Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sábado, 21 de novembro de 2009

Projeto contra discriminação de homossexuais causa polêmica

A Comissão de Direitos Humanos e Minoria do Senado deve votar nesta semana o substitutivo do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122 de 2006 que criminaliza a homofobia. A matéria é polêmica e tem causado discussões acaloradas entre os parlamentares nas sucessivas reuniões a que tem sido submetida. Se aprovada, quem “praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito contra a orientação sexual ou identidade de gênero” poderá ser punido com reclusão de um a três anos, além de multa.

A polêmica se dá principalmente porque os religiosos temem uma caça às bruxas. Afirmam que se o substitutivo for aprovado como está, padres e pastores, para citar um exemplo, não poderão mais falar dentro das igrejas que homossexualismo é pecado. E o direito à livre expressão será negado aos cristãos. Quem defende a aprovação do projeto garante que isto não ocorrerá porque a liberdade religiosa será preservada.

– O padre e o pastor podem dizer que homossexualidade é pecado. O que não podem é incentivar a violência contra os homossexuais, como muitos fazem – afirma o presidente do Centro Paranaense de Cidadania, Igo Martini.

A autora do substitutivo, a senadora Fátima Cleide (PT-RO), por sua vez, tenta explicar a diferença entre liberdade religiosa e incitação ao preconceito:

– O padre ou o pastor podem falar o que quiserem dentro da igreja, o que não pode é eles falarem para a mãe de um homossexual, quando procurados, que o filho é uma aberração.

Fátima reconhece que a linha entre a liberdade religiosa e o combate ao preconceito é tênue, mas garante que a aprovação do projeto tem como principal objetivo mudar a cultura do preconceito e conseguir que os homossexuais conquistem o mesmo respeito que os negros têm alcançado.

Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado João Campos ( PSDB-GO) acredita que do jeito que está dificilmente o PLC será aprovado.

– Uma coisa é o preconceito, outra coisa é o direito a opinião – pondera o deputado. – Estão dizendo que o projeto não é aprovado porque os religiosos não deixam. Não é verdade. Estão levando para o lado religioso para desqualificar o debate. E estão sendo até preconceituosos com os cristão.

Para Campos, a frente não vai se opor ao projeto desde que ele se adeque não só aos preceitos constitucionais do direito à crença, mas a liberdade de expressão da população porque o texto não “amordaça apenas os segmentos religiosos, mas a sociedade”.

– O debate é técnico. Todos têm direito à opinião – afirma o deputado. – Caso contrário quem fizer críticas à prostituição ou a política será preso.

Projeto original da Câmara teve 12 artigos suprimidos

Desde que chegou ao Senado, em 2007, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122 foi substancialmente modificado para tentar alcançar consenso, mas quando ele fica pronto para a a votação os parlamentares que representam os segmentos religiosos recuam, segundo a autora do substitutivo, senadora Fátima Cleide (PT-RO). Por esses desencontros, a parlamentar e o senador Magno Malta (PR-ES), que considera o projeto inconstitucional, nem se falam mais.

Entre as modificações realizadas, está a exclusão do artigo que tipifica como conduta criminosa a motivação preconceituosa que resulte na demissão ou não contratação de um homossexual. Os legisladores entenderam que esta é uma avaliação subjetiva que poderia resultar em injustiças.

O artigo que determinava multa e um ano de reclusão para quem impedia, recusava ou proibia o ingresso ou a permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado aberto ao público foi suprimido. Assim como o que determinava reclusão de até três anos para quem sobretaxar, recusar, preterir ou impedir a hospedagem em hotéis motéis, pensões ou similares.

O substitutivo ampliou a criminalização para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito as mulheres, idosos e deficientes. Tornando o debate, na opinião do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), contra a “sociofobia”.

Segundo Fátima, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) já manifestou o desejo de suprimir o parágrafo único do artigo oitavo do substitutivo que prevê pena de reclusão de até três anos para quem impedir ou restringir a expressão e a manifestação de afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público. A senadora disse estar disposta a acatar o sugestão de Arns “desde que seja para aprovar o projeto”.

Na semana passada o senador Marcelo Crivela (PRB-RJ) afirmou durante a reunião da CDH que se o texto fosse votado a petista amargaria uma derrota. Fátima, no entanto, acredita que mesmo com aperto, ele será aprovado, “porque a maioria é a favor”. O problema, segundo, a senadora, é que a “minoria contrária é barulhenta”. Já os militantes da causa homossexual acreditam que a pressão do ano-eleitoral pode impedir a aprovação.

Fonte: Luciana Abade, Jornal do Brasil

Brasil alcança 168 mi de celulares em outubro

O número total de celulares em operação no país alcançou 168 milhões no mês de outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Somente no mês passado, segundo o balanço, foram vendidos 1,916 milhão de celulares, o que representa um crescimento de 1,15% em relação ao total de celulares existentes no País em setembro.

De janeiro a dezembro deste ano, as vendas superaram 17,39 milhões de celulares, desempenho que só perde para o ano passado quando 23,8 milhões de novos telefones móveis entraram em operação no mesmo período. Do total de celulares, 82,27% são pré-pagos e os 17,73% restantes estão na modalidade pós-paga.

Com os novos números, a cada grupo de 100 pessoas, 87 têm celular. No Estado de São Paulo, por exemplo, há mais de um celular por pessoa, com 104 telefones móveis a cada grupo de 100 pessoas. A Vivo continua na liderança do mercado, com 29,51% do total de celulares. A Claro vem em segundo lugar, com 25,45%, seguida da TIM, com 23,73%. A Oi aparece na quarta colocação, com 20,94%.

Do portal Uai, com informações da Agência Estado

Oi prorroga inscrições para programa de patrocínios culturais

A Oi prorrogou para até o dia 30 de novembro as inscrições dos projetos culturais que concorrem a patrocínios da empresa no próximo ano. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos em todo o País aprovados em leis de incentivo à cultura.

O objetivo da iniciativa é estimular a produção artística no País, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis por meio do site www.oifuturo.org.br ou www.oi.com.br.

Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto. Apoiado em conceitos como "acesso” e "inovação”, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados como aspectos relevantes a capacidade de formação de novas platéias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.

Fonte: DN Online

Guarani, Ceará e Atlético-GO conquistam vaga na Série A em 2010

Depois do Vasco, que havia conquistado o acesso na 34ª rodada, outros três times conseguiram a classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado: Guarani, Atlético-GO e Ceará.

O time cearense conseguiu a vaga com uma vitória sobre a Ponte Preta, que já estava eliminada, em Campinas, por 2 a 1. Com o resultado, o Ceará assumiu a segunda colocação, com 67 pontos.

Já o Guarani perdeu para o Bahia por 2 a 0, fora de casa. Mesmo assim, a equipe foi beneficiada pela derrota do Figueirense para o Duque de Caxias por 2 a 1, em Florianópolis. Com isso, o time de Campinas ocupa o terceiro lugar, com 66 pontos, e não pode ser mais alcançado pela equipe catarinense, que permanece com 60 pontos.

A vitória também livrou o Bahia do fantasma do rebaixamento.

O Atlético-GO foi o terceiro time a conquistar o acesso neste sábado. A equipe ganhou do Juventude por 3 a 1, fora de casa, e também foi beneficiada pela derrota do Figueirense.

Já a Portuguesa conseguiu um grande resultado ao ganhar do Vasco, que já conquistou o título da competição, por 1 a 0, no Maracanã. No entanto, os resultados não ajudaram o time paulista, que não tem mais chances de obter o acesso.

A penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro também marcou a queda do Fortaleza, que perdeu para o São Caetano por 2 a 1, em casa. Assim, o Fortaleza se juntou a ABC e Campinense, que já estavam rebaixados.

A última rodada vai definir o último time rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Juventude, Ipatinga, América-RN e Brasiliense são as equipes que correm perigo.

Ex-global lança polêmica no teatro com cena de sexo no palco

Cerca de 1500 pessoas testemunharam na noite desta sexta-feira, 20, o momento polêmico em que Lúcia Veríssimo protagoniza uma cena de sexo no espetáculo “Usufruto”, que teve a sua estreia nacional na FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra, na Costa Verde do Rio. Lúcia interpreta uma mulher que discute com um conhecido alguns tabus da sociedade contemporânea.

“Todo mundo fica esperando o momento em que os personagens transam em cena, mas não é sexo explícito. Se fosse, eu iria para uma boate em Copacabana e com certeza ganharia até muito mais dinheiro”, contou Lúcia ao EGO.

Para o ator Raphael Viana, o momento em que fica nu para a plateia é uma ação comum dentro de seu trabalho: “Faz parte do nosso ofício, é o nosso trabalho e não tive nenhum bloqueio. A Lúcia é uma grande parceira.” No final da apresentação, o diretor José Possi Neto comentou que Lúcia precisava ser mais calorosa no momento do ato sexual, mas a atriz justificou que se trata de um espetáculo intimista e que na ocasião era apresentado para um grande público.

Nos diálogos escritos por Lúcia Veríssimo, os personagens debatem assuntos como traição, bissexualidade e homossexualidade. “Eu achava que ia chegar aos 51 anos vendo um mundo mais moderno., mas acontece o oposto. É uma caretice insuportável que impera. Essa proposta do espetáculo é dificílima. Se as pessas deixarem o teatro pensando sobre esses assuntos, já ganhei. Não estou aqui para dar autógrafos e ser reconhecida nas ruas. Não quero ficar calada sobre o que estou vendo.”, concluiu.

A peça “Usufruto” seguem em curta temporada pelo Espírito Santo e inicia sua turnê pelo Brasil começando por São Paulo em janeiro de 2010.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Ego

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama