Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Quase 15 milhões sacam abono salarial até novembro, novo recorde

O Ministério do Trabalho informou nesta sexta-feira (18) que, até 30 de novembro, 14,8 milhões de trabalhadores brasileiros haviam sacado o abono salarial do PIS/Pasep no valor de um salário mínimo, o que representa um alcance de 89,42%.

"O percentual é recorde para o período, ultrapassando o resultado do calendário 2008/2009, que alcançou o índice de 87,3% de saques", acrescentou o governo federal.

No exercício 2009/2010, que teve início em 1º de julho e encerra em 30 de junho de 2010, foram identificados 16,6 milhões de pessoas, maior número já ergistrado na história do abono.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o abono salarial é uma "espécie de 14º salário para uma faixa específica de trabalhadores". "O governo está fazendo a sua parte para que ele não fique sem sacá-lo. Esse salário a mais tem grande impacto para os trabalhadores de baixa renda. Isso ajuda em muito o trabalhador", afirmou.

Por regiões

Com 7,8 milhões de identificados, a região Sudeste lidera o ranking do benefício, informou o Ministério do Trabalho. Destes, 6,9 milhões já contam com o valor do benefício em seus orçamentos, marca de 88,75%.

Em seguida aprece a região Nordeste, com 3,6 milhões de participantes, dos quais, 92,81% já sacaram. Logo após, a região Sul, com três milhões de identificados e 89,8% já beneficiados. Todos os trabalhadores já estão habilitados para efetuar o saque.

Abono salarial

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano base, cadastrados no PIS/Pasep a pelo menos 5 anos e que tenham trabalhado no mínimo 30 dias no ano base (2008).

Para efetuar o saque, os trabalhadores e servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama