Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sábado, 13 de agosto de 2011

Postos de saúde em todo o país aplicam segunda dose da vacina contra a pólio

Crianças menores de 5 anos devem ser levadas hoje (13) aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Cerca de 115 mil postos vão funcionar em todo o país, a maioria das 8h às 17h.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem não recebeu a primeira dose, no dia 18 de junho, também deve procurar uma das unidades de vacinação. A pasta alerta que a criança só fica completamente protegida contra a doença após receber as duas gotinhas da vacina.

O Brasil não registra um caso de poliomielite há 22 anos. No entanto, a vacinação é necessária porque ainda existem registros da doença em 26 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação para a atualização das doses. A meta do governo é imunizar mais de 14,1 milhões de crianças, o equivalente a 95% da população nessa faixa etária.

Segundo o ministério, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia – principalmente nos membros inferiores.

O Distrito Federal e 18 estados – Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins – também vacinam crianças de 1 a 7 anos contra o sarampo.

A doença também é considerada grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

Crianças com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de serem vacinadas. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama