Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vacinação para cães e gatos acontece no RN

A campanha de vacinação anti-rábica no Rio Grande do Norte já começou. O período de vacinação de cães e gatos vai até 18 de outubro. O "dia D" da campanha está marcado para 18 de setembro e as vacinas serão aplicadas em escolas, postos de saúde ou em pontos de grande circulação de pessoas.

O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 80% dos animais. No ano de 2009 o Rio Grande do Norte conseguiu atingir 80,5%, sendo 82,8% em cães e 75,1% em gatos, totalizando 504.473 caninos e felinos vacinados.

Em 2010 o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é atingir o somatório de 628.418, sendo 429.030 em cães e 199.388 em gatos. "Como a campanha está no início, ainda não foi feito o balanço dos animais que já foram vacinados, o que percebemos é que a procura por parte da população ainda é pequena", reforçou Jeane Veríssimo, visitadora sanitária da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam).

Segundo Alene Uchoa de Castro, veterinária da Suvam, a vacinação é destinada somente para cães e gatos, porém, outros mamíferos também podem transmitir a doença. "Os donos devem levar seus animais de estimação todo ano", disse. A primeira dose deve ser aplicada a partir dos 60 dias de vida do animal com o reforço 30 dias depois. Após isso, a vacina é anual.

Reações

Nos últimos dias, houve o relato de reações graves em animais do Estado de São Paulo. O Ministério da Saúde já declarou, no entanto, que não há evidências que justifiquem a interrupção da campanha. A não vacinação representa um risco de vida para a população com a taxa de letalidade de quase 100%.

No Rio Grande do Norte, desde o ano passado vem sendo usada a mesma vacina. "Não houve nenhum registro de reação adversa na campanha do ano passado e na deste ano", explicou Jeane.

Alene de Castro explicou que como qualquer vacina, a anti-rábica pode ter algumas reações, no entanto, elas não são graves e desaparecem com o tempo. As principais são: dor no local da aplicação, prurido (coceira) e eritema (vermelhidão) com ou sem aumento de gânglios (nódulos na pele). "Essas reações são normais e desaparecem, em média, em dois meses", completou a veterinária.

Por Agência RN

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama