Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SEBRAE/RN reafirma parcerias com Governo Rosalba

Buscar medidas de apoio ao crescente número de empreendedores formais no Estado e consolidar parcerias junto ao Governo do Rio Grande do Norte. Com esse propósito, aconteceu nesta quarta-feira, 26, uma reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e representantes do SEBRAE/RN.

O tom da visita foi cordial. De acordo com Sílvio Bezerra, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RN, o órgão está à disposição para firmar parcerias. “Queremos ver o que podemos fazer em parceria com o Governo do Estado. Temos 15 gerências diferentes e acho que podemos desenvolver vários projetos”, disse.

O superintendente do SEBRAE, Zeca Melo, também colocou a instituição de portas abertas para alianças e reforçou a ideia da criação de um parque tecnológico a ser construído na cidade de Mossoró. “Faço um convite à governadora para ir à Brasília e reunir-se com o SEBRAE nacional para angariarmos fundos para a construção do parque”, disse Zeca.

A governadora Rosalba Ciarlini escutou as propostas e revelou um de seus projetos: o de agregar ao SEBRAE programas como o Projovem trabalhador. “A visão que queremos é de desenvolvimento econômico”, ressaltou a governadora.

De acordo com Zeca Melo, no ano passado 11.178 pessoas aderiram à formalização de seus negócios aqui no Rio Grande do Norte e este ano, até agora, outros mil empreendedores também já procuraram o SEBRAE para regularizar a situação. O plano é de buscar políticas de acompanhamento para essas pessoas. “Queremos programar para esse ano uma linha de crédito para ser disponibilizada para esses pequenos empreendedores”, revelou o superintendente.

A proposta seria de, a partir das visitas feitas pela consultoria do SEBRAE, gerar uma carta de crédito com o valor necessário para que o pequeno empreendedor possa se capacitar e incrementar seu serviço. “A gente faz a visita e faz o diagnóstico, que já poderia ser uma proposta de crédito. Assim nós garantimos uma consultoria para essas pessoas e o crédito necessário para atender às necessidades encontradas”, explicou Zeca Melo.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, uma experiência parecida já foi aplicada com êxito em Mossoró. “Acompanhávamos a implementação e o gerenciamento do negócio; a inadimplência era praticamente zero”, disse. Ela ainda citou a importância de fazer um acompanhamento do negócio. “Alguns programas dão o crédito e a capacitação e deixam pra lá, nós não queremos isso”, revelou a governadora.

Outro ponto levantado na reunião foi o setor da construção civil, responsável atualmente por 35 mil empregos com carteira assinada. Para Sílvio Bezerra, o que se pretende é “preparar mais 14 mil pessoas nos próximos quatro anos. Queremos, inclusive, incluir uma disciplina de empreendedorismo nos cursos de capacitação”.

Além de Silvio Bezerra e Zeca Melo, também estiveram presentes à reunião os secretários Obery Rodrigues, da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, e Benito Gama, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama