Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Petrobras patrocina revitalização de teatro de Assú

A Petrobras, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Assú assinam nesta sexta-feira (25) às 14h30, na Câmara Municipal de Assú, o contrato de patrocínio que permitirá a revitalização do Cine Teatro Pedro Amorim.

A expectativa é que a recuperação predial do Cine Teatro permita a criação das condições técnicas adequadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, beneficiando toda a população de Assú e dos municípios vizinhos.

Participarão do evento a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o Prefeito da Cidade de Assú, Ivan Júnior, e o Gerente Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Joelson Falcão Mendes.

Fonte: DN Online

Neto e os gays

Não é só no PMDB que ACM Neto está bem na foto. Um site voltado para o público gay acaba de colocar ACM entre os finalistas do concurso anual de homem mais sexy do ano.

Quem acompanha os bastidores da disputa garante que ACM está entre os dez preferidos do eleitorado do site. Para ser eleito, ACM terá que desbancar concorrentes como Wagner Moura, Willian Bonner e Anderson Silva, entre outros.

Por Lauro Jardim/Veja

Vinho e cerveja protegem contra doenças cardiovasculares

Enquanto vinho e cerveja agem de maneira semelhante no organismo, protegendo contra doenças cardiovasculares (desde que consumidos moderadamente), bebidas destiladas não apresentam o mesmo benefício. Essa é a conclusão de um meta estudo feito por pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, e publicado no periódico European Journal of Epidemiology.

Os pesquisadores cruzaram resultados de diversas pesquisas sobre o assunto. Ao analisarem 16 estudos sobre a relação entre o consumo de vinho e a redução de risco de doenças cardiovasculares, concluíram que a ingestão de 21 gramas de álcool ao dia gera, em média, 31% de redução nas chances de desenvolver o problema. Efeitos semelhantes foram observados em 13 estudos sobre o consumo de cerveja: a ingestão diária de 43 gramas de álcool foi relacionada com 42% de proteção contra eventos cardiovasculares. Entretanto, o estudo não identificou uma associação significativa entre consumo de bebidas destiladas e proteção cardiovascular.

Esses resultados confirmam o que muitos estudos já haviam dito sobre o consumo de bebida alcoólica: a chamada 'curva em J'. A pesquisa observou que as pessoas que não bebem cerveja e vinho tem poucos benefícios relacionados com as doenças cardiovasculares; quando consumidas moderadamente, essas bebidas são benéficas; mas, se ingeridas exageradamente, são extremamente prejudiciais. Entretanto, esse padrão não foi observado em relação ao consumo de bebidas destiladas. Os pesquisadores imaginam que isso se deve ao fato de esse tipo de bebida estar mais relacionado a consumo excessivo, e não moderado.

Para os realizadores do estudo, entretanto, os resultados não permitem chegar a uma conclusão sobre qual substância é benéfica nas bebidas alcoólicas. Ou seja, não é possível dizer que a proteção contra doenças cardiovasculares se deve aos polifenóis presentes na cerveja e no vinho e nem ao álcool, uma vez que os destilados também apresentam essas substâncias.


Não é para você

Apesar de a bebida alcoólica, com moderação, proporcionar benefícios para a saúde, ela não é indicada para todos. Existem pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool, já que os prejuízos são muito maiores do que as vantagens. Sinal vermelho para quem tem os seguintes problemas:

Doença hepática alcoólica: é a inflamação no fígado causada pelo uso crônico do álcool. Principal metabolizador do álcool no organismo, o fígado é lesionado com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Cirrose hepática: o álcool destrói as células do fígado e é o responsável por causar cirrose, quadro de destruição avançada do órgão. Pessoas com esse problema já têm o fígado prejudicado e a ingestão só induziria a piora dele.

Triglicérides aumentado: o triglicérides é uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol, já que forma placas que entopem as artérias, podendo causar infarto e derrame cerebral. O álcool aumenta essa taxa. Portanto, quem já tiver a condição deve manter-se longe das bebidas alcoólicas.

Pancreatite: a doença é um processo inflamatório do pâncreas, que é o órgão responsável por produzir insulina e também enzimas necessárias para a digestão. O consumo exagerado de álcool é uma das causas dessa doença, e sua ingestão pode provocar muita dor, danificar o processo de digestão e os níveis de insulina, principal problema do diabetes.

Úlcera: é uma ferida no estômago. Portanto, qualquer irritante gástrico, como o álcool, irá piorar o problema e aumentar a dor.

Insuficiência cardíaca: por ser tóxico, o álcool piora a atividade do músculo cardíaco. Quem já sofre desse problema deve evitar bebidas alcoólicas para que a atividade de circulação do sangue não piore.

Arritmia cardíaca: de modo geral, ele afeta o ritmo dos batimentos cardíacos. A bebida alcoólica induz e piora a arritmia.

Redobre a atenção

Há também aqueles que devem ter muito cuidado ao beber, mesmo que pouco.Tudo depende do grau da doença, do tipo de remédio e do organismo de cada um.

Problemas psiquiátricos: o álcool muda o comportamento das pessoas e pode alterar o efeito da medicação. É arriscada, portanto, a ingestão de bebida alcoólica por aqueles que já têm esse tipo de problema.

Gastrite: é uma fase anterior à úlcera e quem sofre desse problema deve tomar cuidado com a quantidade de bebida alcoólica ingerida. Como pode ser curada e controlada, é permitido o consumo álcool moderado, mas sempre com autorização de um médico.

Diabetes: Todos os diabéticos devem ficar atentos ao consumo de álcool. A quantidade permitida dessa ingestão depende do grau do problema, dos remédios e do organismo da pessoa. Recomenda-se, se for beber, optar por fazê-lo antes ou durante as refeições para evitar a hipoglicemia.

Foto: Martin Bernetti / AFP/Fonte: VEJA


EMPARN participa de feira agropecuária em Jardim do Seridó

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) participa, de 02 a 04 de dezembro, da segunda edição da Feira Agropecuária de Jardim do Seridó, que recebe o nome de “O Carneiro da Rainha”.

O evento, que será realizado na área do Ibama, contará com exposições de animais, torneio leiteiro (bovino e caprino), palestras, oficinas, atrações culturais, leilões, Feira da Agricultura Familiar e o concurso “O Carneiro da Rainha”. A EMPARN participará com um estande institucional que conta com distribuição de publicações científicas e sementes e exposições de biotecnologias.

A feira tem organização da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Emater-Jardim do Seridó e Associação de Produtores de Ouvino e Caprinos de Jardim (Apoc).

Ceres Caicó

Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação renovou o reconhecimento do curso superior de graduação em Ciências Contábeis, com 45 vagas, da UFRN/Ceres Caicó.

Aprovada cobrança de tarifa de energia em horários diferenciados

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um novo sistema de cobrança de tarifa. A medida deve entrar em vigor dentro de dois anos, será opcional e depende do desenvolvimento de "medidores eletrônicos de energia". O novo sistema de cobrança estabelece preços de energia específicos de acordo com o horário.

O consumidor residencial, que hoje paga uma tarifa única independentemente do período do dia, poderá optar pelo plano que prevê energia mais barata nos horários de menor demanda.

Pelo novo sistema, cada distribuidora de energia terá que definir um intervalo de três horas, entre as 17h e 22h, em que o consumo de energia elétrica será mais caro. Neste horário de pico, a energia custará cinco vezes mais do que no horário de baixo consumo (madrugada) e três vezes mais do que no horário intermediário (restante do dia).

Conforme a nova estrutura tarifária do setor de distribuição aprovada pela Aneel, o horário de pico terá três horas de duração. A faixa intermediária durará duas horas - uma antes e outra após o horário de pico. Os horários de maior e menor demanda serão fixados pelas distribuidoras, mas terão de ser submetidos a audiência pública e aprovados pela Aneel.

Justiça autoriza casamento homossexual no interior de SP

A Defensoria Pública de São Paulo na cidade de Franca, interior do Estado, obteve no último dia 11 determinação judicial para o casamento de homens no município. A informação foi divulgada hoje à tarde.

O casal já havia feito o pedido de casamento em fevereiro, antes do reconhecimento da união estável homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O casal teve o pedido negado pela justificativa de falta de fundamento legal.

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizar o casamento civil de duas mulheres no Rio Grande do Sul, em outubro, o casal de Franca foi novamente ao cartório para realizar seu casamento. Houve nova negativa do pedido e o casal decidiu procurar a Defensoria Pública na cidade. Após a manifestação da Defensoria, o juiz corregedor Humberto Aparecido Rocha determinou a realização do casamento.

Agência Estado

Fábio Faria indica emenda para estruturação da Rede Cegonha no RN

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) destinou recursos da ordem de R$ 40 milhões para estruturação da Rede Cegonha no Rio Grande do Norte, que permitirá assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A proposta passa a fazer parte das emendas da bancada federal potiguar que estão sendo apresentadas nesta quarta-feira (23) à Comissão de Orçamento e Finanças.

"Considero este um investimento da maior importância, que vai atender um dos principais anseios da população do Rio Grande do Norte que é a saúde pública. Com esta emenda, será possível adquirir, por exemplo, equipamentos para UTI adulto e neonatal, ampliar ou reformar centros de parto normal ou hospitais estratégicos e centros de referência para o tratamento de câncer de mama. Um investimento especial à saúde de mulher, das mães e bebês do meu Estado", explicou Fábio Faria.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, através da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal; da vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; da implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, incluindo o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher no parto; da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses; e do acesso às ações de planejamento reprodutivo.

EDUCAÇÃO - A bancada federal do RN também assegurou emenda ao OGU 2012 destinada à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que viabilizará a implantação de um Campus no município de Apodi. A unidade de ensino superior atenderá toda a população universitária do Médio Oeste. Atualmente, os estudantes são transportados em ônibus para cursar faculdade em Mossoró, distante cerca de 80 quilômetros.

Assessoria de Imprensa Dep. Fábio Faria

Jornalistas elegem Larissa Rosado a Parlamentar do Ano

A deputada Larissa Rosado (PSB) é a Parlamentar do Ano, eleita com 20 votos. Também foram votados os deputados Walter Alves (PMDB), que obteve 9 votos, e Agnelo Alves (PDT), com 2 votos.

A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, na sala jornalista Alexis Gurgel. Estavam aptos a votar 37 jornalistas, que regularmente cobrem os trabalhos do parlamento, 31 compareceram e seis faltaram.

A deputada irá receber uma placa do Comitê de Imprensa durante a confraternização dos deputados com os jornalistas em data e local a serem definidos.

“Essa escolha é motivo de orgulho, alegria. É uma honra receber esse reconhecimento por parte de pessoas que formam opinião. Isso serve de incentivo, para que eu continue o trabalho que venho desempenhando. Esse reconhecimento também teve ajuda dos colegas, pois tenho propostas aprovadas por todos os deputados da Casa, que me apoiaram em várias [WINDOWS-1252?]ações”, disse Larissa.

A votação foi coordenada pelo jornalista Aldemar de Almeida e a apuração dos votos foi feita por uma comissão constituída pelos jornalistas Oliveira Wanderley, presidente do comitê; Taís Marques e Ivo Freire.

Fonte: DN Online

Dos 1.210 cursos de direito do país, apenas 90 são recomendados pela OAB

Dos 1.210 cursos de direito existentes no Brasil, apenas 90 foram recomendados pelo Selo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como cursos de destacada qualidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23), durante a 21ª Conferência Nacional dos Advogados. Os Estados do Acre e do Mato Grosso não possuem nenhum curso recomendado pela entidade.

VEJA OS 90 CURSOS DE DIREITO RECOMENDADOS PELA OAB

Segundo a OAB, do total de cursos de direito do país, 791 foram avaliados. Para isso, o curso precisava ter, no mínimo, 20 alunos participando dos três últimos Exame de Ordem unificados. Uma Comissão Especial - integrada por advogados, que são professores e especialistas em educação jurídica - utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos pelos cursos em aprovação nos Exames de Ordem (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado em 2009.

Exame da OAB é legal

Por unanimidade, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, no dia 26 de outubro, pela constitucionalidade do exame da OAB. Os ministros seguiram o voto do relator Marco Aurélio Melo. Como o caso tem repercussão geral, o que foi decidido hoje será aplicado em todos os processos semelhantes que correm no Judiciário.

No recurso, um bacharel em direito questionava o exame. Para o ministro, o perigo de dano pela prática da advocacia sem conhecimento justifica a restrição ao direito de exercício da profissão. Ele declarou, ainda que os argumentos extrajudiciais que foram trazidos ao Supremo, como a baixa qualidade dos cursos de direito e a alta taxa de reprovação de alunos no exame, são importantes, mas não podem ser levados em conta no julgamento.

Calendário até 2013

A OAB já tem as datas das próximas edições do Exame de Ordem Unificado. As informações vão até 2013, quando acaba a gestão da atual Diretoria da entidade.

Segundo nota publicada no site da OAB, a divulgação das datas serve para aperfeiçoar cada vez mais o Exame e para facilitar a vida dos candidatos.

Veja mais AQUI

Água de Cheiro monta área vip para receber celebridades no Camarote Skol 2014

O camarote oficial do Carnatal será também o espaço das celebridades. A perfumaria Água de Cheiro está montando uma área vip para celebridades e convidados, onde atores, modelos e famosos vão participar da micareta de Natal que completa 21 anos de sucesso. A cobertura da mídia nacional está assegurada pelas revistas Caras e Contigo. O site EGO, da Globo.com, também já confirmou presença.

Localização privilegiada, espaço amplo e seguro, atrações musicais que garantem festa em tempo integral e o único que terá duas passagens de trios. Estes são alguns dos diferenciais do Camarote Skol 2014. As vendas estão sendo realizadas na Central do Carnatal, no segundo piso do Natal Shopping.

Comperv está nos últimos preparativos para mais um vestibular da UFRN

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN) faz os últimos ajustes para que o certame transcorra sem imprevistos para o vestibular da UFRN que acontece neste fim de semana.

Ao todo 30.125 candidatos com inscrições validadas concorrerão as 6.209 vagas oferecidas pelo processo seletivo, 70 a mais que no ano passado. No ano passado, 28.124 candidatos disputaram as 6.139 vagas.

As provas serão aplicadas em 54 locais, sendo 41 em Natal e 13 pontos espalhados entre os municípios de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Calendário de aplicação das provas

Domingo – Dia 27

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Física, Química, Biologia e Matemática) e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira). Tipo da prova: 60 questões objetivas de múltipla escolha.

Segunda-feira – Dia 28

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia). Tipo da prova: 48 questões objetivas, mais prova discursiva de Redação

Terça-feira – dia 29

Provas discursivas:

Humanística I
Matemática, História e Geografia

Humanística II
Língua Estrangeira, História, Geografia

Tecnológica I
Matemática, História, Física

Tecnológica II
Matemática, Química, Física

Biomédica
Biologia, Química Física

Parlamentar do Ano de 2011 será escolhido nesta quarta-feira

O Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira(23) eleição para a escolha do Parlamentar do Ano de 2011. Votação irá acontecer das 8h30 às 11h30 na sala jornalista Alexis Gurgel, sede do Comitê.

Estão aptos a votar os jornalistas que cobrem com regularidade os trabalhos da Assembléia e acompanham as atividades parlamentares. A lista com os nomes dos jornalistas aptos a votar está afixada no Comitê.

A Comissão Eleitoral é formada pelos jornalistas José Pinto Júnior, Ivo Freire e Aldemar de Almeida e Silva. Poderão ser votados todos os 24 deputados. A apuração dos votos irá acontecer logo após o término da votação.

Fonte: DN Online

Projetos do Governo do RN criam Carteira de Habilitação gratuita e parcela débitos do IPVA

A governadora Rosalba Ciarlini encaminhou nesta terça-feira (22), para a Assembleia Legislativa, três mensagens mensagem para apreciação da Assembleia Legislativa. A primeira é sobre o projeto de Lei Complementar que cria o Programa CNH Popular, que pretende conceder gratuidade na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.

As outras duas mensagens são de Projetos de Lei tendo como foco o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Um dos Projetos de Lei propõe o parcelamento dos débitos fiscais relacionados ao tributo. A outra mensagem pede a remissão do crédito fiscal relativo ao IPVA e a Taxa de Licenciamento Anual do Veículo.

De acordo com o texto do projeto, o programa CNH Popular será destinado para pessoas que forem retirar a habilitação pela primeira vez, nas categorias “A” e “B”, ou na hipótese de mudança de categoria, “C”, “D”, ou “E”. O benefício será válido para quem estiver inscrito no Programa Bolsa Família. O objetivo é estimular a empregabilidade, a partir do uso da habilitação como elemento condicionante para o emprego formal.

O projeto compreende a isenção das taxas relativas aos exames clínicos de aptidão física e mental; exame psicológico; licença de aprendizagem de direção veicular; custos com a confecção da primeira Carteira de Habilitação ou da nova CNH, em caso de mudança de categoria; e exame de atualização para a renovação da CNH, também em caso de mudança de categoria. O Estado será o responsável por arcar com as despesas referentes aos cursos teóricos e práticos de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores, a partir de convênios com o Detran/RN.

Segundo dados do próprio Departamento de Trânsito, o Rio Grande do Norte possui, atualmente, 567.732 mil condutores habilitados, em um universo de 809.127 veículos cadastrados. Em alguns municípios, o número de licenças para dirigir não atinge 20% da quantidade de automóveis em circulação.

Vale ressaltar que a isenção não afetará o resultado fiscal do Estado, considerando a média do valor que é arrecadado com essas taxas.

PARCELAMENTO - Quanto ao Projeto de Lei que propõe o parcelamento dos débitos fiscais relacionados ao IPVA, o parcelamento se aplica ao débito tributário gerado até o dia 31 de dezembro de 2010, independentemente de estar constituído, inscrito na Dívida Ativa do Estado ou sendo cobrado judicialmente. O benefício não contempla débito remanescente de parcelamentos feito anteriormente pelo contribuinte, e tem o objetivo de restituir e compensar as importâncias já recolhidas.

O débito consolidado será parcelado nas seguintes condições: em parcela única, com redução de 90% das multas e juros; em cinco parcelas, com redução de 80%; em 15 parcelas, com desconto de 70% sobre multas e juros; e em até 24 parcelas, com redução de 30%. O valor mínimo para cada parcela é de R$ 100,00.

No entendimento do Governo do Estado, o parcelamento dessas dívidas vai proporcionar um incremento na arrecadação, ao mesmo tempo em que gera economia para os cofres públicos com despesas na proposição de execuções fiscais. A recuperação desses créditos exige a adoção de medidas onerosas que não apresentam resultados imediatos.

A eventual redução dos acréscimos não compromete o resultado fiscal do Estado, já que a estimativa de arrecadação prevista do Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2012 considera a execução de anos anteriores e não ao lançamento desses tributos.

LICENCIAMENTO - A outra mensagem enviada pelo Governo do Estado propõe a remissão do crédito tributário relativo ao IPVA e a Taxa de Licenciamento Anual do Veículo. O benefício se aplica aos créditos vencidos até o dia 31 de dezembro de 2010 e incidentes sobre motocicletas e motonetas de até 150 cilindradas (cc).

O crédito tributário sobre o qual incide a proposição abrange a soma do imposto, das multas, da atualização monetária, dos juros de mora e dos acréscimos previstos na legislação. O benefício valerá apenas para os contribuintes que tenham quitado, de forma integral, o IPVA e a taxa de licenciamento anual relativo a 2011; o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), relativo ao exercício de 2010; e àqueles não possuam impedimento junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

O benefício vai permitir que a população de baixa renda possa regularizar sua situação junto ao Governado do Estado e ao Detran/RN, além de proporcionar a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), cujo porte é obrigatório durante o tráfego em vias públicas.

Vale esclarecer, para efeito do artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que a remissão não afetará o resultado fiscal do Estado, já que a receita considerada pelo Projeto de Lei do Orçamento de 2012 está relacionada à execução da receita orçamentária, e não ao lançamento sobre desses tributos. Em vários casos, a cobrança dessas dívidas pode ser mais alta do que o próprio valor recebido.

Fonte: DN Online

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama