Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Assembléia Legislativa homenageia A maternidade Januário Cicco e Entrega Título de Cidadão Norte Riograndense ao Médico Kleber Morais

Nascida do sonho e do idealismo do então jovem médico potiguar, natural de São José de Mipibú. Januário Cicco, a maternidade é criada em 19 de março de 1928, com o nome de Maternidade de Natal, porém sua inauguração só acontece anos depois, em 12 de fevereiro de 1950.

Pronta para entrar em funcionamento a maternidade é ocupada como Quartel General das Forças Aliadas e Hospital de Campanha na década de 40. Somente em 1950 voltando as mãos do Dr. Januário Cicco, que a recuperou e reformou suas instalações, após intensa campanha, possibilitando o retorno de suas atividades.

Neste 60 anos a maternidade de Natal, que já na sua inauguração teve sua denominação mudada para Maternidade Januário Cicco, foi administrada pelos Drs. Onofre Lopes, João Tinoco, Joaquim Luz Cunha, Leide Moraes, Ivis Bezerra, Ivan Lins e Iaperi Araújo. Hoje é administrada pelo médico Kleber de Melo Morais.

Já no seu inicio, a maternidade sofre grande mudanças. No ano de 1961, assume a sua gestão o médico e professor Leide Morais, que transforma a então maternidade assistencial em hospital-escola com suporte à programas de extensão universitária como apoio para a disciplina de obstetrícia, que começou a funcionar em 1963, seguindo o objetivo da Universidade Federal do Rio Grande Norte.

A Maternidade Escola Januario Cicco, a MEJC, realiza hoje cerca de cinco mil partos e 60 mil consultas ambulatoriais por ano e tem uma estrutura moderna para atender a sua demanda. A maternidade conta com uma nova unidade de terapia intensiva (UTI) em ginecologia e obstetrícia, um novo centro cirúrgico e a central de esterilização de material.

Mantida com recursos do Ministérios da Saúde, que é responsável pelo pagamento dos procedimentos realizados na unidade, e o Ministério da Educação, que repassa os valores para contratação e folha de funcionários, a maternidade é referência no atendimento de pacientes do SUS e no campo de ensino, pesquisa e atenção à população mais carente, e comporta um total de 600 servidores.

Através do exemplo deixado pelo seu pai, Leide Morais, que dirigiu a instituição por 28 anos, o atual diretor Dr Kleber de Melo Morais, vem mostrando que é possível alcançar a eficiência na prestação pública de serviços de saúde e hoje.

Para o deputado Antônio Jácome, propositor da sessão “Além de homenagiar a Maternidade Januario Cicco, entrego o título de cidadão Norte Riograndense a Kleber Morais, que a sete anos vem desempenhando seu papel de diretor com esmero e grandeza, merecendo o nosso reconhecimento”.

Kleber de Melo Morais nasceu em Recife/PE, em 29/03/1954, no bairro do Derby. Filho de Leide e Leda Morais, veio para Natal aos 8 dias de vida. Formado na UFRN, fez mestrado e doutorado na França. Casado com Marcia, Dr Kleber é pai dos jovens Beatriz, Adriano e Guilherme.

--
Assessoria de comunicação/Suzy Noronha

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama