Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MEC anula 54 questões do Enade

O Ministério da Educação (MEC) anulou 54 questões do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no ano passado a universitários de 27 carreiras, em todo o país. Outras três questões discursivas também tiveram itens cancelados.

O caso extremo ocorreu no teste para estudantes de teatro: 7 das 40 perguntas foram excluídas, 17,5% da prova. Nos cursos de jornalismo, design e tecnologia em gastronomia, 6 questões foram anuladas. Em estatística, 4 perguntas objetivas foram descartadas e 2 discursivas tiveram itens cancelados.

Substituto do antigo Provão, o Enade tem como objetivo avaliar o ensino superior público e privado. As 27 provas aplicadas no ano passado continham, somadas, 745 questões. As perguntas anuladas — 49 objetivas e 5 discursivas — representam 7% do total.

Seres humanos

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Neto, disse que pode ter havido problema na formulação das questões. A tarefa coube à Consulplan, contratada pelo instituto para realizar o exame.

"Todo exame é feito por seres humanos e pode ter problemas de formulação. Se teve um número exagerado de anulações, a gente vai apurar a responsabilidade", disse Neto.

Segundo Joaquim Neto, o Inep vai analisar as provas e, conforme a gravidade do caso, poderá tomar as seguintes providências em relação à Consulplan: notificar a empresa, multá-la ou até excluí-la de futuras licitações. Outra medida em estudo é transferir para o Inep a formulação das provas. Hoje isso é tarefa da empresa contratada, que segue diretrizes de especialistas vinculados ao Inep.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama