Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

iPhone guarda secretamente dados de localização dos usuários

Dois pesquisadores de segurança descobriram que o iPhone e o iPad mantém gravados no aparelho as informações de todos os lugares em que você esteve. Segundo Pete Warden e Alasdair Allan, os aparelhos armazenam esses dados e compartilham com dispositivos sincronizados com o iPhone ou o iPad. O mais assustador é que essas informações não são criptografadas e, segundo os especialistas, podem ser visualizadas por qualquer pessoa. As informações são do jornal The Guardian.

O arquivo armazenado no telefone guarda as coordenadas da localização do usuário - latitude e longitude - e relaciona a um horário. Com um programa simples, alguém que tenha acesso ao telefone pode identificar os movimentos do proprietário e até mesmo sua rotina usando um programa simples. Segundo Warden e Allan, esses dados começaram a ser guardados com a atualização do iOS 4.

Os especialistas em segurança criaram um aplicativo que transforma esses dados em um mapa, que mostra todos os passos do dono do iPhone desde a compra. Segundo o The Guardian, no termo para utilização dos serviço do iTunes, os usuários aceitam que a Apple coletem, usem e compartilhem dados de localização. A Apple não quis informar porque o arquivo é criado e se a funcionalidade pode ser desativada.

O aplicativo da dupla de pesquisadores está disponível em http://petewarden.github.com/iPhoneTracker.

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama