Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Justiça considera legal a greve dos policiais civis do RN

Do Diário de Natal com informações de Francisco Francerle

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), através do Desembargador Caio Alencar considerou como legal, a paralisação das atividades dos policia civil no estado que ocorre há mais de um mês. A decisão foi apresentada na manhã desta quarta-feira (22), após o Governo do Estado apresentar um recurso na justiça, considerando irregular a paralisação das atividades da categoria que já soma 35 dias. O desembargador assegurou a continuidade da greve, porém exigiu que 50% dos policiais continuem a realizar as suas atividades.

Padrasto estupra criança de 13 anos e foge no município de Maxaranguape

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Um homem de 28 anos é considerado foragido da polícia após estuprar uma menina de 13 anos, enteada, em uma residência no município de Maxaranguape, situado no litoral norte. De acordo com o delegado Silva Junior, o caso foi registrado por volta de 12h30 dessa terça-feira (21), depois da denúncia da mãe da vítima.

Segundo o delegado Silva Junior, o homem aproveitou que a sua companheira estava na casa de um idoso, onde ela trabalha, e cometeu o ato próximo da saída da criança para residência onde a mãe se encontrava. “O acusado aumentou o som para que os vizinhos não ouvissem qualquer grito, bateu na menina, amordaçou e violentou a criança. No final, ela ainda foi ameaçada de morte”, disse.

O delegado Silva Junior relata que a criança conseguiu fugir da casa enquanto o acusado pedia um carro de lotação para sair do local. “A menina foi até a sua mãe toda ensangüentada e falou sobre o que tinha acontecido. Na ocasião, ela ainda ficou sabendo que por volta de 12h40, quando a ausência da filha foi sentida, o padrasto atendeu o retorno de sua companheira e disse que o celular da menina estava desligado, quando na verdade ela estava machucada na residência e com seu aparelho quebrado”, revelou.

Após a comunicação do caso a polícia, diligências foram realizadas por toda a área e uma barreira policial próximo do município de Ceará – Mirim foi avisada. Neste momento, o carro de lotação se aproximava do local, e o acusado percebeu a presença da viatura e desceu do veículo para dentro de um matagal conseguindo escapar da perseguição.

O delegado Silva Junior confirmou que o exame de corpo e delito foi realizado, onde foi constatado o estupro. “O mandado de prisão preventiva foi expedido e continuamos em diligências na busca pelo homem”, comentou.

A criança de 13 anos está bem, apesar da violência sexual, e terá o um acompanhamento psicológico.

Estilista cria o iKini, biquíni movido a energia solar para carregar iPods na praia

Um designer de Nova York criou um biquíni que, por energia solar, pode carregar seu iPod ou sua câmera fotográfica enquanto você pega um bronzeado.

Para produzir seus 'iKinis', que vem até com entrada USB, o estilista Andrew Schneider, de 30 anos, costurou 40 folhas de "papel fino fotovoltaicos" com um macio fio condutor. Ele disse que teve a ideia durante um congresso na Universidade de Nova York.

"Eu não via nada muito extraordinário e fiz uma piada com um colega de que ia fazer um biquíni que poderia esfriar nossa cerveja na praia", declarou Schneider. Então decidiu desenvolver essa ideia e criou um protótipo. Mas antes, deparou com um obstáculo muito importante...

"O biquíni original não tinha uma área suficientemente grande para absorver a energia necessária para esfriar a bebida. Então eu vi que a enegria produzida seria ideal para carregar um iPod", contou.

Os iKinis já estão disponíveis para encomenda, por preços que vão de £ 300 a £ 900 cada, feito sob medida.

Schneider agora planeja voltar para sua idéia original, a de esfriar cerveja, que vai se chamar iDrink e utilizar bermudas masculina . "No momento estou construindo e testando protótipos para o iDrink. Como ele precisava de uma superfície maior a bermuda de praia é perfeita", explicou.

Com informações do Orange.co.uk

Estudante é esfaqueado após briga em escola na Paraíba

Uma discussão entre dois alunos terminou em morte dentro de uma escola pública no município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba. O fato aconteceu na tarde da terça-feira (21) e teve como vítima o estudante Renato Oliveira, 21, que teria sido esfaqueado pelo colega de classe, identificado até o momento apenas como Larlisson, 21. Segundo testemunhas, os dois rapazes começaram a discutir no pátio de uma escola estadual.

Não demorou muito para a discussão partir para agressão física. Larlisson teria esfaqueado o peito de Renato, em uma região próxima ao coração. Os demais alunos tentaram impedir a confusão. Enquanto uns seguravam Larlisson, outros socorriam Renato, já caído ao chão. A vítima não resistiu e morreu no pátio da escola.

As aulas foram interrompidas e os alunos ficaram em estado de choque diante da violência. O motivo do crime ainda não foi desvendado pela polícia. Cerca de três horas após o crime, o acusado se apresentou à polícia, conforme informações repassadas pelo 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cajazeiras.

Na semana passada, a Secretaria de Educação estadual começou a aplicar o "Plano de Enfrentamento à Violência nas Escolas". O governo paraibano pretende usar dados de violência nas escolas, feitos pela Secretaria de Segurança Pública, para coibir essas ações.

Governo decreta ponto facultativo para sexta-feira

A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), decretou ponto facultativo nas repartições estaduais na próxima sexta-feira (24), dia de São João.

Antes disso, amanhã (23), feriado de Corpus Christi paralisa as atividades da administração pública.

Comissão do Senado aprova unificar eleições e mantém reeleição

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira a unificação das eleições gerais e municipais, que atualmente ocorrem em períodos diferentes --com dois anos de diferença. A comissão ainda decidiu manter a reeleição no país, assim como os mandatos de quatro anos para os cargos eletivos.

Pela proposta do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), as eleições serão unidas no ano de 2018. Em 2016, os prefeitos eleitos terão mandato de apenas dois anos para que, em 2018, haja a coincidência das eleições.

A comissão aprovou ainda a mudança na data da posse do presidente da República, governadores e prefeitos. Todos atualmente são empossados no dia 1º. de janeiro. A proposta aprovada institui as posses dos prefeitos no dia 5 de janeiro, dos governadores no dia 10 de janeiro e do presidente da República no dia 15 de janeiro.

"A data de 1º de janeiro tem inconvenientes que recomendam a sua modificação, a começar pelo fato de que o primeiro dia do ano é reconhecido como data que não estimula, mas, antes, inibe a participação de chefes de Estado e outras autoridades representativas dos diversos países", afirmou Renan.

As mudanças integram as duas PECs (propostas de emendas constitucionais) de Renan, por isso também seguem para análise do plenário do Senado.

As propostas são contrárias às aprovadas pela Comissão Especial do Senado que discutiu a reforma política. A comissão havia aprovado o fim da reeleição e o aumento dos mandatos eletivos para cinco anos. Na CCJ, apenas quatro senadores votaram a favor do fim da reeleição e ampliação dos mandatos.

Em defesa da reeleição, Renan disse que os benefícios da continuidade dos mandatos foram percebidos nos últimos anos na presidência da República --onde os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram reeleitos.

"Os casos de insucesso demonstram que as vantagens competitivas dos mandatários não são insuperáveis e que a legislação eleitoral dispõe de meios eficazes para prevenir o uso indevido da máquina pública em favor dos candidatos à reeleição à chefia do Poder Executivo", afirmou.

Contrário à reeleição, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o instrumento permite o uso da máquina pelo titular do cargo em benefício do seu novo mandato. "A máquina pública tem sido usada ostensiva, abusiva e arbitrariamente. Não temos um processo de arbitragem que seja célere e ocorra em tempo. Portanto, a reeleição possa vir a ser conveniente para o país quando alcançarmos um estágio mais avançado na vida pública brasileira."

As duas PECs seguem agora para análise do plenário do Senado. Como os parlamentares estão divididos sobre o tema, a expectativa é de um amplo debate sobre a reeleição e a ampliação dos mandatos.

MUDANÇAS

A CCJ também aprovou hoje a unificação das eleições gerais e municipais, que atualmente ocorrem em períodos diferentes --com dois anos de diferença. Pela proposta de Renan, aprovada pela comissão, as eleições serão unidas no ano de 2018. Em 2016, os prefeitos eleitos terão mandato de apenas dois anos para que, em 2018, haja a coincidência das eleições.

A comissão aprovou ainda a mudança na data da posse do presidente da República, governadores e prefeitos. Todos atualmente são empossados no dia 1º. de janeiro. A proposta aprovada institui as posses dos prefeitos no dia 5 de janeiro, dos governadores no dia 10 de janeiro e do presidente da República no dia 15 de janeiro.

"A data de 1º de janeiro tem inconvenientes que recomendam a sua modificação, a começar pelo fato de que o primeiro dia do ano é reconhecido como data que não estimula, mas, antes, inibe a participação de chefes de Estado e outras autoridades representativas dos diversos países", afirmou Renan.

As mudanças integram as duas PECS de Renan, por isso também seguem para análise do plenário do Senado.

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama