Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cerca de 100 jornalistas foram mortos em 2010 e Brasil está entre países perigosos para a imprensa

Apenas em 2010, 105 jornalistas foram assassinados em 33 países. Nos últimos cinco anos, 529 profissionais de imprensa foram vítimas de violência em decorrência do trabalho. No mundo, a América Latina é o lugar mais perigoso para a imprensa atuar, segundo a organização não governamental Campanha Emblema de Imprensa (cuja sigla em inglês é PEC). O México e o Paquistão são considerados os países mais arriscados. Na América Latina, os campeões em assassinatos de jornalistas são México, Honduras, Colômbia e Brasil.

De acordo com a entidade, a América Latina é o lugar mais perigoso para os jornalistas com 35 profissionais mortos durante o ano. A Ásia vem em segundo, com 33, e a África, em terceiro, com 14 mortos. No Oriente Médio, 11 profissionais foram mortos e, na Europa, 12 jornalistas foram assassinados em 2010.

De acordo com o relatório da organização, dois profissionais de imprensa são mortos, em média, por semana no mundo. Mas 2010 foi classificado como um ano melhor em comparação a 2009 – que registrou 122 jornalistas assassinados incluindo um massacre nas Filipinas. Porém, neste ano foram registradas mais mortes do que em 2008 – quando 91 profissionais morreram.

O secretário-geral da entidade, Blaise Lempen, comparou os assassinatos de jornalistas a “uma epidemia sem cura”. De acordo com Lempen, a comunidade internacional precisa buscar mecanismos para conter o avanço desses crimes contra os profissionais de imprensa.

Pelos dados do relatório divulgado hoje (27), no México e Paquistão, 14 jornalistas foram mortos ao longo deste ano. Em Honduras, houve nove casos, no Iraque, oito mortos, e nas Filipinas seis profissionais foram assassinados.

Na Rússia, foram registrados cinco assassinatos. Na Colômbia, quatro, assim como no Brasil e na Nigéria. Somália, na Indonésia e no Nepal registraram três jornalistas assassinados.

Nos últimos cinco anos, os números de jornalistas assassinados, segundo a organização totalizam : 529 na seguinte ordem: 105 em 2010, 122 em 2009, 91 em 2008, 115 em 2007 e 96 em 2006. De acordo com a PEC, durante o período 2006-2010 o Iraque superou o mundo como o país mais perigoso, com 127 jornalistas mortos.

Da Agência Brasil.

Adolescente de 15 anos é assassinada com facadas no coração na Paraíba

Do ONORTE.COM.BR

Um assassinato brutal ocorreu na noite de domingo, dia 26. Uma adolescente de apenas 15 anos de idade foi assassinada a golpes de faca enquanto participava de uma festa no Clube São Paulo, na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a polícia a vítima discutiu com duas mulheres momentos antes de ter sido assassinada.

Policias militares que estiveram no local informaram que Jailma Correia de Sousa, de 18 anos e sua irmã, outra adolescente de apenas 16 anos, moradoras do bairro São Bento, iniciaram uma discussão com a vítima, Poliana de Melo Araújo, de 15 anos, na pista de dança do clube e armadas com facas elas desferiram golpes que atingiram o coração de Poliana.

A jovem ainda foi socorrida por pessoas que também estavam no clube e leva para o Hospital do Povo, em Bayeux, mas não resistiu aos ferimentos e morreu enquanto recebei atendimento.

Policias prenderam as jovens e apreenderam as armas usadas no crime ainda nas dependências do Clube São Paulo de Bayeux. A adolescente menor de idade assumiu a autoria do crime, mas a Polícia acredita que ela fez isso apenas com o objetivo de livrar Jailma da responsabilidade.

As jovens foram encaminhadas para a 5ª Delegacia Distrital e a garota de 16 anos será encaminhada na manhã desta segunda-feira, dia 27, para a Delegacia da Infância e do adolescente. Testemunhas devem ser ouvidas ainda esta semana.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama