Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Homens também precisam se prevenir contra o câncer de mama

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena


Muita gente sabe que o câncer de mama é um dos líderes no índice de mortalidade de mulheres no Brasil, ficando no mesmo patamar dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres e a faixa etária está acima dos 35 anos. Mas o que pouca gente sabe, ou pelo menos sabe, mas não aconselha os marmanjos como deveria, é que para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe um em homem. Apesar de a incidência ser bem menor entre o sexo masculino, a doença é um risco para senhores menos preocupados com a qualidade de vida e histórico familiar.

A maior razão para o diagnóstico da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina. Por isso, nada de pensar que “isso não aconteceria com você”! Afinal, a demora na detecção também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens. Em muitos casos iniciais, o que parece um caroçinho pequeno pode ser interpretado por médicos como um caso de crescimento benigno das mamas. O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.

Geralmente o tumor é percebido pelo próprio paciente ou sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.

A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço do tempo de vida. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes nas mulheres como: histórico familiar correspondente aos pais, irmã ou filha, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras.

Como em ambos os sexos, a obesidade está ligada ao estrogênio, já que as células gordurosas produzem este hormônio. Por isso, é bom controlar o peso. O consumo reduzido de calorias pode aumentar as enzimas antioxidantes, prevenir a formação de compostos pré-cancerígenos e melhorar a capacidade de reparação das células sadias. É bom lembrar que o diagnóstico de câncer de mama no homem não pode ser excluído por qualquer achado isolado na história do paciente. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame mensal das mamas, o exame clínico (a partir dos 40 anos) e a mamografia (em caso de suspeita).

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama