Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

terça-feira, 9 de março de 2010

Plano do governo é levar banda larga a 300 municípios já em 2010

O governo está planejando para 2010 uma prévia do que será o Plano Nacional de Banda Larga. Segundo Cezar Alvarez, coordenador dos programas de inclusão digital da Presidência da República, o serviço de internet em alta velocidade a preços módicos chegará a cerca de 300 municípios ainda este ano.

Será um "ensaio inicial com metas modestas", nas palavras de Alvarez, que estima a conclusão do plano do governo de massificação da banda larga para daqui a quatro ou cinco anos.

As cidades ainda não foram escolhidas, mas o governo afirma que vai primar pela diversidade de perfis - grandes e pequenas, urbanas e da zona rural. O intuito é que elas reflitam a realidade brasileira, afirmou o assessor especial.

Quem vai decidir o critério de escolha das cidades será a mesa permanente, a ser instalada no final de abril. A mesa decidirá também o plano de ação e de investimentos, as parcerias entre governo e setor privado.

Segundo Alvarez, a meta do ano será alcançada com uso do "backbone" (infraestrutura de banda larga) da Eletronet. "O objetivo para 2010 é criar ambiente para experimentação", disse. Ele afirmou também que o plano de banda larga será apresentado na primeira quinzena de abril ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alvarez esteve hoje em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, que também esteve presente, é impossível executar o plano neste ano. "É evidente que não será realizado neste ano. Só um louco acharia que, até o fim do ano, nós teremos banda larga em todo o país", disse.

Martins defendeu o papel do governo com agente regulador e também como competidor no mercado, o que tem incomodado o setor privado.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama