Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Câncer de mama será tema de audiência pública na Assembléia Legislativa.

Nesta terça feira, 26 de outubro, ás 09:30 da manhã, a Assembléia legislativa realizará audiência pública em alusão ao câncer de mama, doença que mata uma mulher a cada 48 minutos somente no Brasil.

Por iniciativa do deputado e também médico, Antônio Jácome, está audiência visa debater maneiras que ajudem a combater e principalmente esclarecer e divulgar a prevenção e diagnóstico prematuro desta doença.

“Como médico voluntário do Hospital Luis Antônio, referência em câncer no RN, percebo este aumento no número de casos a cada ano e em mulheres cada vez mais jovens”, relata Jácome, que completa afirmando que a prevenção, o auto-exame e o conhecimento são as principais armas para combater o câncer de mama.

Dados internacionais apontam que a cada dois minuto uma mulher é diagnosticada com esse tipo de câncer em todo o mundo e só aqui no RN são esperados 540 novos casos agora em 2010.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas, ou seja, com o auto-exame.

Para a audiência foram convidados representantes da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, Outubro Rosa, Sociedade Brasileira de Mastologia, Voluntárias do hospital Luis Antônio, Secretária municipal de saúde de Natal, Secretária Estadual de saúde do RN, Ongs e associações que lutam em defesa da saúde da mulher, Conselho Regional de Medicina e diversas instituições ligadas a saúde.

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama