Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prova da OAB acontece neste domingo no RN

No próximo domingo (13), será realizada a prova objetiva do Exame de Ordem de 2010.1 em Natal, Mossoró e Caicó. A prova consiste em 100 questões, sem direito a consultas, sendo iniciada às 14 horas, horário oficial de Brasília/DF, tendo duração de 5 horas e coordenação da Seccional Potiguar.

A OAB/RN recebeu 1369 inscrições de bacharéis em Direito e realizará a prova subjetiva, prático-profissional, no dia 25 de julho de 2010. O resultado da primeira fase será divulgado provavelmente no dia 22 de junho.

O Exame de Ordem não tem reserva de números de vagas, basta o examinando alcançar a nota mínima que o habilitará a solicitar a inscrição nos quadros da Ordem se porventura não houve qualquer impedimento legal.

Com aplicação de mesmo conteúdo e procedimentos para todos os estados, o exame é regido pelo Provimento nº 136/2009 do Conselho Federal e executado com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) em conjunto com a OAB.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Lançado o novo sistema de monitoramento e controle da dengue

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (11), na Fiocruz Pernambuco, a nova metodologia de monitoramento e controle populacional do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O novo sistema deixa para trás produtos químicos usados no combate ao mosquito e inova ao utilizar tecnologia da informação espacial baseadas no uso da internet e de sofwares.

Toda essa tecnologia que dipõe de GPS, aparelho de digitalização, mapas e gráficos parece complicada, mas não é. O processo se inicia com as já conhecidas armadilhas (balde preto de plástico que pode ser construído com garrafas pet), nelas se encontram palhetas onde as fêmeas depositam os ovos na armadilha. Em seguida, a palheta é digitalizada através de um equipamento desenvolvido pelo Departamento de Eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco, os ovos são contados e a região infestada passa a ser monitorada.

“Essa informação é fundamental para indicar os locais críticos e com maior risco de transmissão da dengue, por meio dos mapas que gera, e o melhor momento de itensificar as ações de controle da dengue”, ressaltou Leda Régis, pesquisadora e coordenadora do projeto. O piloto do projeto foi desenvolvido em dois municípios pernambucanos, Santa Cruz do Capibaribe e Ipojuca, em 2008 e mostrou a eficiência do sistema a partir da eliminação de mais de 4,5 milhões de ovos do Aedes aegypti e a consequente redução da população do mosquito. A conclusão positiva demonstrou a viabilidade do programa em nível muncipal e a Fiocruz está disponível para atender as prefeituras que se interessarem em adotar o programa.

Do Diário de Pernambuco.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama