O Diário Oficial da União traz publicada portaria que institui o Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação (MEC). A ideia é apoiar as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal no desenvolvimento de ações para melhorar os currículos e a qualidade do ensino médio não profissionalizante.
A portaria enfatiza os projetos pedagógicos que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura, o aprimoramento da relação entre a teoria e a prática, o uso de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.
O Programa Ensino Médio Inovador surgiu para incentivar as redes estaduais de Educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é incentivá-las a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos. As atividades sugeridas devem integrar o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura para tornar o ensino mais atraente.
Entre as mudanças está a alteração na carga horária, a possibilidade de o aluno escolher 20% de sua carga horária e grade curricular. Outro objetivo é associar a teoria com a prática, com ênfase para as atividades experimentais, desenvolvidas em laboratórios e oficinas, além de buscar formas de valorizar da leitura em todas as áreas do conhecimento.
Da Agência Brasil
A portaria enfatiza os projetos pedagógicos que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura, o aprimoramento da relação entre a teoria e a prática, o uso de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.
O Programa Ensino Médio Inovador surgiu para incentivar as redes estaduais de Educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é incentivá-las a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos. As atividades sugeridas devem integrar o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura para tornar o ensino mais atraente.
Entre as mudanças está a alteração na carga horária, a possibilidade de o aluno escolher 20% de sua carga horária e grade curricular. Outro objetivo é associar a teoria com a prática, com ênfase para as atividades experimentais, desenvolvidas em laboratórios e oficinas, além de buscar formas de valorizar da leitura em todas as áreas do conhecimento.
Da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário