça abriu as inscrições do projeto Bolsa Formação para profissionais de segurança pública. O projeto, que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), oferece aos agentes uma bolsa com o valor mensal de R$ 443 para cursos de especialização e pós-graduação na área.

Este ano, o Bolsa Formação mudou a dinâmica de inscrição e seleção de candidatos. Segundo o Ministério da Justiça, a inscrição passou a ser anual e pode ser feita no site do ministério. As novas regras e diretrizes do projeto foram publicadas na última sexta-feira (4).

Policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais poderão se inscrever até o próximo dia 27. O ministério informou que só podem participar os profissionais de estados e municípios que fazem parte do Pronasci e que tenham assinado o termo de adesão ao projeto Bolsa Formação.

Para participar do processo seletivo, os profissionais devem ter remuneração bruta de até R$ 1,7 mil não podem ter condenação penal ou administrativa grave nos últimos cinco anos e também devem ter participado de curso reconhecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ou pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) nos últimos 12 meses.

Os interessados devem apresentar o contracheque mais recente de 2011, certidão negativa de infração administrativa dos últimos cinco anos, certidão criminal negativa da Justiça Comum dos últimos cinco anos, certidão negativa da Justiça Federal dos últimos cinco anos. Os profissionais militares ainda devem apresentar certidão negativa da Justiça Militar.

As pessoas que participam do projeto e recebem bolsas atualmente não deixarão de recebê-las pelo período definido e previsto anteriormente. Estas pessoas, no entanto, não poderão se inscrever para o processo de seleção que se iniciará no próximo dia 7, devendo aguardar um novo período de abertura de inscrições.

Agência Brasil

Concurso para Petrobras tem 340 mil inscritos para 839 vagas

O concurso para preenchimento de 839 vagas na Petrobras teve 339.898 candidatos inscritos. As provas objetivas acontecerão no dia 27 de fevereiro em 27 cidades, juntamente com a prova discursiva para o cargo de auditor júnior.

A partir do dia 23, os candidatos poderão obter o cartão de confirmação de inscrição no site da Cesgranrio, organizadora do processo, que tem 619 vagas de nível médio e 220 de nível superior.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado no dia 5 de abril, com exceção dos cargos de auditor júnior e de inspetor de segurança interna júnior, cujos resultados sairão em 5 de maio.

Das 14 mil contratações previstas no Plano de Negócios 2010-2014, 8 mil já foram realizadas. Segundo a empresa, o número de vagas é revisado periodicamente, de acordo com as estratégias da companhia. Nessas 6 mil vagas restantes, ainda não estão contemplados futuros projetos da empresa relacionados ao pré-sal.

Da Agência O Globo

Servidores do ITEP entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça

Por Marcela Cavalcanti, da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (08) no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do estado (Sinpol), Vilma Marinho. Uma das reivindicações da categoria é a falta dos pagamentos das gratificações de plantão e do adicional noturno.

Vilma Marinho destacou que aguarda uma posição do Governo do Estado, para que o impasse não demore a ser resolvido. "Esperamos que o governo haja com responsabilidade com relação as trabalhadores que ficaram sem receber as gratificações. Eles contavam com esse dinheiro no final do mês, afirmou.

A categoria reivindica a regularização dos pagamentos da gratificação de plantão e do adicional noturno, além da agilidade no encaminhamento do anteprojeto de Lei do Estatuto do Itep, que prevê a organização do órgão, dando garantias ao servidor.

Com exceção do recolhimento de cadáveres e os procedimentos de flagrantes policiais, todas as atividades realizadas pelo Itep estarão paralisadas. Entre os serviços suspensos por tempo indeterminados estão perícias, laudos, RG e atestado de antecedentes criminais.

Os servidores participarão de uma assembleia nesta terça-feira, a partir das 8h, na sede do Sinpol.

Anvisa aprova regulamento técnico para seringas e agulhas descartáveis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou regulamento para atualizar as normas e exigências de qualidade das agulhas e seringas descartáveis, usadas em procedimentos médico-hospitalares. A resolução está no Diário Oficial da União de hoje (7).

A principal novidade do novo regulamento é a padronização de acordo com os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Até então, a aplicação das normas da ABNT era opcional aos fabricantes. Com a nova norma, esses requisitos passam a ser obrigatórios.

A decisão foi tomada pela Anvisa em reunião no dia 11 de janeiro. As regras são dirigidas aos fabricantes e passam a valer dentro de 360 dias.

Além dos requisitos previstos nesta resolução, as seringas de uso único devem atender também aos requisitos de certificação de conformidade no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC).

Da Agência Brasil.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama