Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sábado, 4 de junho de 2011

Secretaria de Saúde confirma dois casos de dengue tipo 4 no RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a chegada da dengue tipo 4 ao Rio Grande do Norte. Na última terça-feira, o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) confirmou a ocorrência, no município de Santa Cruz, de dois casos de dengue causado pelo sorotipo 4, que há mais de 30 anos não circulava no Estado.

A Coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunica que está tomando as providências necessárias para interromper a circulação do vírus no município.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Domício Arruda a chegada do tipo 4 no estado já era esperada, uma vez que ele já circulava pelos estados do Ceará e Pernambuco. No entanto, segundo ele, isso só era esperado para o ano que vem. “A chegada do tipo 4 não é novidade, mas vamos tomas as medidas cabíveis para combater a doença”, disse o secretário.

Entre as ações de controle implementadas, estão: a realização de tratamento focal para controle larvário e bloqueio portátil num raio de 150 metros no bairro onde residem os pacientes infectados; elaboração e avaliação do mapa de risco do município para aplicação de tratamento espacial com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV pesado); monitoramento dos casos após o término de cada ciclo; articulação com o gestor municipal para contatar a equipe da Estratégia Saúde Família para investigação imediata dos casos e para continuar a coleta de isolamento viral de todos os casos de pacientes com sintomatologia de dengue e contato imediato com o Ministério da Saúde sobre a identificação do sorotipo 4.

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama