Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sesap alerta para aumento no número de casos de hepatite no RN

Nos últimos cinco anos, o número de casos de hepatite no Rio Grande do Norte tem registrado um aumento considerável. Neste período foram diagnosticados 2.251 casos de hepatites virais, sendo 1859 casos confirmados em hepatite A, 153 casos em hepatite B e 239 em hepatite C. Por muitas vezes agir de maneira silenciosa, a hepatite se configura como uma enfermidade perigosa e que todo ano atinge milhares de Brasileiros.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap) está em alerta, realizando o monitoramento no número de casos, além de estar atuando na prevenção e tratamento da doença. Uma das principais ações da Sesap realizada durante todo o ano é a vigilância epidemiológica, desenvolvida a partir do número de notificações. Com esses dados, é feita uma investigação na fonte de infecção relacionada a cada caso, só assim, é possível implantar medidas de prevenção e controle adequadas. A hepatite é uma doença inflamatória que atinge o fígado, comprometendo suas funções. Ela pode ser viral (quando for causada por um vírus), auto-imune (quando nosso sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los) ou ainda ser causada por reação ao álcool, drogas ou medicamentos, já que é no fígado que essas substâncias são transformadas. Existem vários tipos de hepatites, sendo as virais (A, B, C) as mais comuns.

Entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, 73 encontram-se sem notificações em relação a casos suspeitos ou confirmados de hepatites virais. Estes dados não representam a ausência total da doença nestes municípios, pois há a possibilidade da subnotificação em algumas áreas. Os casos de Hepatites A, B e C têm distribuição diferenciada por faixa etária no Estado, onde a hepatite A concentra-se em crianças de 1 a 9 anos, a hepatite B na faixa etária de 20 a 49 anos e a hepatite C nas pessoas acima de 50 anos. É importante ressaltar que a vacina para a hepatite B é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrada nos Postos de Saúde de todo o País.

Sintomas e prevenção

Os sintomas mais comuns da hepatite podem variar entre febre baixa, falta de apetite, cansaço, fadiga, dor nas articulações, náuseas, vômitos, prurido (coceira), desconforto abdominal na região do fígado, aversão a alguns alimentos e cigarro. Casos mais graves se apresentam com colúria (urina com coloração escura), hi­pocolia fecal (fezes com coloração mais clara) e icterícia (coloração amarelada da pele e da conjuntiva dos olhos), também conhecido popularmente por ‘’amarelão’’. Qualquer pessoa com esses sintomas ou que possua comportamento de risco (relações sexuais sem o uso de preservativos, usuários de drogas, entre outros), devem procurar o posto de saúde mais próximo e realizar o exame laboratorial específico para detectar a presença do vírus da hepatite.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Aeronáutica abre dois concursos com 119 vagas para áreas de Saúde e Engenharia

O Departamento de Ensino da Aeronáutica (Depens) lançou nesta quarta-feira (5/5) dois editais de concursos para ingresso na instituição com 119 vagas. Tratam-se dos exames de admissão aos cursos de adaptação de 2011 para as áreas da Saúde e Engenharia. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 26 da terceira seção.

A primeira seleção pública admitirá profissionais com formação em Medicina, Odontologia e Farmácia, em diversos campos de atuação (ver edital). O candidato aprovado em todas as etapas avaliativas entrará no curso como primeiro-tenente estagiário. Após o período de aprendizagem, será nomeado primeiro-tenente médico, dentista ou farmacêutico.

Já o segundo processo seletivo oferece chances para a área de Engenharia, nas especialidades Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Civil, de Computação, de Telecomunicação e Cartográfica. Ao ingressar no curso, o aluno é denominado primeiro-tenente estagiário; após formação, primeiro-tenente engenheiro. As remunerações não foram indicadas no edital de abertura.

Para participar dos concursos é preciso ter, além de graduação na área requerida, menos de 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2011. Homens e mulheres podem se cadastrar até o dia 20 de maio, apenas pelos sites www.ciaar.com.br/inscricao/camdf e www.ciaar.com.br/inscricao/eng. A taxa de participação é de R$ 100.

Do Correioweb

Candidatos à soldados da PM ganham liminar para nomeação em concurso no RN

Três candidatos aprovados no concurso para o Cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado ganharam uma liminar na 3ª Vara da Fazenda pública que determina que o Comandante Geral da Polícia Militar os convoque para provimento das vagas remanescentes para provimento no cargo de Soldado do quadro de Praças Policiais Militares Combatentes Masculino, observando rigorosamente o que dispõe o subitem 4.1.32 do Edital nº 0001/2005- CFSd/DP/PMRN.

O Comando deve chamar os candidatos pela classificação geral de todas as regiões, com base na ordem decrescente das pontuações finais obtidas na primeira fase do certame (prova objetiva), alcançando as pessoas dos autores se outras em melhor colocação não atenderem à convocação.

A juíza Ana Claudia Secundo da Luz e Lemos determinou ainda que o Comandante Geral da Polícia Militar seja intimado para, no prazo de 15 dias, juntar aos autos a listagem geral de classificados dos candidatos conforme item 4.1.32 do edital do certame, sob pena de imposição de sanções legais por descumprimento.

Na ação, a magistrada observou que deve haver uma ordem de classificação geral para convocação dos candidatos. Entretanto, se está havendo ilegalidade, não pode essa ilegalidade ser extensiva aos autores e estes serem convocados a frente de vários outros candidatos com maior pontuação. Assim, dos autores devem ser chamados se outros candidatos em melhor colocação não atenderem à convocação.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do TJ/RN

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama