Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Descendência do crioulo fôrro Nicolau Mendes da Cruz

Estou desenvolvendo pesquisa de doutoramento acerca do fenômeno das mestiçagens no Seridó colonial. Tenho investigado algumas genealogias que estou chamando, provisoriamente, de "mestiças": a do crioulo fôrro Nicolau Mendes da Cruz, a do preto Feliciano da Rocha, a do crioulo Maurício José Dantas Corrêa, por exemplo. Consolidei os dados que pude coligir, até o momento, sobre a descendência de Nicolau Mendes, que morou na ribeira do rio São José, no Seridó e estou enviando para vocês esses primeiros dados, ainda sem muita análise.

Acredito que compartilhando as informações dessa pesquisa poderemos ter chance de, num futuro bem próximo, também falar nessas genealogias - e não apenas nas das famílias tradicionalmente estudadas pelos nossos clássicos. Caso tenham indicativos acerca de familiares, procedência ou detalhes acerca dos nomes que aparecem na descendência de Nicolau Mendes e puderem compartilhar, por favor, ficarei muito agradecido.

Saudações genealógicas,
Helder Macedo

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama