Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

No Dia Internacional contra o Analfabetismo, Fátima defende mais recursos para a educação

Num mundo totalmente interconectado, em que trilhões de palavras circulam diariamente pela internet, ainda há 793 milhões de pessoas que não conseguem ler palavras singelas como casa. No Brasil são 14 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que não sabem ler, escrever e fazer contas simples. “É quase 10% da nossa população que não teve direito ao ensino e que ainda continua analfabeta. Para acabarmos com essa vergonha, temos de ter 10% do PIB (Produto Interno Bruto) investidos em educação”, defendeu a deputada Fátima Bezerra, em entrevista hoje (8/9) à Rádio Câmara, em matéria sobre o Dia Internacional contra o Analfabetismo, estabelecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

Na entrevista, a deputada lembrou que o índice de analfabetismo no Nordeste é de 19%, quase o dobro do país, 9,7%. “É uma vergonha que precisamos resolver”, afirmou. Ela lembrou que a erradicação do analfabetismo estava prevista no PNE (Plano Nacional de Educação) expirado este ano, e que a meta continua para o plano em discussão na Câmara dos Deputados (PL 8035/10). Na entrevista, Fátima Bezerra detalhou as metas cinco e nove do PNE que tratam, respectivamente, da alfabetização de todas as crianças até oito anos de idade e da redução do analfabetismo até 2020, com redução em 50%, no mesmo período, do analfabetismo funcional.

“Para que isso ocorra, devemos tornar o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos mais atraente, com currículos atualizados, sendo garantida a formação e a valorização dos profissionais do magistério”, defendeu a parlamentar.

Ela lembrou que o fracasso do PNE em vigor se deve à falta de financiamento, já que na época da sanção da lei, o então presidente Fernando Henrique Cardoso vetou o artigo que propunha o investimento de 7% do PIB em educação, percentual que está sendo proposto hoje pelo governo federal. “Para que o mesmo erro não ocorra, temos de garantir, agora, 10% para a educação. Só dessa forma o novo PNE não se transformará em outra bela carta de intenções”, argumentou Fátima Bezerra.

Assessoria de Imprensa

30,9 mil farão fazer teste físico para 6 mil vagas nos Correios

A avaliação da capacidade física e laboral do concurso público 2011 dos Correios começa nesta segunda-feira (12) em 14 estados. Estão aptos a participar dessa etapa 30.904 candidatos do sexo masculino e feminino aprovados no cargo agente de Correios — carteiro e operador de triagem e transbordo. No total, eles disputam 6.074 vagas, sendo 5.060 para carteiros e 1.014 para operador de triagem.

A avaliação será realizada em parceria com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) em todos os estados e no Distrito Federal. Os candidatos estão sendo convocados por meio de telegrama.

“Ainda este mês teremos carteiros contratados e já trabalhando na empresa”, informou o vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, Larry Manoel de Almeida. Até agora, dos 3.116 aprovados nos cargos de atendente comercial, cargos de nível superior e carreiras específicas, já foram contratados 1.409 novos empregados.

O concurso, cuja prova foi realizada em 15 de maio, oferece o total de 9.190 vagas, em 39 cargos, sendo 34 de nível superior e 5 de nível médio. Foram mais de 1 milhão de inscritos.

São 8.346 vagas de agente dos Correios - 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo -, e 829 vagas de nível superior (analistas) e 15 de nível médio técnico (auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho).

A avaliação física tem caráter eliminatório e é composta pelo teste de barra fixa, corrida de 12 minutos e testes de dinamometria (teste de força muscular), com graus de esforço diferente para homens e mulheres de acordo com o previsto em edital.

O candidato deve comparecer para realização da avaliação no horário definido na convocação munido de atestado médico, emitido em até 30 dias, no qual deverá estar consignada a sua aptidão para realização dos testes; roupa apropriada para a prática de atividade física; e documento oficial de identificação com foto.

O teste físico não terá pontuação, mas vai indicar se o candidato está apto ou não ao cargo. De acordo com o edital, os candidatos serão informados da aprovação ou eliminação nesta fase do concurso público logo após o término dos testes.

Fonte: G1

FPM cai 26% em setembro e 38 municípios do RN ficam com saldo zero

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de recursos de boa parte das cidades do Rio Grande do Norte, terá este mês queda de 26% em relação a agosto. A previsão inicial era de queda de 15%.

O resultado disso é que, segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), diversas prefeituras amanheceram esta sexta-feira (9) com saldo zero nas contas de FPM após a dedução da contribuição para o INSS.

Em seu site, a federação registra a preocupação com a queda, como frisado neste parágrafo: “E o que é mais preocupante: no próximo dia 20, muitos dos municípios que tiveram a conta zerada hoje deverão ter de novo saldo zero. Detalhe: no dia 20, as Prefeituras são obrigadas, por lei, a efetuar o repasse do duodécimo para manutenção das Câmaras Municipais”.

Ainda segundo a Femurn, os seguintes municípios ficaram com saldo zero após repasse:
Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Boa Saúde, Brejinho, Campo Grande, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Goianinha, Dix-sept Rosado, Grossos, Ielmo Marinho, Jardim do Seridó, João Câmara, Jucurutu, Luiz Gomes, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Parelhas, Parnamirim, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Rui Barbosa, Santo Antônio, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Umarizal e Upanema.

Por Rayane Guedes/nominuto.com

Futuros candidatos devem se filiar até o dia 7 de outubro

Os futuros candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições 2012 devem se apressar: eles têm até o dia 07 de outubro para se filiar a um partido. A regra é determinada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 – artigo 9º) e ratificada pelo calendário eleitoral já aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hoje, o Brasil tem 13.880.058 pessoas filiadas a 27 partidos registrados na Justiça Eleitoral. O TSE analisa ainda o registro de outros quatro partidos políticos que aguardam julgamento. São eles, o Partido Social Democrático (PSD); o Partido Democrático Vida Social (PDVS); o Partido Pátria Livre (PPL) e o Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB).

O primeiro turno da próxima eleição está marcado para o dia 07 de outubro de 2012 nos 5.569 municípios brasileiros. Onde houver necessidade, o segundo turno ocorrerá no dia 28 de outubro de 2012.

Por Marília Rocha/nominuto.com

BNDES aprova R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas

O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas, em Natal, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os recursos equivalem a 75% do valor total do projeto, de acordo com teto estabelecido pelo programa BNDES ProCopa Arenas, no âmbito do qual a operação foi aprovada.

A colaboração financeira reembolsável destina-se à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A (ADCE), controlada pelo grupo OAS. A SPE será responsável por construir e operar o equipamento por um prazo de 20 anos, de acordo com o modelo de concessão administrativa definido pelo governo do Estado.

A Arena das Dunas será erguida no lugar dos atuais Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão) e Ginásio Humberto Nesi (Machadinho), que serão demolidos. Prevista para estar concluída em dezembro de 2013, a nova Arena terá 32 mil assentos permanentes. A eles serão acrescidos, durante a Copa do Mundo, 10 mil assentos temporários, para que seja atendida a exigência mínima da FIFA, de 40 mil lugares. A estrutura temporária será de responsabilidade do Governo Estadual.

O projeto seguirá o padrão internacional das arenas multiuso, de modo que o espaço possa funcionar também como centro de negócios, lazer e cultura, recebendo desde feiras de negócios e congressos até eventos como festivais de músicas e o Carnatal. Estima-se que, até sua conclusão, o empreendimento gere cerca de mil empregos diretos e outros 1.350 indiretos.

Fonte: Tribuna do Norte

Emater realiza capacitação para pequenos criadores de Acari

Um dia de campo sobre a cadeia produtiva do leite bovino, realizado pela Emater-RN, dá início, nesta quarta-feira (9), à programação de três eventos agropecuários em Acari que prosseguem até o domingo (11). são eles: o 17º Torneio Leiteiro de Bovinos; o 12º Torneio de Caprinos e Ovinos e 7ª Feira Agropecuária do Município. O dia de campo será realizado na Fazenda Pitombeira e destinado aos pequenos e médios criadores da região.

A programação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Emater-RN e Emparn; Ministério do Desenvolvimento Agrário; sindicatos e cooperativas do setor; os agentes financeiros Bancos do Brasil e do Nordeste e outras instituições públicas e privadas.

O objetivo da programação é capacitar os pequenos e médios criadores de bovinos, caprinos e ovinos de Acari e municípios vizinhos, levando em consideração que o Seridó é uma importante bacia leiteira do Rio Grande do Norte. Outra finalidade é promover a economia da região visando promover ocupação e renda para os agricultores familiares.

Fonte: DN Online

Agentes penitenciários paralisam atividades neste sábado

Por Paulo de Sousa, do DIÁRIO DE NATAL

Entre as 8h e 10h deste sábado (10), os agentes penitenciários do estado vão cruzar os braços em todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte. O motivo, segundo a vice-presidente do Sindicato dos Sevidores e Agentes Penitenciários do estado (Sindasp/RN), Vilma Batista, é o descumprimento de um acordo que teria sido feito com o governo do Estado para o aumento de 45% de aumento no salário da categoria e que começaria a ser pago este mês, além de melhorias nas condições de trabalho.

Ela adverte ainda a possibilidade dos agentes entregarem a custódia dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) espalhados pelo território potiguar. O secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, garante que não foi feito qualquer acordo com a categoria e que o governo tem estudado como fará o aumento.

Mais detalhes AQUI no DN Online

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama