Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Concursos abrirão mais 21 mil vagas em institutos e universidades federais

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concursos públicos para as carreiras de professor e técnico administrativo em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. No total, serão 21.645 vagas. As portarias de autorização, de números 124 e 125, foram publicadas na última terça-feira, no Diário Oficial da União, e têm validade de seis meses, prazo em que os respectivos editais de abertura deverão ser publicados. Também foram autorizadas nomeações de candidatos já aprovados em concurso para essas entidades, que são ligadas ao Ministério da Educação (MEC).

Os concursos públicos proverão 9.645 vagas para as universidades federais e 12 mil para os institutos federais, entre professores e técnicos. A quantidade de vagas destinadas a cada instituição ainda será definida.

A portaria nº 124 autoriza a realização de concurso e o provimento de 4.992 vagas de professor da carreira de magistério superior, 300 de professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e 4.198 de técnicos-administrativos em educação. Essa mesma portaria autoriza o provimento de 108 vagas de professor da carreira de magistério superior e 47 de técnicos administrativos em educação, referentes a concurso já realizado.

Já a portaria nº 125 autoriza a realização de novo concurso para contratação de 1.476 vagas de professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e de 1.624 de técnico-administrativos em educação, todos destinados às Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFETs). A portaria autoriza ainda o preenchimento de 5 mil vagas de professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e de 3.900 de técnicos-administrativos em educação, relativas a concurso já realizado, para fazer parte dos quadros de pessoal dessas instituições.

Segundo o Ministério de Educação, as vagas vão suprir a demanda que surgiu a partir da expansão e interiorização das universidades federais e da rede de educação profissional e tecnológica, que ocorre desde 2005. Já foram criadas 13 novas universidades federais e 124 novos campi - destes, 105 já estão em funcionamento. Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Caso seja aprovado, serão 14 novas universidades.

Além disso, o plano de expansão das escolas federais de educação profissional prevê a criação de 214 novas unidades até o fim deste ano, totalizando 354 em todo o país. Das novas escolas, 115 já foram inauguradas. Com a autorização do Ministério do Planejamento, cabe agora ao ministro de Educação fixar o quantitativo de vagas a ser destinado para cada instituição de ensino.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama