Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

IBGE lança banco com mais de 50 mil nomes geográficos brasileiros, agora com grafia padronizada

Imagine uma placa de sinalização indicando a distância até Vai-com-Jeito (AM). Ou até Vai-Volta (MG), Vai-Quem-Quer (AM), Varre-Sai (RJ), Varre-Vento (AM) e, por que não, até Ribeirão Vai-e-Vem (SP). Há opções menos convencionais como Rola-Moça (MG), Saco da Onça (CE) ou Terra da Morte (AM), e as que suscitam dúvidas quanto à divisão geográfica - quando os nomes das cidades se repetem, de um Estado a outro - e à ortografia. Que o digam Campos dos Goytacazes, sem “i”, por exemplo, e São João Del Rei, sem “y”.

A grande diversidade de nomes de localidades e de municípios brasileiros acaba de ser compilada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Banco de Nomes Geográficos do Brasil (BNGB), lançado nesta sexta-feira (23) após mais de seis anos de trabalhos de pesquisa. Ao todo, são 50 mil nomes geográficos catalogados e com a grafia oficialmente padronizada.

De acordo com a instituição, a padronização dos nomes deverá facilitar não só a localização em situações de atendimento emergencial de determinada localidade, como também o registro dela em designações geográficas mais precisas e nas investigações para solução de litígios e disputas territoriais.

Detalhes AQUI

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama