Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Freira seridoense é uma das sobreviventes do terremto no Haiti

A freira seridoense Dulcimar Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, é uma das sobreviventes do terremeto de sete graus na escala Rither que devastou o Haiti na última terça e deixou milhares de pessoas mortas, sendo 14 militares brasileiros e a Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Ela manteve contato hoje por e-mail com a família que reside em Natal e que estava apavorada com a notícia de que uma freira brasileira havia morrido na tragédia. "Graças a Deus ela está viva. Apesar de toda dor pela tragédia, esa é uma notícia que nos traz muita alegria", disse a sobrinha Solange Azevedo, em entrevista a Intertv Cabugi.

No e-mail, irmã Dulcimar reafirma que o país está devastado e que há muita gente morta e mutilada. "Tudo é muito triste", diz ela em determinado trecho. Dulcimar, que é de família com 17 irmãos, estava há 10 anos no Haiti e lá trabalhava como professora em uma creche para crianças carentes. Em Natal, ela trabalhou por seis anos no abrigo Juvino Barreto.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Concursos: restrição em ano de eleição se limita a nomeação dos aprovados

Os concursos públicos continuam a todo vapor em 2010. Entre os editais de concursos federais recém-lançados estão os da Petrobras, Fundação Nacional do Índio, Fundação Nacional de Saúde e Cobra Tecnologia, sem contar os estaduais e municipais. Portanto, não está proibida a realização de concurso público em ano eleitoral.

O assunto é regido pela lei 9.504/97, artigo 73, que restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem a eleição até a data da posse dos eleitos. No caso, de 3 de julho (a eleição será em 3 de outubro) até 1º de janeiro. Nesse período é proibido ainda demitir o servidor.

A restrição, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é para a esfera em que ocorre a eleição. No caso deste ano, será nos âmbitos estadual e federal, já que as eleições serão para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente.

A delimitação do âmbito da restrição está no inciso V do artigo 50 da instrução 131 do TSE - resolução que trata da propaganda e condutas vedadas para 2010 e que espelha o conteúdo do artigo 73 da Lei 9504/97.

No entanto, segundo Francisco Dirceu Barros, promotor de Justiça eleitoral e de Justiça criminal e autor de 30 livros, entre eles “Direito Eleitoral, Série Provas e Concursos” (Campus/Elsevier), se a homologação do resultado final do concurso (quando é divulgada a relação de candidatos aprovados por ordem de classificação) for feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano, nos concursos de todas as esferas – municipal, estadual e federal.

Com a homologação, a nomeação é publicada. Os aprovados então têm 30 dias para tomar posse. Depois de ser empossado no cargo, o aprovado tem outros 15 dias para entrar em exercício. Se não assumir o cargo, é exonerado. De acordo com Barros, a partir da nomeação, o novo servidor já tem direito a receber o vencimento.

Segundo Barros, o objetivo do artigo 73 da chamada Lei das Eleições é proporcionar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, evitar apadrinhamentos eleitorais, impedindo que a nomeação seja trocada por votos, e impedir perseguições por politicagem, ou seja, que a opção do eleitor não seja obstáculo ao seu ingresso no serviço público.

“O impedimento visa impedir a barganha que está na pressão pelo chamamento. Tem que seguir a sequência da classificação e o candidato deve ficar atento a isso. Se a pessoa for lesada e for preterida por outro candidato que passou atrás dela, pode entrar com mandado de segurança que haverá direito líquido e certo para ser nomeada”, diz.

Punições

Segundo Barros, caso a lei não seja cumprida, o concurso não será anulado, pois não existe impedimento para a realização dos exames em ano de eleição. Mas o promotor diz que podem haver sanções para o servidor e para a administração, como nulidade da nomeação do servidor e multa que varia de 5 mil a 100 mil UFIRs (unidade fiscal de referência) para o administrador público.

Em caso de reincidência, as multas são duplicadas. O ato pode ainda caracterizar improbidade administrativa e o administrador público pode até perder o cargo, de acordo com o promotor.

Barros diz que é mais comum a restrição não ser respeitada no âmbito municipal, quando as eleições são para prefeito e vereador. “Os prefeitos são mais desinformados ou querem fazer a nomeação por troca de voto. Há ainda casos em que eles não nomeiam justamente para chantagear e negociar o voto. O candidato pode denunciar o prefeito por improbidade administrativa. Não pode barganhar cargo por voto”, diz. O Ministério Público é responsável pela fiscalização.

A lei, entretanto, abre exceções às nomeações. No período que vai dos três meses que antecedem a eleição até a posse dos eleitos, pode haver nomeação para cargos do Judiciário, do Ministério Público Estadual e Federal, de todos os tribunais, conselhos de contas e órgãos da Presidência da República, como a Advocacia Geral da União; e a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, vinculados à sobrevivência, saúde e segurança da população. Mas para isso é necessária autorização prévia e expressa do chefe do Executivo.

De acordo com Barros, costuma haver, no ano anterior ao da eleição, aumento de concursos na esfera em que haverá a restrição. “Todos querem terminar logo o concurso. Com certeza vai haver muita homologação até julho deste ano”, diz.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com G1

Edital para 192 mil vagas de recenseador do IBGE sai dia 28

O edital do concurso do IBGE para 191.963 vagas de recenseador para o Censo 2010 deverá ser lançado no dia 28 de janeiro, segundo a assessoria de imprensa do órgão. A organizadora do concurso é a Fundação Cesgranrio.

O período de inscrições será do dia 22 de fevereiro a 19 de março. A contratação será feita a partir de julho de 2010. O cargo exige nível fundamental. A duração do contrato é de dois a seis meses.

O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis.

As vagas serão para todos os municípios do país. O recenseador não tem salário fixo - ele recebe por produção, de acordo com o número de domicílios visitados.

O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem. Para esse concurso o IBGE espera 1 milhão de inscritos.

De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, em 2007, para 80 mil vagas de recenseador, foram 750 mil inscritos – foram visitados 34 milhões de domicílios em cidades com até 170 mil habitantes. Já o Censo de 2010 irá visitar os 58 milhões de domicílios do país. Por isso, o número de vagas de recenseadores é maior.

O instituto informa que, apesar de se tratar de vagas temporárias, é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo.

Fonte: G1

Jornalista global sente-se mal por estar de férias durante tragédia do Haiti

William Bonner, editor- chefe e âncora do principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, da Globo, comentou no Twitter que se sentiu mal por estar de férias, enquanto o Haiti sofre com os efeitos do terremoto de quarta-feira (13).

“É muito estranha a sensação de estar em férias, para mim, quando algo como o terremoto do Haiti acontece. Uma culpa sem explicação”, desabafou.

O jornalista ainda registrou a perda de Zilda Arns, criadora e coordenadora da Pastoral da Criança. “Um lamento profundo pela morte de uma brasileira como Zilda Arns - e pelos nossos militares envolvidos num trabalho tão digno e difícil”, escreveu.

Bonner elogiou o trabalho realizado pela equipe do Jornal Nacional, durante sua ausência, e disse ter orgulho do seu “time fantástico”.

“Existem dias que até o mais desprovido de sentimentos preferia que não tivessem acontecido. Tentemos todos ter uma boa noite”, finalizou.

Fonte: O Fuxico

Esposa potiguar de militar morto no Haiti relata últimos momentos

A potiguar Heloiza Chagas Maia, esposa do subtenente do Exército Raniel Batista de Camargos, de 42 anos, morto no terremoto de sete graus na escala Richter que devastou o Haiti na última terça, relatou hoje em entrevista a um TV local os últimos momentos com o marido.

De férias em Parnamirim, onde tem familiares, a potiguar relatou que conversava com o marido no momento do terremoto. "A gente estava no Skipe, falando com ele. O Raniel deu os parabéns a Giovanna, nossa filha que fazia seis anos. Pedi para ele ficar mais um pouco para cantar os parabéns, ele sabia da festinha que a gente estava fazendo para ela. No entanto, a conexão caiu por volta das 18h30 (horário de Natal) e depois daí aconteceu tudo", disse ela, emocionada a TV Cabugi.

Heloiza relatou ainda que antes do terremoto, ainda pelo Skipe, Raniel disse que estava feliz. "Ele relatou que estava bem, feliz, e que a missão estava acabando. Disse também que estava louco para voltar para casa", afirmou. O encontro entre os dois seria aqui em Natal, onde Raniel serviu durante vários anos, no 16º Batalhão de Infantaria do Exército. O subtenente retornaria ao país no dia 28.

Raniel estava no Exército há 21 anos. Em 1989, ingressou na escola de sargentos, em Três Corações, em Minas Gerais. Depois que se formou, além de Natal, ele passou por Brasília (DF), Assis Brasil (AC) e Botucatu (SP). Antes de morrer, trabalhava no 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins, interior de São Paulo, onde morava com a esposa Heloísa e dois filhos, Giovana, de 6 anos, e Luis Gustavo, de 2 anos. Ele será enterrado em Pato de Minas.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Com vagas no RN e salários superiores a R$ 4 mil, INSS abre concurso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou nesta quarta-feira (14) edital para o preenchimento de 500 vagas de perito médico previdenciário para todo o país– 5% das vagas são reservadas a deficientes. Os candidatos devem ser graduados em medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina. O salário é de R$ 4.149,89.

O edital foi publicado nesta quarta a partir da página 102 da seção 3 do Diário Oficial da União.

As inscrições devem ser feitas entre as 10h do dia 16 e as 23h59 do dia 31 de janeiro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/inssmedico2010. A taxa de inscrição é de R$ 60.

Somente no estado de São Paulo são 151 vagas. Para os demais estados da região Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) há 82 oportunidades. Para as regiões Norte e Centro-Oeste são 136 vagas. No Nordeste são 58 vagas e, no Sul, 73.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 7 de março nas capitais de todos os estados.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com G1

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama