Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Estado deve fornecer equipamento para terapia respiratória domiciliar

O Estado do Rio Grande do Norte deve fornecer aparelho de oxigenioterapia aos pacientes da rede pública que dependem do equipamento para poder realizar tratamento respiratório em casa, evitando a internação hospitalar e seus riscos.

Esse é o resultado final de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN). A sentença definitiva foi proferida pela 4ª Vara da Justiça Federal, confirmando integralmente os termos da decisão liminar.

A ação teve por objetivo possibilitar que a criança M.S.A. e o adolescente R.L.B., internados no Hospital de Pediatria da UFRN com problemas respiratórios, passassem a receber tratamento domiciliar. O pedido do MPF/RN, acatado pela Justiça Federal, foi destinado também aos demais pacientes do SUS que se encontram na mesma situação.

Fonte: MPF/RN.

Morre a brasileira de 114 anos eleita a mulher mais velha do mundo pelo Guinness

Morreu nesta madrugada em Minas Gerais a brasileira Maria Gomes Valentim, de 114 anos, reconhecida a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness, o livro dos recordes mundiais. A mineira de Carangola tinha, ao ser eleita pelo Guiness 114 anos e 313 dias, 48 dias a mais de idade que a anterior recordista, uma mulher identificada como Besse Cooper. Ela completaria 115 anos no dia 9 de julho próximo. Maria morreu de pneumonia, com falência múltipla dos órgãos.

Ao ser escolhida pelo Guiness, em maio passado, Maria atribuiu sua longevidade a um café da manhã com pão e frutas, todos os dias, e a uma taça de vinho que tomava de vez em quando.

Maria nasceu em 9 de julho de 1896 em Carangola, cidade da Zona da Mata mineira, de 30 mil habitantes, onde viveu durante toda a sua vida. O pai dela, segundo parentes, viveu até os 100 anos.

Fonte: O Globo

Quadrilha explode caixa-eletrônico em Bom Jesus e foge com dinheiro

De Rodrigo Matoso para redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Cerca de cinco homens armados invadiram um posto do banco Bradesco no centro do município de Bom Jesus, situado a 46 km de distância de Natal, explodiram o caixa eletrônico e levaram uma quantia não revelada. De acordo com o cabo Evaldo, da Polícia Militar, uma testemunha com identidade preservada visualizou a distancia a quadrilha chegando em um Gol branco e praticando a ação criminosa.

Segundo o cabo Evaldo, os bandidos levaram moedas e cédulas que foram expostas após a violação do caixa. Ainda segundo o cabo, o estabelecimento ficou totalmente destruído. Após a rápida ação, a quadrilha tocou fogo no carro usado no assalto e abandonou o veículo a cerca de 2 km do centro da cidade.

O cabo Evaldo afirmou que o local não tinha circuito interno. Diligências ainda foram realizadas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Ministério da Saúde recomenda uso do oseltamivir em alguns casos de gripe

Para evitar aumento de casos de gripe, o Ministério da Saúde decidiu recomendar aos profissionais de saúde o uso do remédio oseltamivir no tratamento de pessoas com sintomas da influenza A (H1N1) - gripe suína e de quem está sujeito a desenvolver casos graves da doença.

Os médicos devem prescrever o remédio para pessoas com febre, tosse, cansaço e dores de garganta e cabeça. O medicamento é indicado também para prevenção em idosos, crianças com menos de 2 anos de idade, gestantes e portadores de doenças crônicas, como câncer, aids, diabetes, doenças cardíacas e obesidade – grupos que têm mais chance de ter complicações como pneumonia e insuficiência respiratória. A orientação vale também para quem vive em asilos, internatos e presídios.

O ministério recomenda que o tratamento seja iniciado de imediato, mesmo sem confirmação de exame de laboratório. Segundo o ministério, o remédio tem efeito mesmo se aplicado após 48 horas do aparecimento dos sintomas. O oseltamivir é o genérico do Tamiflu, marca mais usada contra o vírus Influenza H1N1.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o fim da pandemia causada pelo Influenza H1N1, o vírus continua a circular, podendo provocar casos graves em pessoas vulneráveis, mas sem risco de uma epidemia. Neste ano, quatro pessoas morreram por causa da doença no Rio Grande do Sul, mas o ministério descarta uma avalanche de casos, como em 2009, quando mais de 2 mil pessoas morreram no Brasil. A campanha de vacinação contra a gripe já imunizou mais de 24 milhões de brasileiros em 2011.

O oseltamivir está disponível nos estoques dos estados e no programa Farmácia Popular.

Da Agência Brasil

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama