Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Meio milhão de participantes do Enem vão fazer a prova em busca do diploma do ensino

Parte dos 5,3 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final de semana não tem como principal objetivo conseguir uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova.

Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de ensino médio por meio do Enem. O número de interessados cresce a cada ano: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certificação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais.

O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.

Fifa divulga tabela de jogos da Copa 2014 nesta quinta-feira

Da redação do Diário de Natal

A tabela dos jogos da Copa 2014 e Copa das Confederações está pronta e será anunciada hoje, às 12h30 (horário de Brasília) direto de Zurique, na Suíça, pelo Comitê Executivo da Fifa. Após muitas negociações e rascunhos para conciliar variáveis como as distâncias entre as cidades-sedes, o clima e a infraestrutura, já foram definidos onde serão realizadas as partidas dos oito grupos. Os critérios utilizados para marcar os jogos levaram em conta a questão geográfica e o clima.

Cidades como Cuiabá e Manaus, normalmente de temperaturas mais altas, terão partidas mais tarde. Curitiba e Porto Alegre, locais onde no inverno as temperaturas costumam ser baixas, os jogos acontecerão no primeiro horário. Serão três horários de jogos por dia. O primeiro pouco depois do meio-dia, outro no meio da tarde e o último no início da noite. Na conformação final da tabela, foram evitados os grandes deslocamentos entre partidas para uma mesma seleção. Não haverá possibilidades de que um time faça um jogo na região Norte e outra partida no sul do país.

Também foi antecipado que a abertura da Copa acontecerá em São Paulo e a final acontecerá no Rio de Janeiro. Ainda existe a possibilidade que a Seleção Brasileira faça seus jogos da primeira fase em Brasília e Fortaleza. Os locais das outras partidas já estão definidos, no entanto, não se conhecem as equipes que jogarão em cada cidade-sede pois isso depende da fase de classificação onde apenas o Brasil e a Espanha são as únicas duas seleções confirmadas até o momento.

A expectativa é de que Natal receba pelo menos quatro jogos na primeira fase da competição, pois em virtude da capacidade do estádio está fora dos jogos das oitavas de final. Quanto as sedes da Copa das Confederações de 2013, informações extra-oficiais dão conta que deverão ser quatro: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza são as mais cotadas.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama