Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

IBGE divulgará quantidade da população brasileira no dia 27 de novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (26), que no dia 27 de novembro vai divulgar a quantidade da população brasileira. Essa será a primeira informação a ser divulgada do Censo 2010, que começa a entrevistar moradores de 58 milhões de domicílios do país a partir de domingo (1º).

Durante seminário para jornalistas, o presidente do órgão, Eduardo Pereira Nunes, disse que a informação será repassada para o Tribunal de Contas da União (TCU), que calculará o repasse de recursos do governo federal para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A distribuição é feita de acordo com o número de habitantes de cada município.

O restante dos dados do Censo 2010 serão feitas a partir de 2011. Nesta edição inclui perguntas sobre cônjuges do mesmo sexo, etnia e língua indígena, disponibilidade de luz elétrica, tempo de deslocamento para o local de trabalho, disponibilidade de internet e de telefones celulares.

Para traçar um retrato da população brasileira, estimada pelo IBGE em 191 milhões de pessoas, o censo inclui questões sobre condições habitacionais e sócio-econômicas como raça, religião, trabalho e renda, deficiência, além de fecundidade.

Da Agência Brasil

RN prepara Dia Nacional de Controle do Tabagismo

A primeira edição do Seminário Estadual de formação para mobilização do Dia 29 de Agosto – Dia Nacional de Controle do Tabagismo, acontece na próxima segunda-feira (02/08), no Conselho Regional de Medicina. O evento contará com a presença de representantes das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP), FUNASA, secretarias municipais de educação e saúde, Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), além de ONG's e pastorais das igrejas.

Segundo a técnica da equipe do grupo de Doenças Agudas Não-Transmissíveis (DANT) da Sesap, Severina Pereira, em 2006 o número de fumantes maiores de 18 anos no Rio Grande do Norte era de 13,5%, em quatro anos este percentual foi reduzido para 12,5% da população. Até o final de 2011 a meta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é chegar aos 12%. "O seminário pretende discutir como cada um dos órgãos pode colaborar para a redução do tabagismo no estado.

O objetivo é trabalhar para a ampliação do número de ambientes livres do tabaco e propor a criação de uma lei estadual sobre o assunto, além de alterações na lei federal 9.294/96 que prevê a destinação de espaços exclusivos para os fumantes, os chamados fumódromos", disse.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama