Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

domingo, 4 de setembro de 2011

Cuidado: Trabalhador deve estar atento antes de antecipar o 13º salário

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Muitos brasileiros estão olhando o calendário e levando um susto. "Já estamos quase em setembro! O ano vai acabar. Daqui a pouco vem o Natal". Com o avanço do calendário, vêm os gastos extras desta época do ano. E os bancos, sabidos como são, voltam a oferecer a possibilidade de antecipação do dinheiro do 13º salário. Dependendo da instituição, dá para conseguir até 100% do valor. Os juros também podem ser mais baixos que os de um empréstimo comum. Mas será que vale a pena mesmo antecipar o dinheiro?

Nesta modalidade de crédito, o trabalhador recebe o dinheiro agora e só tem que pagar a dívida quando o abono for creditado pela empresa. Para conseguir o empréstimo, no entanto, é preciso receber o salário pelo banco. No Santander, o correntista pode antecipar até 100% do 13º salário, se ele for pago de uma só vez. As taxas são a partir de 3,49% ao mês, com vencimento máximo em 20 de dezembro, que é a data limite para que as empresas façam o depósito da segunda parcela do 13º.

"A contratação do produto não impede que o cliente adquira outros empréstimos no Banco", diz Rogério Estevão, superintendente executivo de Empréstimos Pessoa Física do Santander. No Banco do Brasil, a linha antecipa até 80% do valor para quem recebe o salário extra em apenas uma parcela e até 40% para quem recebe em duas parcelas. Os juros variam de 3,21% a 4,55% ao mês. Já o Bradesco antecipa até 40% do valor líquido do salário. Para aposentados e pensionistas, o adiantamento é de até 50%.

O analista financeiro Roberto Ferreira diz que a antecipação pode ser vantajosa para quem estiver pendurado em dívidas ou enfrentando uma emergência. "Se você tem dívida com o cartão de crédito ou o cheque especial, pode ser vantagem, sim. Mas se for usar para comprar supérfluo, de jeito nenhum", afirma. Ele lembra também que, além dos juros, a pessoa terá de pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). E não poderá contar mais com o 13º para ajudar a pagar o IPTU, o IPVA, as despesas escolares e outros gastos tradicionais de todo início de ano.

Eleitores têm até 9 de maio de 2012 para transferir domícilio eleitoral

Os eleitores que pretendem transferir o seu domicílio eleitoral têm até o dia 9 de maio de 2012 para fazer o pedido junto ao cartório eleitoral da cidade onde está residindo. O prazo também vale para aqueles que vão obter o título pela primeira vez e os que precisam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral.

Em Natal, a transferência pode ser feita na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) ou nas Centrais do Cidadão do Alecrim, Cidade Alta, Via Direta, Praia Shopping e Shopping Estação na zona Norte. A exigência é para aquelas pessoas que mudaram de município e, portanto, têm que transferir o título para a nova localidade onde estão habitando.

Para a transferência, o eleitor precisa morar há, no mínimo, três meses na nova residência e já tenha completado um ano de sua inscrição ou última transferência. A documentação necessária é a seguinte: documento de identificação com foto (carteira de habilitação não serve para quem vai tirar o título pela primeira vez), comprovante de residência com o endereço do lugar onde se que votar e, se for homem, comprovante de alistamento militar ou de dispensa de serviço para quem tem entre 18 e 45 anos.

O TRE-RN alerta que, mesmo faltando muito tempo ainda para o encerramento do prazo, é aconselhável que o eleitoral procure regularizar a sua situação com antecedência para evitar filas e problemas de última hora.

A inscrição eleitoral e o voto são obrigatórios para os jovens com mais de 18 anos. Para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos incompletos e maiores de 70, o voto é facultativo.

Fonte: nominuto.com/ Foto: Reprodução


Receita Federal vai mudar portal de atendimento ao contribuinte

A Receita Federal prepara melhorias para o portal Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). As mudanças devem ser anunciadas em breve e o objetivo é tornar a interface virtual mais amigável para que os contribuintes possam acessar os serviços com maior facilidade. O novo e-CAC será dividido por grupos específicos de interesses, como informou, Maria Helena Cotta Cardozo, coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal.

PT aprova texto-base que inclui regulamentação da mídia e financiamento público de campanha

A criação de um marco regulatório para a mídia está entre os temas mais polêmicos do texto-base de Resolução Política aprovado hoje no Congresso do PT, em Brasília. Reunidos 1.350 delegados para discutir a resolução e uma reforma estatutária para o partido, eles devem votar amanhã as propostas de emendas ao texto.

Mais detalhes AQUI

Médico recém-formado que trabalhar em áreas mais pobres terá pontos extra nas provas de residência

Recém-formados em medicina que trabalharem em municípios em situação de extrema pobreza ou na periferia das grandes cidades vão ganhar até 20% de pontos extras na nota final das provas de residência. Essa é mais uma estratégia do governo federal para atrair os médicos para regiões do país onde há carência de profissionais da área de saúde.

O bônus faz parte do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica, elaborado pelos ministérios da Saúde e da Educação. A partir de fevereiro de 2012, serão abertas 2 mil vagas no programa. Para receber 20% de pontos extras, o residente precisa ficar dois anos no programa. Quem trabalhar por um ano, terá direito à metade dos bônus. Os pontos extras já valerão para os exames aplicados em novembro de 2012.

Até o final do ano, sairá a lista com os municípios participantes do programa. O Conselho Nacional de Residência Médica vai divulgar os índices de pontuação.

Os recém-formados serão acompanhados por um tutor de uma instituição de ensino. Eles terão assistência dos núcleos do programa Telessaúde, que oferece educação na área de saúde a distância.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos mais de 2 mil municípios pobres em que médicos que tiveram a faculdade custeada por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão trabalhar para abater a dívida.

Agência Brasil

Greve na uern deve chegar a 100 dias

Se o Rio Grande do Norte tem o quarto maior orçamento da região, despenca para sexto lugar em relação ao valor proporcional aplicado na IES. Levando em consideração a porcentagem do orçamento aplicado nas universidades, fica à frente apenas do Piauí, Ceará e Sergipe (que não possui universidade mantida pelo Estado). No mês passado, o Governo do RN divulgou nota apontando que a Uern custaria aos cofres públicos meio milhão de reais por dia. A Universidade enfrenta uma greve que chega hoje ao 97º dias de duração, a maior da história da Uern.

Fonte: Tribuna do Norte

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama