Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vacina contra gripe suína pode causar falso resultado positivo de HIV, alerta Ministério

Em nota divulgada nesta sexta-feira (21), o Ministério da Saúde alertou aos serviços de saúde sobre o risco da obtenção de resultado falso positivo em exame para detectar o vírus HIV para pacientes que tenham tomado a vacina contra a gripe suína.

Segundo o ministério, o falso resultado ocorre porque, ao tomar a vacina, o corpo começa a produzir anticorpos Imunoglobina M (IgM), que são produzidos diante da primeira exposição a um antígeno.

O órgão orienta aos profissionais de saúde que informem aos pacientes que tomaram a vacina sobre a possibilidade da acusação de falso positivo para HIV. Caso isso ocorra, outro teste deve ser realizado após 30 dias.

Ainda segundo a nota, a estratégia nacional de vacinação contra a gripe suína e a forma acelerada de produção industrial da vacina contribuíram para o equívoco do resultado já que, atualmente, não há dados disponíveis sobre todos os possíveis efeitos adversos da vacina.

Da redação do Correiobraziliense.com.br

Ministro prorroga vacinação contra a gripe suína e inclui crianças de 2 a 5 anos

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta sexta-feira a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe suína --a gripe A (H1N1)-- em todo o país. Com isso, todas as pessoas que estavam inclusas na campanha poderão tomar a dose até o dia 2 de junho.

Além disso, o ministro anunciou a inclusão de crianças de dois a cinco anos na campanha de vacinação. Inicialmente, essa faixa etária só receberia a dose no caso de ter doença crônica. Com a inclusão das crianças nesta faixa etária, deverão ser aplicadas mais 10,8 mil doses da vacina.

O anúncio de prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe suína aconteceu após os Estados do Rio Grande do Sul, Bahia e a cidade de São Paulo anunciarem a medida por não atingir a meta de vacinação de 80% em algumas faixas etárias.

A vacinação contra a gripe suína foi até agora dividida em etapas, divididas em profissionais de saúde e indígenas, gestantes e crianças de 6 a 23 meses, jovens de 20 a 29 anos, pessoas de 30 a 39 anos, além de portadores de doenças crônicas.

As crianças de 6 a 23 meses e as menores de nove anos com doenças crônicas ainda receberão a segunda dose da vacina contra a gripe suína. A data da aplicação depende da data da primeira dose --deve ser feita 30 dias depois da primeira aplicação.

O ministro anunciou ainda nesta sexta-feira que a vacinação contra a gripe comum destina aos idosos também foi prorrogada e deve acontecer normalmente também até o próximo dia 2.

Fonte: UOL

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama