Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

domingo, 11 de abril de 2010

Baixa adesão à vacina da gripe suína preocupa Ministério da Saúde

O número de casos confirmados de gripe suína no país chega a 361 neste ano, com 50 mortes. As mulheres são as principais vítimas da doença: 38 óbitos, sendo 32% de gestantes. O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, com dados até o dia 3 de abril, mostra que a maior parte dos casos está concentrada na região Norte, com 56,2% das infecções. Dos pacientes graves internados, 20% são gestantes.

"Os dados coletados nas unidades sentinela mostram uma tendência de crescimento dos casos da doença nestas últimas semanas", afirma o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Gerson Penna.

Apesar dos números, ainda é baixa a adesão da população à campanha de imunização contra a gripe H1N1. Um balanço do Ministério da Saúde aponta que 12.971.885 pessoas foram vacinadas, desde 8 de março, quando começou a campanha, até as 9h desta sexta-feira (9). O número representa 22,1% do público-alvo estimado para as três primeiras etapas, que é de 58.695.070 pessoas. "A vacina é eficaz, segura. Eu mesmo vou levar meus quatro filhos para serem vacinados amanhã (sábado, 10)", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O grupo que mais aderiu à à campanha foi o dos trabalhadores de saúde: 93,7% já foram vacinados. O grupo que tem recebido atenção redobrada por conta do número de casos graves e óbitos, o de gestantes, participou pouco da campanha até agora: 41,1% das grávidas se vacinaram, de acordo com cálculo do ministério. Entre doentes crônicos, o porcentual de imunização é de 32,8%. "É claro que esse número preocupa. As pessoas devem procurar postos de vacinação para se proteger", disse Penna.

No sábado (10), todos os 36 mil postos de vacinação deverão estar abertos. Os horários de funcionamento serão estabelecidos pelos governos locais. Devem ser imunizados doentes crônicos com menos de 60 anos, grávidas, crianças de seis meses a dois anos incompletos e adultos de 20 a 29 anos.

Fonte: Epoca

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama