Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

domingo, 22 de maio de 2011

Inscrições para o Enem 2011 começam nesta segunda-feira

As inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (23) e prosseguem até 10 de junho. Os estudantes interessados em participar da prova deverão acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer a inscrição. As datas do exame foram confirmadas para os dias 22 e 23 de outubro.

A partir do ano que vem, a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais que ocorrerão em outubro, mesmo mês de aplicação do Enem em anos anteriores.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Da Agência Brasil

Agentes penitenciários conquistam Identidade Funcional

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da Assecom-RN


Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte conquistaram a nova Cédula da Identidade Funcional do cargo público. A novidade foi publicada na última sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado, e divulgada nesse sábado (21) no site do Governo do Estado. Também ficou instituído o Brasão do Sistema Penitenciário do Estado que será de uso exclusivo da Coordenadoria de Administração Penitenciária (CoAPe) e das unidades administrativas a ela vinculadas, todas integrantes da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

O agente penitenciário, Francisco Edmilson, representante do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), explicou a importância da conquista. "Há nove anos sou agente penitenciário e há nove anos estamos (categoria) lutando para ter a nossa própria identidade", revelou.

O layout da carteira e do Brasão foi idealizado pelos agentes Francisco Edmilson, Joab Silva, José Olimpio da Silva, Laudilene Gomes e o secretário da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez. "No momento da criação buscamos reunir todos os dados importantes e indispensáveis ao nosso trabalho e ao nosso cotidiano", esclareceu o representante do InfoPen.

A vice-presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte (Sindasp), Wilma Batista, comemora a conquista da identidade própria. "Estávamos buscando a nossa identidade e, com a ajuda do Dr. Thiago Cortez, a nossa causa ganhou mais força. É um processo com muitas mudanças benéficas, mas que só serão sentidas a médio e longo prazo. Uma concretização da nossa luta que vem para firmar a parceria entre os agentes e o secretário de Justiça", disse Wilma.

Dia do agente penitenciário
Agente penitenciário, agente de segurança penitenciária ou guarda prisional são os responsáveis pela manutenção da ordem nos presídios. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui mais de 900 homens e mulheres nesta função.

A instituição da Nova Identidade Funcional e do Brasão chega como um singelo, mas merecido presente para os agentes penitenciários, que comemoram o seu dia neste domingo, dia 22.

Thiago Cortez, secretário da Sejuc, destaca a importância da categoria para a sociedade. "Os agentes desempenham uma função legítima e indispensável, sendo fundamental que a sociedade conheça e aprenda a valorizar o trabalho dessas pessoas que arriscam sua vida em um sistema tão carente de investimentos e condições de trabalho", afirmou.

Receita Federal simplifica impressão de comprovante do CPF

O contribuinte que emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não precisará mais entrar no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) para imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento. Desde a última quarta-feira (18), a impressão pode ser feita numa área da página da Receita Federal na internet, com senhas e códigos simplificados.

Mais detalhes aqui

Adriane Galisteu aceita convite e posará na edição de aniversário da "Playboy"

Depois de muita especulação, Adriane Galisteu finalmente aceitou o convite para estampar a capa de agosto, edição de aniversário da Playboy. A loira já posou para a revista há 16 anos e foi um sucesso de vendas.

Agora, aos 38 anos, casada e com filho, a apresentadora mostra que ainda está com tudo em cima. De acordo com a coluna de Bruno Astuto, do jornal O Dia, as fotos serão feitas novamente pelo fotógrafo JR Duran, mestre retratista das beldades.

Ainda de acordo com a publicação, a lista de exigências da mãe de Vittorio foi imensa e terá um belo cachê, com participação nas vendas da revista.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama