Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sesap vacinará mais de 1 milhão de pessoas contra gripe suína no RN

O Ministério da Saúde (MS) enviará ao Rio Grande do Norte 1.162 milhão de doses de vacina para imunização de grupos prioritários, que incluem aqueles que trabalham nos serviços de saúde, crianças até 2 anos, grávidas, portadores de doenças crônicas e a população entre 20 e 29 anos. O planejamento estratégico para a vacinação da Influenza A (H1N1) no RN foi apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (29).

A coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Jeanny Guedes, informou que ainda não há previsão para receber essas doses, mas afirma que a campanha de vacinação começa no dia 8 de março no RN e em todo o país, seguindo até o dia 19. Neste período, que é a primeira etapa do planejamento estratégico, serão imunizados 31.376 profissionais de saúde do Brasil.

A segunda etapa, que acontecerá dos dias 22 de março a 2 de abril, tem como objetivo vacinar gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos de idade. Para essa faixa etária, serão disponibilizadas 354.210 doses de vacina.

Já no período de 5 a 23 de abril, o público-alvo será a população de 20 a 29 anos. No total, serão imunizadas 606.442 pessoas. Por fim, a última etapa da vacinação será entre os dias 24 de abril e 07 de maio, quando serão imunizados 74.306 idosos acima de 60 anos.

Objetivo da estratégia

A estratégia nacional de enfrentamento contra Influenza A (H1N1) foi anunciada na última terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde. Um dos principais pilares dessa estratégia, ao lado do reforço na rede de assistência, será a vacinação para públicos prioritários, que será realizada em quatro etapas, entre 8 de março e 7 de maio.

O objetivo da vacinação não é evitar a disseminação do vírus, que já está presente em 209 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. A expectativa é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama