Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UFRN divulga consulta aos locais de prova para o vestibular 2010

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte divulgou nesta segunda-feira consulta para os locais de prova do exame de 2010. Para consultar o local de realização das provas, o candidato precisa digitar o número do CPF num local designado do site. Medicina, Psicologia e Direito continuam liderando como os cursos mais concorridos.

Para o curso de Medicina foram inscritos 2537 candidatos e a concorrência ficou de 25,37 para uma vaga. Psicologia fica em segundo lugar como mais concorrido com 685 inscritos, com a demanda de 15,22. O curso de Direito para o turno matutino teve 940 inscritos para 90 vagas oferecidas, o que gerou a concorrência de 10,44 por vaga.

No total, a Comperve registrou a validação de 25468 candidatos inscritos para o Vestibular 2010. As provas acontecem de 22 a 24 deste mês.

Falta muito pouco para o início do processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição mais visada pelos estudantes que se preparam no Estado Mas, o que fazer na reta final? Visando orientar os vestibulandos acerca de como usar melhor o tempo que antecede a avaliação, o DN Vestibular conversou com especialistas e estudantes que consideram repouso e técnicas de concentração medidas importantes a quem vai enfrentar a maratona.

O adolescente Danilo D'Ávila, de 17 anos, não é daqueles alunos que se interessam por aulas de relaxamento e memorização promovidas pela escola, mas garante que sua rotina é capaz de aliviar as tensões naturais que antecedem o vestibular. "Participar dessas aulas seria mais um compromisso, o que poderia acarretar em estresse", diz ele, que costuma dormir oito horas por dia, pratica natação e, para relaxar ainda mais, toca violão nas horas vagas.

A opinião é compartilhada pela psicóloga do Colégio e Curso Contemporâneo, Mônica Valéria Brito. Ela explica que, além do conhecimento científico, o estudante precisa ter outras duas preocupações: cuidado físico e equilíbrio emocional. "O vestibulando deve estar saudável nos dias das provas e precisa aprender a lidar com aquele momento de pressão. Tudo isso pode contribuir para melhorar o rendimento". Ela destaca que as próprias provas aplicadas no decorrer dos anos letivos são uma espécie de "estágio".

Saiba mais

Quem não pode participar das sessões, a psicóloga Mônica Brito dá dicas aos vestibulandos que podem amenizar características como tensão e medo, grandes responsáveis pelo famoso "branco":

- Durma bem nestes dias que antecedem as provas, principalmente na semana do vestibular;

- Nesse caso, escolha um ambiente escuro e silencioso;

- Faça uma alimentação leve, evitando ingestão de álcool, gorduras e outros alimentos que possam prejudicar o sistema digestivo;

- Não comece a estudar assuntos novos, pois dúvidas geram estresse. Apenas revise o que já viu;

- Tire todas as dúvidas nas revisões especiais;

- Pratique uma atividade física. Pode ser caminhada, que libera endorfina, melhorando a concentração e memorização;

- Tire um dia para conhecer o local da prova;

- No dia da prova, saia de casa com muita antecedência para superar possíveis contratempos;

- Evite atritos com pais, amigos e namorado;

- Evite festas noturnas ou qualquer atividade que atrapalhe o sono;

- Substâncias - naturais ou químicas - que ajudem no melhor funcionamento do metabolismo só devem ser ingeridas se indicadas por um especialista.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama