Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Banana ajuda a evitar cãibras e garante mais energia ao atleta

Quando falta aquela energia a mais para ter maior fôlego no dia a dia, o melhor remédio é comer uma banana. A fruta contém três açúcares naturais, sacarose, frutose e glicose, e é por isso que dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Além disso, por ser rica em carboidratos, potássio, mineral e vitamina B6, ela traz energia rápida para o organismo, ajuda no funcionamento dos músculos e na formação das células do sangue, além de todos os outros benefícios à saúde que vão além do esporte.

Duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não admira que seja uma fruta de alto consumo entre os esportistas e atletas. Boa fonte de energia e potássio, essenciais ao esporte, pode ser facilmente ingerida entre os treinos, o que a torna prática para o consumo, além de ser bem aceita pela maioria das pessoas.

Os atletas vêem a fruta como alimento ideal para garantirem melhores desempenhos musculares. Especialistas recomendam a fruta com boa fonte de carboidratos para antes e após os treinos, ou até mesmo durante o exercício, por ter uma digestão rápida. Durante as provas, o corpo está sujeito a perder potássio assim a banana, fonte de potássio, previne a cãibra. A vitamina B6 da banana ajuda a aumentar a energia do organismo e favorece a recuperação dos músculos depois do exercício.

Além do potássio, atletas podem consumir bananas por conter boa quantidade de carboidratos, capaz de recuperar reservas energéticas durante o exercício. Isso porque, durante o exercício, temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio por meio da transpiração. Especialistas estimam que, em média, são perdidos 330mg de potássio por litro de suor.

Nos esportes de alto rendimento, nem sempre a carência de potássio é a causa principal de cãibras, já que este fator depende da intensidade do treino, nível de hidratação e consumo de carboidratos. Porém, para treinos ou provas em que haja elevado grau de desidratação, com perdas de sódio, cloreto e potássio, alguns estudos relatam a diminuição na ocorrência das cãibras ao aumentar-se a ingestão de alimentos fonte de potássio.

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama