Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sábado, 20 de março de 2010

Pagamento do IPVA no RN começa próxima semana

A partir da próxima semana começa o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no RN. Os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 têm até o dia 24 e 25, respectivamente, para pagar o imposto em cota única e ter desconto de 5%. Este ano, o tributo será cobrado com uma redução média de 13%, provocada, em parte, pela desvalorização dos automóveis frente à crise financeira internacional.

As alíquotas do IPVA variam entre 1% e 2,5% do valor de mercado dos veículos. Para os carros, vale os 2,5%; já para as motos de até 200 cilindradas o cálculo da alíquota fica em 2%, enquanto os donos de ônibus e caminhões pagam 1%. Os valores do IPVA variam de acordo com o ano e o modelo do veículo e, este ano, esses itens levaram a uma queda média de 3% no valor do imposto. A expectativa da Secretaria Estadual de Tributação é arrecadar R$ 129,42 milhões com o IPVA este ano.

Além dos débitos pagos por meio do carnê, o proprietário do veículo tambémprecisa pagar as multas de trânsito, que são enviadas mensalmente pelo Detran para a residência do responsável. Normalmente as notificações de multa acompanham as guias para pagamento na rede bancária. Este ano, o seguro DPVAT e o licenciamento, que antes eram pagos de uma vez só junto com o IPVA, serão pagos em um mês e o imposto em outro. Dessa forma, quem paga o IPVA até o próximo dia 24, já teve ter pago as outras duas obrigações no dia 24 de fevereiro.

Os donos de veículos com placa final 2 terão até o dia 25 deste mês para pagar a cota única do imposto. Nos dias 8 e 9 de abril vence o IPVA dos veículos terminados em 3 e 4. Em 6 e 7 de maio vence o IPVA dos automóveis terminados em 5 e 6 e nos dias 15 e 16 de junho é a vez dos carros de placas com final em 7 e 8. No dia 14 de julho vence o imposto dos automóveis terminados em 9 e, no dia 12 de agosto, é o último dia para pagar é a vez dos veículos finalizados em 0.

Por Louise Aguiar, do DIARIO DE NATAL

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama